Da DIZ3 À DIZREDONDO - Conhecer o meio a brincar com as tecnologias

August 5, 2017 | Autor: A. Batel Anjo | Categoria: Computer Games Technology, Sience
Share Embed


Descrição do Produto

DA DIZ3 À DIZREDONDO - CONHECER O MEIO LOCAL AO BRINCAR COM AS TECNOLOGIAS

Elisabete Peixoto Projecto Matemática Ensino | Universidade de Aveiro [email protected]

Ana Cristina Carvalhal Projecto Matemática Ensino | Universidade de Aveiro [email protected]

Sandra Sequeira Projecto Matemática Ensino | Universidade de Aveiro [email protected]

António Batel Anjo Projecto Matemática Ensino | Universidade de Aveiro [email protected]

Resumo: A aplicação DIZRedondo inclui-se num projeto cujo principal objetivo é auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na área de “Estudo do Meio” do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de conteúdos específicos do meio local e regional. Esta aplicação teve por base a competição DIZ3, que inclui questões de três áreas do 1.º CEB – Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio. O elevado número de jogos verificado ao longo do tempo constitui o principal agente motivador para o alargamento desta competição ao estudo do meio local e regional, neste caso específico, a Redondo.

Palavra-chave: DIZ3, DIZRedondo, Estudo do Meio, meio local e regional, conteúdos, recursos

Abstract: The application DIZRedondo is included in a project whose main purpose is to assist the study of the subject "Environmental Studies", which is part of the first cycle of Portuguese basic instruction, particularly with regard to the specific contents of the local and regional environment. This application was based on the competition DIZ3, which includes questions of three areas from the first cycle of Portuguese basic instruction – Mathematics, Portuguese and “Environmental Studies”. The high number of games registered over time is the main motivator for extending this competition to the study of local and regional environments, in this case, Redondo.

Keywords: DIZ3, DIZRedondo, environmental studies, local and regional environment, contents

1. Introdução

A DIZRedondo baseia-se na competição DIZ3, destinada a avaliar os conhecimentos dos alunos em três áreas do 1.º CEB – Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Ambas foram desenvolvidas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro. A aplicação DIZRedondo incide sobre conteúdos de Estudo do Meio, principalmente os que têm cariz de estudo do meio local e regional, incluindo, conteúdos programáticos gerais. O principal objetivo da DIZRedondo é avaliar, de forma dinâmica, interativa e motivadora, a compreensão do meio local no qual os redondenses se encontram inseridos, numa perspetiva transversal e estritamente interligada com o quotidiano, tornando, assim, as aprendizagens realmente significativas.

2. A aplicação DIZRedondo

Para

aceder

à

DIZRedondo,

é

necessário

navegar

até

http://apps.facebook.com/dizredondo/ (fig. 1).

Figura 1: Início da aplicação DIZRedondo.

A DIZRedondo é formada por dois componentes: “Conhece Redondo” (fig. 1), constituído por fotografias de Redondo onde o utilizador pode navegar livremente (fig. 2) e uma prova.

Figura 2: Exemplo de fotografia presente em “Conhece Redondo”.

A prova DIZRedondo é formada por dez itens, compostos por quatro afirmações. O tempo máximo por jogo é 20 minutos. O utilizador pode navegar livremente entre todos os itens da prova, selecionando aquele que pretende. Na parte superior surge a designação da competição, a identificação do jogador, o número dos itens constituintes da prova e o tempo total de jogo (fig. 3).

Figura 3: Ecrã de jogo, estando o utilizador no terceiro item.

Cada item da prova é formado por um texto inicial, que é, nalguns casos, acompanhado de uma imagem, a qual poderá ser ampliada. Por outro lado, poderão existir situações em que este texto afeta a veracidade de cada uma das afirmações apresentadas. Além do texto inicial surgem, como indicado anteriormente, quatro afirmações. As afirmações constituintes da prova são, exclusivamente, do tipo “verdadeiro (V)/falso (F)”. Assim, quando o utilizador está a jogar surgem estas duas opções, acrescida de uma terceira opção, “Não Responde (NR)”, devendo esta ser selecionada nos casos em que o jogador desconhece a solução. Em cada jogo, o item em que o jogador se encontra surge ampliado em relação aos restantes. Após o término do jogo, o utilizador deverá submeter a prova, podendo, de seguida, consultar os resultados do jogo que acabou de realizar e, também, o “Top geral” da prova, onde surgem os cinco melhores jogadores (fig. 4).

Figura 4: Top geral da DIZRedondo.

3. Resultados e trabalho Futuro

A DizRedondo foi lançada a público no mês de Janeiro de 2012, pelo que se tem vindo a efetuar um acompanhamento e monitorização rigorosos e fiáveis, de forma a se obter uma análise efetiva do impacto e dos resultados conseguidos pela implementação da aplicação. Espera-se obter resultados tão positivos como os que têm vindo a ser atingidos com a DIZ3, embora com a consciência de que serão apenas a nível local. Com base no sucesso obtido, pretende-se estender este tipo de aplicação para Moçambique, com o desenvolvimento da “DIZMoz”. As relações entre Portugal e Moçambique têm já um percurso notável de boas práticas. Por exemplo, o “Projecto Pensas” dinamiza as competições regionais no ensino primário em Moçambique. Durante o ano de 2011 jogaram-se um total de 9224 jogos.

Devido ao impacto positivo nos resultados escolares da implementação das aplicações, e perspetivando-se tornar o processo ensino-aprendizagem mais atraente, significativo e interativo, prevê-se uma aplicação que explore o currículo do sistema educativo de Moçambique e que, simultaneamente, promova o desenvolvimento de conteúdos locais. É assumido também como missão do PmatE para dar um forte contributo para a formação de cidadãos moçambicanos, torná-los mais participativos, críticos e confiantes.

4. Conclusão A disponibilização de aplicações interativas de acesso livre, capazes de gerar, aleatoriamente, um conjunto de proposições constitui um passo em frente no sentido da inovação e da potenciação de recursos educativos mais flexíveis, interativos e atrativos. Este tipo de aplicações, além de complementar o ensino formal, permite que os alunos desempenhem um papel mais ativo na própria aprendizagem. Uma das principais características da DIZRedondo é a facilidade de percorrer todas as proposições, podendo o jogador responder pela ordem desejada e, até, selecionar a opção “NR”. O conhecimento do meio local através de aplicações interativas contribui para o desenvolvimento das aprendizagens e da motivação. A disponibilização destas aplicações na Internet poderá contribuir para a divulgação de determinado local, neste caso, Redondo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.