De um caminhao de cafe a uma rede de supermercados

May 22, 2017 | Autor: Eliezer Ernandes | Categoria: Facilities Management
Share Embed


Descrição do Produto

De um caminhão de café a uma rede de supermercados

O Bretas

Em 2010 os supermercados Bretas passaram a fazer parte da Rede Cencosud . Com mais de 60 anos de mercado, ele se consolida como uma das principais redes supermercadistas do Brasil e uma das mais competitivas da América Latina. São mais de 88 lojas e 12 postos de combustíveis nas principais cidades de Minas Gerais e Goiás. Seus mais de 11 mil colaboradores trabalham para oferecer aos clientes altos padrões de qualidade, variedade e preços baixos.

Objetivo
Uma pesquisa realizada para saber se os funcionários estão motivados em seu local de serviço, assim como dizem os Diretores.
Conceito de Motivação
Motivação é "alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa".
Importância da Motivação
Fazer com que os indivíduos superem um desafio, realizando novas tarefas e com a falta dela causa desinteresse pelo trabalho.
Influencias no conceito organizacional
O gerente pode usar para melhorar o trabalho de uma organização, encorajando seus assistentes e subordinados ao direcionamento dos esforços para o alcance dos objetivos e metas da organização.
Pesquisa de campo
Entrevistados: 23
Homens: 17
Mulheres: 6
Setor: Empresa por todo
Motivados: 5
Desmotivados: 18
Ambiente físico apto para trabalho em boas condições: 14
Ambiente físico em qualidades ruins para trabalho: 9
Salario compatível: 13
Salario incompatível: 10
Prêmios e gratificações: 23 concordo
Pessoas que trabalham juntos que se dão bem no setor: 10
Pessoas que trabalham juntos que não se dão bem: 10
Participação nas decisões e autonomia: 0
Liberdade de expressão para opinar com o supervisor: 23 concordam
Possibilidades de crescimento: 5 concordam
Satisfeitos com o trabalho: 9
Pessoas que tem vontade de serem mandados embora: 20
Analise de dados
O resultado da pesquisa percebemos que a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg se enquadra bem, onde que os funcionários não são motivados pelo intrínsecos e se mantem motivados pelos fatores higiênicos. O gestor afirma que a empresa motiva os funcionários e que o salario pago esta de acordo com as suas funções entrando um pouco em controversa com os funcionários.
Consideração final
A empresa que pouco se motiva seus funcionários onde não se preocupam com a motivação dos funcionários e realizam poucas pesquisas para saber se estão satisfeitos, levando a 86,9% dos entrevistados sentindo vontade de ir embora.
A empresa deveria pagar as horas extras ao invés de dar folga, deveriam levar seus funcionários ao um local de diversão como (clubes, churrascaria, viagens) e aplicar dinâmicas para os funcionários esquecerem um pouco do serviço e voltarem a conversa ou aproxima os que estão brigados , e principalmente um pesquisa deve ser feita para saber a satisfação dos funcionário e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de serviço e aumento dos lucros.

Referência
HERBERG, Frederick. Workand the nature of man. Londres: Crosby Lockwood Staples, 1966.
MASLOW, Abraham. Motivation and personality. Nova York: Harper & Row, 1954.






Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.