Cultura Musical em Natal: Caminhos e descaminhos das Políticas Públicas de incentivo à música local

Share Embed


Descrição do Produto

Cultura Musical em Natal: Caminhos e descaminhos das Políticas Públicas de incentivo à música local Ana Carolina Siqueira Moura / [email protected] – GPP/UFRN Keila Monique Marques Costa / [email protected] – GPP/UFRN Marta Carola Coelho de Brito / [email protected] – GPP/UFRN Priscila Evangelista Moreira / [email protected] – GPP/UFRN Vitório Aquino da Silva / [email protected] – GPP/UFRN Professor Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz (Orientador) Departamento de Políticas Públicas - UFRN



Introdução

A Economia Criativa consiste, conforme o Plano da Secretaria da Economia Criativa (2011-2014), em uma nova modalidade econômica que dá ênfase ao simbólico, cultural e criativo. Ela hoje consegue abranger uma série de ações criativas e culturais como, por exemplo, a dança, artesanato, software entre outras produções humanas. Diante desse vasto universo, que é a Economia Criativa, definimos como recorte de nossa pesquisa a música na cidade do Natal/RN. Nesse sentido, almejamos identificar e fazer uma breve análise de como se configura o apoio e/ou incentivo à produção musical local.

 Discussão A temática escolhida para nossa discussão está dentro, podemos dizer, de uma perspectiva muito nova de articular, planejar e propor um tipo de produto econômico ligado ao setor cultural. Entenda-se que o conceito de cultura utilizado é abrangente, nos permitindo perceber diversas facetas da produção humana como promissoras de lucratividade, sobrevivência a partir de tais produções culturais. Falamos da Economia Criativa. Esta consiste em um novo espaço a se pensar e utilizar tudo que o ser humano produz no universo cultural e criativo a uma dinâmica sustentável e lucrativa de seus produtores, apostando em novos mercados e na sua profissionalização.

Imagem do Projeto Som da Mata Fonte: nominuto.com Acesso em: 12.10.2014

 Material e métodos A nossa pesquisa é qualitativa e a estruturamos, a partir da análise de projetos existentes na cidade de Natal/RN. A utilização de entrevistas semiestruturadas, nos permitiu entrar em contato com músicos e gestores, e, aprofundar o conhecimento sobre a inserção dos músicos no contexto local; assim como, compreender a criatividade em todas as nuances do processo desde sua inspiração musical passando pela confecção e escoamento de seu produto; como também conseguimos visualizar as dificuldades enfrentadas pela gestão pública.

Imagem do Circuito Cultural da Ribeira. Fonte: tribunadonorte.com.br Acesso: 15.10.2014.

 Conclusão As leis a nível Federal, Estadual e Municipal por si só não estão atendendo às necessidades das políticas públicas de incentivo à música local; sendo as Políticas Públicas de desenvolvimento da Economia Criativa uma possível saída para as dificuldades existentes neste setor cultural.

 Referências bibliográficas CERQUEIRA, Daniel Lemos. O músico frente as políticas públicas. s/d FERREIRA, Victor; PADILHA, Maria. Produção fonográfica nordestina: evolução do emprego e políticas de incentivo. s/d. FIRJAN. O mapeamento das indústrias culturais no Brasil: 2012.

 Resultados No que tange as Leis de Incentivo à cultura, Lei Rouanet, a nível federal, Lei Câmara Cascudo - estadual -, bem como a Lei Djalma Maranhão – municipal, observamos que há um “descontentamento” por parte dos músicos em relação a elas. Um ponto importante colocado por eles é a burocracia enfrentada na hora de participarem dos editais para projetos. Seja devido a elaboração dos mesmos ou até, ao recebimento do valor estipulado para as apresentações.

Realização:

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. cap.3. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. GOVERNO DO ESTADO do Rio de Janeiro. Plano Plurianual: 2012-2015; PREFEITURA de Olinda. Plano Plurianual 2014-2017. SEBRAE. Músicos independentes: ideias e negócios: 2014. Leis: Lei Federal Rouanet, 1991 – incentivos fiscais; Lei Municipal Djalma Maranhão, de 1997; Lei Estadual Câmara Cascudo, de 1999.

Disponível em: Acesso: 15.05.2014. Acesso: 15.05.2014.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.