CURRÍCULO: A ARTE CONTEMPORÂNEA DE DIZER QUEM SOU

Share Embed


Descrição do Produto

CURRÍCULO: A ARTE CONTEMPORÂNEA DE DIZER QUEM SOU A velha forma de escrever o currículo, contando toda a sua história já não é mais bem vista pelas organizações. Ninguém quer ficar lendo por horas a fio, currículos com dados intermináveis, sobre as pessoas. As tecnologias trouxeram novo alento a esta área das empresas, que são responsáveis em escolher os novos membros para os postos em aberto. Para isso, profissionais de RH, buscam uma forma de melhorar a interpretação rápida, precisa, concisa, sobre os profissionais disponíveis no mercado de trabalho. A seguir um exemplo de próprio punho de como vejo a modernidade, de como construir um nome com sua produção, educação, capacitações e habilitações para um mercado volátil, em constante mudança. Não é uma regra fechada em si mesma, nem tem a ousadia de dizer que só pode ser feito desta forma: é apenas um exemplo, um modelo, o meu modelo. Espero que gostes. Espero que consigas tirar do meu exemplo muitas ideias para construir seu próprio currículo. Boa sorte, Cláudio de Musacchio

ATENÇÃO: Este é apenas um exemplo de currículo. Não se trata de impor um padrão, métrica ou procedimento. Apenas trazer algumas dicas de como melhor aparecer para suas pretensões.

DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO

É fundamental que as escolas ensinem os novos profissionais a construírem sua imagem profissional, através das redes sociais. Nenhuma empresa recrutadora está contratando pessoas sem antes verificar a vida do indivíduo nas páginas das principais redes sociais. A ideia é buscar informações de como vive, como se relaciona, do que gosta, lugares que visita, o tipo de comentário que coloca em seu perfil, etc. É fundamental que esta orientação seja dada. As pessoas são julgadas pela imagem que vendem nas redes sociais. É preciso construir o EU SOCIAL. FOTO e VÍDEO – Em tempos de modernidade é fundamental que o candidato coloque uma foto que exprima sua personalidade e o meio em que vive. Não exagere, não exponha seu corpo demais, se fores mulher não mostres demais, pois seu corpo não deve vender seu trabalho intelectual, a menos que a função que estejas procurando, precisa de um corpo exemplar. O VÍDEO É FUNDAMENTAL. Em tempos de multimídia, as empresas querem ouvir você, como se expressa, tom de voz, timbre, tudo isso faz parte da composição geral do candidato, que poderá ajudar, mas também atrapalhar. Busque tirar o maior proveito deste recurso audiovisual.

ENTENDEU O QUER QUE EU DESENHE? Esta é a maneira mais contemporânea de dar informações a seu respeito. Uma maneira fácil, geral, precisa, concisa, completa. O infográfico é um desenho moderno, contemporâneo, estilizado, que possui a atribuição de expor uma ideia geral, sistêmica sobre algum produto, serviço ou processo. A MELHOR MANEIRA DE DIZER QUEM SOMOS É DESENHARMOS UM INFOGRÁFICO

Este exemplo é do meu próprio currículo e carreira. Mas você poderá criar seu próprio modelo curricular. O importante é que o candidato consiga dar uma ideia geral sobre sua pessoa, incluindo, informações fundamentais como: principais empresas onde trabalhou, período aproximado, principais cargos assumidos, cursos formais e informais relevantes para o cargo pretendido (não coloque nada que for fora do escopo da vaga a que se propõe). Ao olhar para o infográfico, os profissionais de recursos humanos devem poder visualizar informações sobre o candidato. Uma das informações que o currículo deixa passar para o critério de capacitação e habilitação é a constância na busca de aprimoramento. Pessoas acomodadas no tempo, não são vistas com bons olhos. Esteja o tempo todo estudando e se aprimorando.

Capacitações e Habilitações: Dizer o que sabe fazer Esta é a parte mais lida de um currículo, pois ela vai responder a principal pergunta dos recrutadores: o que o indivíduo sabe fazer e que experiências anteriores possui. Ao descrever as empresas trabalhadas é importante ressaltar as principais funções. Não descreva todas, apenas aquelas que forem relevantes, para que a leitura não seja cansativa.

Não exiba todas as empresas trabalhadas anteriormente. O que você acha que seria um ponto positivo a seu respeito acaba denotando apenas as fragilidades de se manter no mesmo trabalho por um tempo maior. Coloque apenas as principais empresas, mesmo que isto represente ficar com alguns períodos sem demonstrar estar ativo.

Nunca pare de estudar – estar estudando demonstra sua vontade de querer sempre se atualizar. Mas não faça cursos com o mesmo peso profissional, isto é, vários cursos de pós especialização, ou dois ou três MBAs. Isto não ajuda sua qualificação e demonstra que você está perdido quanto ao tema central de suas preferências e carreira profissional.

Nunca se acomode num emprego – Não é porque assinastes uma carteira profissional que deves te acomodar. Continue sempre procurando novas oportunidades de trabalho e de estudos. Empresas também ensinam e contribuem para sua formação profissional. Privilegie aquelas que dão oportunidades de você aprender.

Construa sua carreira baseada na aprendizagem colaborativa – Sempre e para todo o sempre, ajude as outras pessoas com seu conhecimento, expertise e experiências. As empresas veem com bons olhos aqueles que são prestativos, voluntários e, sobretudo, aprendizes, por excelência.

Espero ter contribuído para você aparecer melhor! Boa sorte!

Professor Cláudio de Musacchio

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.