Cultura musical: análise do cenário da música em Natal

June 24, 2017 | Autor: C. Rn | Categoria: Ciências Sociais, Ciencias Sociales, Economia Criativa, Economia Creativa
Share Embed


Descrição do Produto

Cultura musical: análise do cenário da música em Natal Ana Carolina Siqueira Moura ([email protected]) Bárbara Bruna Araújo Bezerra ([email protected]) Whygny Kelly Trindade ([email protected]) Prof. Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz, DPP/UFRN (Orientador)

Introdução O trabalho analisa como funciona o desenvolvimento e o incentivo à música dentro da realidade natalense e, portanto, as oportunidades oferecidas aos músicos de mostrarem o seu trabalho. Além disso, avalia o papel do setor privado que na maioria dos eventos que ocorrem na cidade são por si patrocinados.

Metodologia A primeira etapa para a análise do cenário musical em Natal consistiu em uma revisão bibliográfica das leis e políticas públicas existentes nesse meio cultural, o que nos permitiu ter uma noção geral sobre as perspectivas do tema. Posteriormente, houve a realização de entrevistas com os músicos Nanda Lynn, 21 anos, cantora pop e Niélio Freitas, 22 anos, cantor sertanejo. Por fim, foi realizado um diagnóstico das leis e políticas públicas, bem como de notícias e das entrevistas coletadas, afim de desenvolver a pesquisa que nos propusemos a tratar.

Discussão O Plano Nacional da Cultural, que estipula 53 metas e consiste como um planejamento a longo prazo, é uma política pública que corresponde ao incentivo à cultura musical na cidade de Natal. Também a nível nacional, temos a Lei Rouanet, que busca atrair empresas e pessoas fisicas, por meio de incentivos fiscais, a apoiarem e investirem ficanceiramente em projetos culturais. Em nível estadual, há a Lei Câmara Cascudo e, em nível municipal, a Lei Djalma Maranhão, ambas de incentivo fiscal, que objetivam o incentivo à produção de atividades artístico-culturais, através do apoio das empresas e cidadãos. A Fundação Capitania das Artes (FUNCART) e a Fundação José Augusto (FJA) são as principais instituições responsáveis por projetos ligados a instituições públicas. Além dessas duas, o SEBRAE e o SESC costumam sempre participar da organização de eventos e concorrer em editais. No âmbito privado temos o projeto Som da Mata, que conta com o patrocínio da Unimed Natal; o Forraço, realizado pela INTER TV Cabugi; o Festival MADA, viabilizado através de patrocínio da Cosern e Ambev, amparado pela Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado. E por fim, o Prêmio Hangar, patrocinado pela Cosern, através da Lei Câmara Cascudo, que é o mais antigo e importante prêmio musical do RN.

Resultados O principal meio de apresentação, para grande parte dos músicos na cidade de Natal, ocorre, principalmente, através de apresentações em bares e casas de shows, como também em eventos particulares. Além disso, os músicos têm a internet (redes sociais) como a maior fonte de divulgação do seu trabalho. Foi possível constatar que a arte como um todo é pouco valorizada e que a própria cidade não dispõe de grande diversidade de espaços, levando o músico a ficar “refém” dos mesmos lugares. Soma-se a insuficiência de incentivo pelo governo, o pequeno setor empresarial, que patrocina músicos que já possuem algum reconhecimento. Os eventos criados a partir das leis de incentivo fiscal não ocorrem com frequência e quanto ocorrem, geralmente são celebrados por um mesmo grupo de músicos ou por artistas renomados no âmbito nacional, perdendo assim a oportunidade de lançar “artistas da terra”.

Festival MADA 2014. Espaço externo da Arena das Dunas, Natal/RN.

Conclusão Identificamos, através dessa análise, algumas das dificuldades encontradas por muitos músicos natalenses, sendo a impossibilidade de viver somente da música uma das mais recorrentes para alguns deles. Concluímos, também, que as políticas públicas se resumem às leis de incentivo fiscal no âmbito federal, estadual e municipal, e que somente essas leis não são suficientes para incentivar à música em Natal e, com isto, não só a música, mas o próprio desenvolvimento cultural passa a ficar centralizado no setor privado.

Referências GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Legislação. Disponível em: Aceso em 05 Out. 2015. PALÁCIO DO PLANATO. Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Disponível em: Acesso em 12 Out. 2015. PORTAL IPHAN.

Cultura em números: anuário de estatísticas culturais. Disponível em: Acesso em 12 Out. 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Lei Djama Maranhão. Disponível em: Acesso em 05 Out. 2015 TRIBUNA DO NORTE. Misturando a música no festival Mada. Disponível em: Acesso em 12 Out. 2015

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.