Da participação dos cidadãos nos media à ideia de cultura interactiva: um estudo a partir da rádio

Share Embed


Descrição do Produto

Da participação dos cidadãos nos media à ideia de cultura interactiva: um estudo a partir da rádio

Fábio Ribeiro 6º SOPCOM – Lisboa, 16 Abril 2009

Principais ideias 1.

A problemática da participação e como os estudos têm reflectido sobre este tema;

2.

A participação nos media: interrogações a partir da rádio;

3.

“A participação dos portugueses nos media nacionais: estímulos e constrangimentos”

4.

“Participação nos media: envolvendo os cidadãos”

1. 1 Das novas tecnologias à ideia de interacção Escola de Frankfurt: Crítica da experiência moderna e da cultura contemporânea

Debates actuais: Crítica das ligações que se estabelecem através dos media WorldWideWeb; Hiperlinks; Motores de pesquisa; Hipertexto.

Paradoxo: Peter Dahlgren (2006) defende que uma das maiores dificuldades da democracia moderna é a falta de participantes, um afastamento progressivo dos cidadãos às questões políticas.

1.2 A cidadania no epicentro da participação mediática Cidadania

Participação “A cidadania é uma identidade? E que tipo de identidade é essa? De que forma pode o cidadão comprometer-se com uma determinada sociedade, na actualidade?” Peter Dahlgren (2000: 318)

Anthony Giddens (1991: 214) e a ideia de “self conception”: Estabelecem apenas alianças efémeras com organizações políticas ou sociais.

1.3 A participação como género «Enquanto género radiofónico, entende-se por participação aquela estrutura discursiva que tem como fim principal tornar público o contacto imediato e particular que se estabelece entre o sujeito emissor da comunicação e determinado ouvinte individual» Arturo Merayo Pérez (1992: 224)

Oral Escrita Telefone

Estúdio

2. A participação nos media: interrogações a partir da rádio

Caracterização da amostra: Apenas três em 29 inquiridos são mulheres; 79,2% da população deste estudo tem entre 31 e 60 anos; Predominância, quase a totalidade, de inquiridos oriundos de regiões do litoral; Apenas 4 inquiridos de zonas mais interiores: Tarouca, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

2. A participação nos media: interrogações a partir da rádio

Resultados – Respostas às questões: “Costuma ouvir rádio?” 93,1% dos inquiridos ouve rádio todos os dias. “Com que frequência ouve a TSF?” 24 inquiridos dizem que ouvem a TSF todos os dias. “Com que frequência ouve o fórum da TSF?” 18 em 29 inquiridos ouvem o Fórum da TSF todos os dias. “Com que frequência participa no fórum da TSF?” 79,3% dos inquiridos diz que participa no Fórum uma vez por semana.

2. A participação nos media: interrogações a partir da rádio

Resultados – Respostas às questões: “Por que participa no Fórum da TSF?” -“Para partilhar opiniões” -“Para tentar mudar alguma coisa no país” -“Pelo meu interesse na actualidade” -“Para ocupar o tempo” -“Por nenhuma razão em especial” “Outro” “O Fórum da TSF é um espaço de opinião pública que pode influenciar algumas intenções políticas do Governo.”

3. “A participação dos portugueses nos media nacionais: estímulos e constrangimentos” Objectivos 1. Conhecer os espaços de participação dos públicos nos media nacionais; 2. Caracterizar a participação nas rádios, televisões, imprensa e espaços online; 3. Enquadrar a participação, tendo em conta: a) Faixa etária; b) Naturalidade; c) Instrução; d) Factores socioeconómicos. 4. Identificar os estímulos e as dificuldades que enfrentam públicos mais específicos.

3. “A participação dos portugueses nos media nacionais: estímulos e constrangimentos” Trabalho empírico 1. Levantamento e análise de todos os espaços de participação nos media no final da primeira década do século XXI (2008-2010); 2. Inquérito a públicos por amostragem: - Televisão: RTP1 e SIC; - Rádio: Antena 1 e TSF; - Imprensa: Jornal de Notícias e Público - Online: Maisfutebol e Portugaldiário. 3. Entrevistas a profissionais ligados aos programas de participação.

4.“Participação nos media: envolvendo os cidadãos” Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho

Saberão os cidadãos como participar? Significa a participação realmente uma preocupação com o exercício da cidadania ou é apenas uma questão de Marketing mediático?

Podem as escolas ensinar a participar nos media para formar cidadãos mais interactivos? Como? Que instrumentos têm as escolas?

Ideal de uma cultura participativa

?

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.