Da Saudabilidade à Certificação - Caso da Indústria Metalurgica e Eletromecânica

May 26, 2017 | Autor: Joaquim Armindo | Categoria: Sustainable Development, Desenvolvimento sustentavel, Felicidade, Excelencia, Saudabilidade
Share Embed


Descrição do Produto

92

VI ENCONTRO DE TRÓIA QUALIDADE, INVEST IGAÇÃO E DE SENVOLVIME NTO

DA SAUDABILIDADE À CERTIFICAÇÃO – CASO DA INDÚSTRIA METALÚRGICA E ELETROMECÂNICA (Resumo da dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade, na Universidade Fernando Pessoa)

JOAQUIM ARMINDO PINTO DE ALMEIDA [email protected] Auditor Coordenador da APCER Doutorando em Ecologia e Saúde Ambiental Diácono da Diocese do Porto Orientadora: Professora Doutora Ana Fonseca

Resumo O presente estudo de investigação procura saber quais os fatores que conduzem a uma vida feliz e saudável, no interior das organizações, e particularmente, nas empresas do setor Metalúrgico e Eletromecânico, em Portugal, e se as certificações normativas e os modelos de excelência contribuem de forma relevante para que tal seja atingido. Os principais objetivos foram traçados nessas dimensões e procurou-se inferir da não subjetividade das respostas, de forma a obter um cenário o mais real possível. Partindo de uma amostra considerável de empresas, optou-se por inquiri-las sobre a matéria e com o suporte da pesquisa bibliográfica foi traçada uma opção, que parte da interferência decisiva das certificações normativas e modelos de excelência (EFQM), no Desenvolvimento Sustentável, a que se atribui quatro pilares, económico, ambiental, social e cultural, para organizações saudáveis e pessoas felizes. O estudo revela esta dependência: as certificações normativas e a existência de modelos de excelência, contribuem para pessoas mais felizes e saudáveis no interior das organizações. Uma outra conclusão, importante sob o aspeto económico, é que as empresas apostam em mais certificações e modelos de excelência, para exportar. Revela, ainda, uma tonalidade em “arco-íris” para o Setor Metalúrgico e Eletromecânico, que está bem consciente das realidades focadas. Assim este setor está bem consciente da felicidade e saúde dos seus stakeholders, da importância dos modelos de excelência e certificações normativas, sabe ser isso fundamental para

DA SAUDAB IL IDA DE À CER T IF ICAÇ ÃO – CASO DA IN DÚST R IA METAL ÚRG ICA E ELET RO ME CÂN ICA

93

as exportações e todas as empresas inquiridas, certificadas ou não, dão valor substantivo à Sustentabilidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Excelência, Felicidade, Saudabilidade.

Abstract This study seeks to know how To find a happy and healthy life inside organizations, and moreover at companies of the Metallurgical and Electromechanical sector, in Portugal, and whether the normative certifications and excellence models are significant contributions towards such happiness and healthy life. The main purposes were established based on such dimensions and it was sought to infer of the non subjectivity of the answers, in order to obtain a scenery as close as possible to reality. A considerable amount of companies were chosen as the set out point, and it has been decided that these would be enquired about this subject. Later helped by bibliographical research, an option would be established rooted in the decisive interference of normative certifications and excellence models (EFQM), in sustainable development for healthy and happy organizations. Four pillars are attributed towards this sustainable development Economical, Environmental, Social and Cultural. The study iscloses this dependence: the normative certifications and the existence of excellence models, contribute for happier and healthier people and healthful normative they lead. One another conclusion, important under the economic point of view is that the companies bet in more certifications and models of excellence to export. Our study also reveals a certain “rainbow-like” tonality for the Portuguese Metallurgical and Electromechanical sector. This sector was found to be well aware of the focused realities the appiness and health of its stakeholders, the importance of excellence models and normative certification. These results show that Portuguese companies of the Metallurgical and Electromechanical sector are aware that such things are fundamental towards exports, and all enquired companies, whether certified or not, revealed to place substantial value on sustainability.

Keywords: Excellence, Happiness, Healthiness, Sustainable Development.

1. DA SAUDABILIDADE À CERTIFICAÇÃO É curioso verificar como num tema que determina muito o económico, e às vezes só este, se introduza palavras como “felicidade”, “saudabilidade” ou “desenvolvimento espiritual”. Porque o estado de ser saudável, pressupõe a felicidade e sem esta não existem organismos, será bom determinarmos, logo ab initio, e tendo por substancia a palavra “felicidade”, o que entendemos sobre ela, de acordo com Houaiss, (2012): “qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação,

94

VI ENCONTRO DE TRÓIA QUALIDADE, INVEST IGAÇÃO E DE SENVOLVIME NTO

contentamento, bem – estar, bem- aventurança, salvação eterna, “prosperidade, dita, ventura”. Partindo desta curiosa definição, cita-se Pereira (2012), na revista Exame, onde se escreve: “A felicidade tem, de facto, impacto na sustentabilidade das empresas. Gretchen Spreitzer, professor de Gestão, na Universidade do Michigam, tem dedicado grande parte do seu tempo a estudar aquilo a que chama “organizações que florescem”, caracterizadas pela cultura do conhecimento e de vitalidade (energia e paixão pelo trabalho) que oferecem a quem nelas trabalha, e garante que o combate pelo bem-estar dos trabalhadores pode ser gratificante.” (página 94)

Com estas variáveis introduzidas, aqui, em equação, pretendemos considerar como uma constante esta “felicidade”, para romper no ser ontológico das organizações e, no caso concreto, às empresas metalúrgicas e eletromecânicas portuguesas. É, pois, numa figura geométrica que se pretende enquadrar o tema, não existe qualidade do produto, ambiental, inovação, segurança e saúde, poupança energética, responsabilidade social e gestão das pessoas, sem desenvolvimento sustentável, nos seus quatro lados prescritos (economia, ambiente, coesão social e cultura), que por seu lado necessita de organizações saudáveis e participativas, que se vão traduzir em felicidade, bemTraduzindo esta matéria numa figura da nossa autoria:

DA SAUDAB IL IDA DE À CER T IF ICAÇ ÃO – CASO DA IN DÚST R IA METAL ÚRG ICA E ELET RO ME CÂN ICA

95

Figura 1.1 – Prospetiva do ciclo dos sistemas de gestão alinhados com a felicidade

2. Metodologia 2.1. Objetivos e Hipóteses de Trabalho Este estudo abrangeu 793 empresas da Indústria Metalúrgica e Eletromecânica, associadas ou não da Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal (AIMMAP) e da ANEME (Associação Nacional das Indústrias Metalúrgicas e Eletromecânicas), e dado o tecido industrial deste setor, serão efetuadas a pequenas e médias empresas. Os seus objetivos foram: 1.- Aferir se, no setor Metalúrgico e Eletromecânico em Portugal, a perceção da saudabilidade e felicidade, assim como a importância dada ao Desenvolvimento Sustentável, é maior nas empresas que seguem modelos de excelência e certificações normativas.

96

VI ENCONTRO DE TRÓIA QUALIDADE, INVEST IGAÇÃO E DE SENVOLVIME NTO

Hipótese 1 – No setor Metalúrgico e Eletromecânico em Portugal, a perceção da saudabilidade e felicidade é maior nas empresas que seguem modelos de excelência e certificações normativas. Hipótese 2 – No setor Metalúrgico e Eletromecânico em Portugal, a importância dada ao Desenvolvimento Sustentável, é maior nas empresas que seguem modelos de excelência e certificações normativas. 2.- Aferir se, no setor Metalúrgico e Eletromecânico em Portugal, existem diferenças significativas na importância dada aos quatro pilares do Desenvolvimento Sustentável (económico, ambiental, social e cultural), nas empresas que seguem modelos de excelência e certificação normativas, comparativamente aquelas que não o fazem. Hipótese 3 – No setor Metalúrgico e Eletromecânico em Portugal, a média da importância dos quatro pilares do Desenvolvimento Sustentável, que seguem modelos de excelência e certificações normativas é maior do que as que não seguem. Foram inquiridas 793 empresas. As empresas inquiridas são 36,70% associadas da AIMMAP e ANEME e de 63,30% não associadas. Foram devolvidos 91 inquéritos, sendo o total de inquéritos enviados com sucesso de 702. Recebidos 149 inquéritos, no entanto são dados como válidos 104, os restantes 45, ofereciam deficiente preenchimento. Conscientes das limitações temporais e financeiras inerentes a este trabalho, selecionamos a fração da amostragem com base na “regra do polegar” (M. Hill e A. Hill: 2005), cujo objetivo é estimular o tamanho mínimo da amostra que permita efetuar uma análise estatística adequada aos dados. Como explica Hayes (2001), regra geral, uma amostra para ser fiável deve ter o tamanho de cinco a dez vezes o número de itens do questionário. Segundo este critério, e tendo em consideração que os itens do questionário são 19, deveríamos obter uma amostra de pelo menos 95 respostas válidas. Neste estudo conseguimos obter 104 respostas válidas, que constituem a amostra disponível.

DA SAUDAB IL IDA DE À CER T IF ICAÇ ÃO – CASO DA IN DÚST R IA METAL ÚRG ICA E ELET RO ME CÂN ICA

120

97

100,00% Percentagem

100

Frequência

80 49,53%

60

107

38,32% 40 53

12,15%

41

20

13 0 Pequena

Média

Grande

Total

Gráfico 2.1 – Distribuição das empresas por dimensão

O número de empresas respondentes foi de 87,85%, de PME e de 12,15%, de grandes empresas.

100,00%

107

Total

27

≥ 150

25,23% Frequência

23,36%

25

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.