Cursinho Lima Barreto - Slides para Redação do ENEM

May 30, 2017 | Autor: R. Watanabe de Mo... | Categoria: Redação
Share Embed


Descrição do Produto

De que tratam as músicas abaixo?
Diário de um detento (1997), Racionais MC's
Tem uma cela lá em cima fechada.
Desde terça-feira ninguém abre pra nada.
Só o cheiro de morte e Pinho Sol.
Um preso se enforcou com o lençol.
Qual que foi? Quem sabe? Não conta.
Ia tirar mais uns seis de ponta a ponta (...)
Já ouviu falar de Lucífer?
Que veio do Inferno com moral.
Um dia... no Carandiru, não... ele é só mais um.
Comendo rango azedo com pneumonia...
Jornada para o inferno (2014), Ratos do Porão
Violência elevada / Intensivão do crime
Cela superlotada / Situação degradada
Respirar oprime / Condição sub-humana
Dorme em pé, não reclama / Rango azedo é chique
Rebelião eminente / Não pode ser diferente
Nesse forno insalubre

Jornada para o inferno
Tormento eterno
Até sair
Alguns tipos de textos motivadores
Obras literárias
Matérias jornalísticas
Poemas e letras de música
Charges e quadrinhos
Dados de pesquisas
Como interpretar textos?
Etapas de leitura:
Pré-compreensão
Compreensão
Interpretação.

Dicas para melhorar a leitura:
Dicionário
Paráfrases
Ler no papel
Reservar um tempo livre
Sobre os direitos humanos
"Os Direitos Humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição".
Na concepção atual, os Direitos Humanos surgem depois da Segunda Guerra Mundial.
Todos devem ser tratados com igualdade:
Os direitos humanos precisam ser respeitados pelo Estado e pelos cidadãos.
Não basta uma atitude passiva: Promover os Direitos Humanos dependem de ações.
Mas antes de começar a escrever...
Cuidado com a quantidade de linhas. Faça um rascunho antes.
Use a modalidade formal da língua portuguesa:
SOB HIPÓTESE ALGUMA use gírias ou termos coloquiais. Mesmo que entre aspas.
Evitar o uso de quebras de raciocínio com a utilização de parênteses ou travessões.
Evitar linguagem figurada.
Tomar cuidado redobrado com ortografia, gramática...
Respeite SEMPRE os Direitos Humanos.

Usando a mesma informação...

"Pesquisa realizada em 501 escolas públicas de todo o país, baseada em entrevistas com mais de 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, revelou que 99,3% dessas pessoas demonstram algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial"
Mas com outras palavras:
"O combate à discriminação, de toda espécie, nas escolas brasileiras, ainda possui um longo caminho a percorrer, uma vez que quase a totalidade das pessoas envolvidas com o ambiente escolar apresentam algum grau de preconceito, de acordo com estudo publicado recentemente".
paráfrase
Afirmar o mesmo, com outras palavras.
Exemplo:
"Pesquisa realizada em 501 escolas públicas de todo o país, baseada em entrevistas com mais de 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, revelou que 99,3% dessas pessoas demonstram algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial" – Gazeta do Povo.

Tráfico de escravos africanos (séc. XVI – XIX)
Era um sonho dantesco… o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.

Tinir de ferros… estalar de açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar…

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:

Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!

Trecho de Navio Negreiro, de Castro Alves
Trecho de obra literária
"Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de "menino diabo"; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce "por pirraça"; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia – algumas vezes gemendo –, mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um "ai, nhonhô!" – ao que eu retorquia: – "Cala a boca, besta!"
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Trecho de matéria Jornalística
Há vários dias, milhões de franceses enfrentam engarrafamentos intermináveis, barricadas nas avenidas de suas cidades, estradas interditadas, refinarias e portos bloqueados e manifestações em toda a parte. No entanto, a guerra dos sindicatos contra o Governo por conta da repudiada reforma trabalhista apenas começou. É o que garantem as duas principais organizações de trabalhadores, CGT e Force Ouvrière [Força Operária], que nesta quinta-feira se propuseram a intensificar suas mobilizações depois de mais um dia de protestos em todo o país. O Governo começa a proibir os protestos devido à violência registrada até agora.
O dia começou com graves problemas no transporte de mercadorias e de passageiros. Enquanto os caminhoneiros bloqueavam pelo terceiro dia consecutivo várias refinarias e portos, greves de controladores aéreos e técnicos do aeroporto de Orly levaram ao cancelamento de 15% dos voos. Enquanto isso, milhões de franceses tiveram de se esforçar para chegar aos seus lugares de trabalho porque só metade dos trens metropolitanos e de longas distâncias funcionou.
França proíbe manifestações devido à violência contra a polícia, matéria do periódico El País.
Como transmitir a informação?
"36% das mulheres dizem dividir com marido as tarefas de casa igualmente"
http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2016/06/so-36-das-mulheres-dividem-tarefas-domesticas-com-marido-diz-pesquisa.html
"Italiano que fornecia cocaína para celebridades é preso no Rio, diz polícia" - Italiano de 56 anos trabalhava em hotel de luxo de Ipanema. Polícia diz que ele era o maior fornecedor da droga na alta sociedade
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/traficante-que-fornecia-cocaina-para-celebridades-e-preso-no-leblon-rio.html
"Temer vai propor flexibilizar jornada de trabalho e salários"
Jornal O Globo, de 22 de maio de 2016
Charges e quadrinhos
Calvin e Haroldo, de Bill Waterson
Dados de pesquisas
Neste estudo, aponta-se que entre os anos de 1980 e 2011 foram registradas algo próximo a um milhão de mortes em acidentes de trânsito no Brasil, e que atualmente o número de mortes cresce 3,7% ao ano no País. Em nível internacional, a violência no trânsito se insere de forma progressiva e pode ser observada nos seguintes dados colhidos no trabalho de Waiselfisz e confirmados pelos estudos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): no ano de 2010, cerca de 1,24 milhão de mortes por acidente de trânsito ocorreram em 182 países.
Em torno de 20 a 50 milhões sobrevivem com algum tipo de traumatismo ou outro tipo de ferimento. É a maior causa de morte entre a faixa de 15-29 anos, a segunda entre os 5-14 anos e a terceira entre 30-44 anos. Segundo previsões da OMS, caso seja mantido o ritmo de crescimento de mortes em acidentes de trânsito, no ano de 2020 o número de mortes deverá girar em torno de 1,9 milhão e 2,4 milhões no ano de 2030.
Dados sobre acidentes de trânsito
Gráficos de coluna
Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal.
Gráficos em barra
Possuem basicamente a mesma função dos gráficos em colunas, com os dados na posição horizontal e as informações e divisões na posição vertical.
Gráficos em pizza
É um tipo de gráfico, também muito utilizado, indicado para expressar uma relação de proporcionalidade, em que todos os dados somados compõem o todo de um dado aspecto da realidade.
Gráficos em linhas
O gráfico de linha é utilizado para demonstrar uma sequência numérica de um certo dado ao longo do tempo. É indicado para demonstrar evoluções (ou regressões) que ocorrem em sequência para que o comportamento dos fenômenos e suas transformações seja observado.
Gráfico de áreas
É semelhante ao gráfico em linhas, diferenciando-se apenas por evidenciar uma noção de proporção sobre o todo. É também usado para apontar a relação dos diferentes dados entre si.
Trabalho escravo
"De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou sobrecarga de trabalho que acarreta a danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele). Os elementos podem vir juntos ou isoladamente".
Fonte: Repórter Brasil
Escravidão sexual
"Dois meses de investigação, com documentos e entrevistas exclusivas. O Repórter Record Investigação revela um escândalo. Meninas negras e pobres, descendentes de escravos de um quilombo, são transformadas em escravas domésticas e sexuais".
Fonte: Portal R7
Exemplo
Disserte sobre a escravidão no Brasil.
Apresentem todas as leituras possíveis de serem feitas partindo do tema proposto.
Redação
Cursinho Popular Lima Barreto
Prof. Renato Watanabe
Como aperfeiçoar a escrita?
Escrever. Escrever. Escrever.
Quanto mais se pratica, melhor fica.

Ler bastante e com qualidade.
Aumenta vocabulário, conhecimento e técnica de escrita.
introdução
Momento de apresentar o tema, enfoque e ponto de vista.
Seja sucinto. Não mais que cinco linhas.
Poemas e Letras de Músicas
A. "Pai, afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue".
A sonoridade de "cálice" é a mesma de "cale-se".


B. "Eu tava no fluxo, avistei a novinha no grau / Sabe o que ela quer?"
Para caber na melodia, usa-se "tava" ao invés de "estava".


Licença poética.
Cálice, de Chico Buarque.
MC Pikachu.
Desenvolvimento
Apresentar argumentos que sustentem seu ponto de vista.
Ter uma linha de raciocínio clara e coesa.
Os argumentos não podem ser isolados. Há de ter uma razão para que eles estejam ali.

Ampliar seu estudo sobre atualidades.
Utilizando os textos motivadores
Exemplo
"Desde a História Antiga, a mulher foi vista de diferentes formas: escrava, bruxa, no chão-de-fábrica e desprovida de prazer. Essa histórica inferiorização da mulher mostra como a supremacia machista sempre esteve à frente na sociedade governada pelo gênero masculino e, ainda, caracterizou a motivação de importantes revoluções feministas a partir do século XX. Uma revolução sexista modificadora da História do Homem e da mulher."
"O papel da mulher na sociedade contemporânea".
Conclusão
Retomar as ideias apresentadas, indicando ao leitor porque os argumentos apresentados são aptos para defender seu ponto de vista.
No ENEM, a proposta de intervenção é obrigatória.
Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016


07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Editar estilos de texto Mestre
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Clique no ícone para adicionar uma imagem
Editar estilos de texto Mestre
07/09/2016

Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo Mestre
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Editar estilos de texto Mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
07/09/2016


Clique para editar o título mestre
Editar estilos de texto Mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
07/09/2016



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.