Curso Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Formação de Professores em Foco

May 26, 2017 | Autor: E. Viesba-Garcia | Categoria: Education, Environmental Education, Environmental Sustainability, Teacher Formation
Share Embed


Descrição do Produto

I Simpósio de Estágios, Práticas e Aprendizagem da Docência Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Curso Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Formação de Professores em Foco Patrícia Bamban1, Letícia Viesba2, Patrícia Aquino3, Everton Viesba-Garcia4, Marilena Rosalen5 1Graduanda

em Ciências – Licenciatura; 2Graduada em Ciências Ambientais; 3Graduanda em Ciências Biológicas; 4Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; 5Profa Dra do Departamento de Ciências Exatas e da Terra fb.com/projetoescolassustentaveis Contato: [email protected]

Introdução

Resultados

Ações de Educação Ambiental (EA) contribuem para a integração do indivíduo e a coletividade, com a construção de novos valores sociais, conhecimentos e habilidades voltadas ao equilíbrio da vida na terra. O Escolas Sustentáveis, programa de extensão da Unifesp, promoveu em agosto de 2016 o curso de extensão Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O curso foi estruturado de acordo com a figura 1:

Uma equipe multidisciplinar, garante que a EA não perca seu caráter transversal, evitando que os temas abordados sigam por uma linha específica. A revisão da literatura e o uso de referências de acesso digital permitiu aos professores e cursistas um maior domínio sobre os temas, bem como a possibilidade de rever o conteúdo abordado em outros momentos. A figura 2 mostra os cursistas apresentando suas concepções em atividades que exigiram estudo prévio (EaD) sobre problemas e potencialidades socioambientais e ODS.

Figura 1. Infográfico com divisão da carga horária do curso.

Figura 2: Cursistas apresentando trabalho.

Fonte: Desenvolvido pelos autores.

O curso ocorreu aos sábados, das 9h as 16h, se encerrando em um domingo, com uma saída de campo ao Jardim Botânico de Diadema, totalizando 40 horas. Ao todo participaram do curso 30 cursistas e uma equipe com 15 pessoas, entre graduandos, mestrandos, professores doutores e professores da rede estadual de ensino.

Fonte: Arquivo Escolas Sustentáveis

Os cursistas, de forma coletiva, construíram projetos em EA, figura 3. Figura 3: Cursistas dialogando sobre a construção de projetos em EA.

Objetivo O curso teve como objetivo possibilitar aos cursistas a reflexão sobre os conceitos que permeiam a EA, bem como apropriar-se dos conceitos, experiências e metodologias para desenvolver projetos socioambientais em escolas e comunidades. Para tanto, fez-se necessário fomentar as ações descritas na tabela 1. Tabela 1: Objetivos do Curso.

Conhecer e analisar o arcabouço legal, teórico e prático da EA. Familiarizar-se com os conceitos que permeiam a sustentabilidade. Discutir sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os problemas e potencialidades socioambientais. Refletir sobre a construção de sociedades e espaços educadores sustentáveis. Desenvolver projetos de EA voltados à consciência crítica e formação cidadã. Fonte: Desenvolvido pelos autores.

Metodologias  Equipe Multidisciplinar (Ciências – Licenciatura, Ambientais, Biológicas, Direito, Gestão Ambiental, Educação e Ensino de Ciências).  Ampla revisão da literatura, estudos sobre problemáticas socioambientais recentes e referências atuais e de acesso digital.  Desenvolvimento de aulas práticas.  Oferecimento de material complementar sobre os temas das aulas.  Uso de estratégias de ensino como Sala de Aula Invertida (estudo prévio).  Uso de estratégias de ensino como Mapas Conceituais.  Problematização dos temas a partir da realidade dos cursistas.  Organização de grupos para busca por soluções de forma coletiva.

Fonte: Arquivo Escolas Sustentáveis

Considerações Finais Todo o processo de desenvolvimento do curso, desde o planejamento à aplicação mostrou aos graduandos envolvidos a importância de cada etapa na construção de um curso, a necessidade de se debruçar sobre referências para a elaboração das aulas e necessidade de inovação no desenvolvimento de atividades práticas. Para os cursistas e toda a equipe do Escolas Sustentáveis, ficou evidente que a Educação para a Sustentabilidade possibilita à sociedade um caminhar entre a situação atual e a realidade que objetivamos, sendo um importante momento de transição. A Educação para a Sustentabilidade trata-se de uma peça-chave na construção de sociedades sustentáveis.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.