Descobrindo o mundo dos Anfíbios

August 30, 2017 | Autor: Edivania Nascimento | Categoria: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável
Share Embed


Descrição do Produto

DESCOBRINDO O MUNDO DOS ANFÍBIOS Edivania do Nascimento Pereira & Ednilza Maranhão dos Santos

Texto:

Comissão Científica:

Revisão: Desenhos:

Edivania do Nascimento Pereira e Ednilza Maranhão dos Santos Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Jozélia Maria Correia e Marina Falcão Rodrigues Iêdo de Oliveira Paes Edivania do Nascimento Pereira.

Imagens e Fotos:

Edivania do Nascimento Pereira, Ednilza Maranhão dos Santos e Google imagens.

Imagem da Capa:

Vista do açude do Meio, Parque estadual de Dois Irmãos, Recife-PE, Dezembro, 2012.

Ficha Catalográfica

P436d

Pereira, Edivania do Nascimento Descobrindo o mundo dos anfíbios / Edivania do Nascimento Pereira, Ednilza Maranhão dos Santos. – Recife : EDUFRPE, 2013. 32 p. : il. Referências. 1. Anfíbios 2. Biologia 3. Ecologia I. Santos, Ednilza Maranhão II. Título CDD 597.6

Apresentacã o Esse conjunto de informação que vocês têm em mãos faz parte de um esforço das autoras em oferecer um material que possa desvendar os segredos dos anfíbios. O objetivo é proporcionar a todos um entendimento e uma maior valorização da importância desses animais para o meio ambiente, principalmente para nós humanos. A maioria das pessoas pensa que só existe um tipo de sapo cururu, um tipo de rã e jia. Além disso, existe uma repulsa muito grande quando se vê ou se fala desses seres. No entanto, há uma grande variedade de formas e de cores, além de só fazerem o bem. Esta publicação vem possibilitar uma maior divulgação sobre uma das nossas riquezas que é a nossa fauna de anfíbios. A maior riqueza do mundo!!! Aproveitem a leitura!!!

Olá galera! Tudo bem? Meu nome é Sapilene e vim falar um pouco da minha vida pra vocês. Vocês já ouviram falar em Anfíbios? São animais que possuem “vida dupla” ou “duas vidas”. Uma parte da sua vida na água e outra na terra. Olha só como são lindos e diferentes!

As salamandras parecem com um lagarto, isso devido à presença de patas e uma cauda. Porém, elas têm pele úmida e fina e vivem em ambientes aquáticos ou semiaquáticos.

4

As Cecílias, também conhecidas como cobras-cegas, possuem pele fina, não têm patas (ápodas) e também vivem em locais úmidos, em tocas ou buracos e adoram locais escurinhos embaixo do solo. São parecidas com serpente, porém sua pele é úmida e não possuem escamas cobrindo todo o corpo.

Os sapos, rãs e pererecas são chamados de Anuros (sem cauda) ...

5

Qual a Diferenca entre Sapo, Rã e Perereca?

Para mim é tudo sapo, existe diferença, Dona Sapilene? Claro que sim, Carlinhos. Apesar de todos eles serem anfíbios, existem sim diferenças...

6

Vamos saber mais sobre eles?

Os sapos têm a pele rugosa, patas robustas e curtas e adoram ficar na terra. Eles não são bons de saltos! As rãs têm a pele mais fina, úmida e lisa que os sapos. Possuem patas fortes, compridas e algumas têm membranas entre os dedos para auxiliar no nado. Adoram ficar perto ou dentro da água. As pererecas têm patas longas e nas extremidades dos dedos possuem discos digitais aderentes que ajudam a deslocar-se nas paredes, subir em árvores e também caminhar no solo.

7

Mas todos eles possuem características em comum que os tornam anfíbios. Todos possuem pele úmida como se estivesse molhada, respiram pela pele (respiração cutânea) e na maioria ocorre um fenômeno chamado de METAMORFOSE.

Vou explicar: Metamorfose é a mudança ou as mudanças no seu desenvolvimento quando estão na água até ocupar o ambiente terrestre. Quando nascem são dependentes d’água e são conhecidos por girinos ou sapo de rabo.

8

Girino? O que é isso?

Girino é um anfíbio assim que ele nasce. Vive na água e tem nadadeiras. Sabem o que é mais interessante? É a mudança que vai ocorrer no seu corpo até transformar-se em um sapo. Essa mudança como eu já falei é a metamorfose.

1 2

Ele se parece com um peixe, com o tempo ele vai crescendo e vão acontecendo modificações no seu corpo.

Começam a surgir as patinhas e a cauda vai diminuindo de tamanho.

3 4

E o corpo do pequeno girino vai se tornado um sapinho.

O sapinho cresce e se torna um adulto. 9

Conhecendo os olhos dos Sapos, Rã s e Pererecas

Você já percebeu que os sapos possuem os olhos grandes e muito bonitos?

Eles possuem olhos grandes para ter uma visão melhor, pois eles são animais de hábito noturno. Esses olhos, geralmente, têm íris coloridas e bonitas que chamam muito a atenção.

10

Do que sapos, rã s e pererecas se alimentam?

Quando adultos são carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas, mosquitos, formigas, lagartas, entre outros. Podem também comer minhocas, lesmas, centopéias e até pequenos mamíferos, como ratos. Por isso, eles são grandes amigos do homem, são biocontroladores de várias populações de animais, principalmente de insetos que podem causar algumas doenças ao ser humano, como o mosquito da dengue, da malária e da leishmaniose.

Então como é bom ter sapos por perto, não é?

E os Girinos? Eles comem o quê? Boa Pergunta! Os girinos na sua grande maioria se alimentam de pequenas partes de plantas e algas. Outros podem também se alimentar de pequenos animais, como larvas de insetos e peixes.

11

Como o sapo captura sua presa (seu alimento) ?

O sapo se aproxima da presa a uma distância que sua língua alcança.

Em seguida, ele lança a língua em direção ao inseto, onde fica grudado na ponta da mesma.

Após capturar a presa, ele a engole. Ai que delícia!!! Hum!!! Pough, 2003

12

Como os anfíbios respiram?

Quando são girinos, eles possuem brânquias, assim como os peixes.

Quando adulto, respiram através dos pulmões e também pela pele (respiração cutânea).

13

A pele dos Anfíbios

ças do ar e da água, por isso são conhecidos como bioindicadores. Existem também células com pigmentos que são responsáveis pelas cores bonitas que eles têm e... as glândulas de veneno.

A pele desses animais é fantástica!! Além de ser úmida, de realizar a respiração, ela é permeável. Isso significa que pode absorver e eliminar água. Por terem uma pele sensível, eles conseguem perceber as mudan-

Os sapos, rãs e pererecas são venenosos?

Eles têm compostos químicos na sua pele. Todos os anfíbios têm substâncias químicas na sua pele que serve para protegê-los das bactérias, fungos e alguns outros microrganismos. Eles não conseguem lançar ou injetar essas substâncias e não causam problemas às pessoas, mas também devemos ter cuidados. Existem vários medicamentos que são produzidos a partir das substâncias encontradas na pele dos anfíbios. Isso é muito legal!!! Eles ajudam curando vidas humanas! 14

A audicã o dos sapos, rã s e pererecas Os sapos têm ouvidos? Essa eu não sabia! Os ouvidos dos sapos, rãs e pererecas são diferentes dos nossos. A audição humana é composta pelo ouvido externo, médio e um interno onde fica o tímpano. Os sapos, rãs e pererecas têm ouvido médio e interno, assim eles possuem uma audição muito aguçada e sensível. No ouvido médio encontra-se a membrana timpânica, que fica próxima aos olhos.

15

ComunicaCã o Os sapos se comunicam através do canto, que é o seu coaxar. Eles possuem cordas vocais.

to mais bonito? Por isso que há tantos machos cantando ao mesmo tempo, formando os coros. Quem cantar mais bonito conquista sua amada.

Cada espécie possui seu canto específico, ou seja, particular. É através do canto que os machos se comunicam com as fêmeas, chamando para o acasalamento.

Os machos também cantam para defender o seu território e para avisar sobre perigo. Em algumas espécies fêmeas também podem emitir som, mas isso raramente acontece.

É comum na época das chuvas vários sapos formarem agregados em uma lagoa para cantar. É uma verdadeira orquestra sinfônica.

Observe o saco vocal inflado abaixo da boca desse sapo, serve para ajudar na produção das notas e amplificar o som que eles emitem

Você sabia que a fêmea escolhe o macho que possui o can-

16

ReproduCã o Como é que nascem os girinos? Ao aproximar-se do macho cantor, a fêmea permite que ele a abrace, esse abraço é chamado pelos cientistas de “Amplexo nupcial”. O macho é sempre menor que a fêmea.

Na maioria dos anfíbios a fecudação é externa, o macho libera seus espermatozóides na água ou em folhas e a fêmea seu óvulo, ao mesmo tempo, assim ocorre a fecundação. Os ovos se desenvolvem lá na água até os girinos eclodirem.

Como o desenvolvimento ocorre na água, é necessário que os lagos, lagoas, riachos e rios não estejam poluídos.

17

Estratégias Reprodutivas E nascem muitos girinos?

Nascer até nascem, mas desse grande número de girinos que nascem apenas uns poucos vão sobreviver; os outros vão ser predados por peixes ou outros animais aquáticos.

Por isso, para preservar meus ovos possuo várias estratégias reprodutivas

18

Vamos conhecer alguns modos de reprodução dos sapos, rãs e pererecas.

Algumas rãs depositam seus ovos numa espuma branca, feita pelo casal durante o acasalamento. Essa espuma irá proteger os ovos contra o ressecamento. Os ovos desses animais não têm cascas. Outros carregam seus ovos nas costas para que nenhum outro predador venha pegá-los, até que os girinos eclodam e caiam na água.

Alguns machos carregam seus ovos dentro do saco vocal, até que os girinos eclodam e os sapinhos cresçam.

Há algumas pererecas que colocam seus ovos guardados e protegidos em folhas bem próximas da água e quando os girinos eclodem caem direto na água.

19

Porque devemos respeitar e valorizar os anfíbios? Eles controlam a quantidade de insetos existentes no mundo;

Eles servem de alimento para outros animais;

Seu veneno hoje está sendo muito estudado na área da indústria médica.

20

Os Sapos, Rãs e Pererecas são nossos amigos!!! Vamos cuidar deles! Precisamos ajudá-los a sobreviver:Não hu m o sa l e n e n Não jogand sua pele produto na

Não joga n do p ed ras

E principalmente não poluindo o meio ambiente especial mente os rios, riachos, lagoas e lagos, locais de procriaç ão dos sapos, rãs e pere recas

ger nte prote É importa q ue florestas a s n os s a s s es radia des o m o ã s também ais. ntes anim interessa

Contamos com sua ajuda, seja um defensor das nossas florestas!!! Protegendo e cuidando das matas iremos proteger também os nossos anfíbios!

21

Caderno de Atividades Vamos Brincar? Ajude o Sapo Cururu chegar até seu alimento.

Ajude a princesa encontrar o caminho correto até o sapo.

Vamos pintar!

Ligue os pontos e veja quem sou eu.

Desafio PALAVRAS CRUZADA DESAFIO - PALAVRAS CRUZADA

1- Anfíbio que possui discos digitais nas patas para

1. Anfíbio que possui discos digitais nas patas para grudar nas árvores

grudar nas árvores. 2- Substâncias estocadas 2.

como defesa Substâncias estocadas

nas glândulas que servem

nas glândulas que servem

3- Diferencia-se do parceiro por ser maior

como defesa.

4- Alimentação preferida dos sapos

3. Diferencia-se do parceiro por serrãs maior. 5- Como são chamados os sapos, e pererecas 6- Nome dos preferida sapos, rãsdos e pererecas 4. Alimentação sapos.

quando nascem

7- O que os machos fazem para atrair a fêmea

5. Como são chamados os sapos, rãs e pererecas. 8- Anfíbio que prefere ficar no solo

6. Nome dos sapos, rãs e pererecas quando nascem. 7. O que os machos fazem para atrair a fêmea.

Perereca; 2- Veneno; 3- Fêmea; 4- Insetos; 5- Anfíbios; 6- Girino; 7- Vocalizar; 8- Sapo

8. Anfíbio que prefere ficar no solo.

Respostas: 1-Perereca; 2-Veneno; 3-Fêmea; 4-Insetos; 5-Anfíbios; 6-Girino; 7-Vocalizar; 8-Sapo

1-

CAÇA - PALAVRAS Com o Resultado da Palavra DESAFIOCom tamo Resultado da Palavra Cruzada, encontre-as bém Cruzada, na caça-palavras. encontre-as também no caçapalavras. F A V M U A Q P Ç C Z J L T R Q P P L A

Q Y Y Q E F B F F U F F F S O T E S N I

F G P K H V Z V C K G C T D A Z A R A L

G H E V S H C R E L K G I H H A G A G F

A C R Y C K F D D S U K D J I F B I H G

A Q E S H D G S W H F U S I H S H O K D

Y W R W D H H G F K U F V L R U T C L H

Ç K E C H T K J H L I V T Ç D I K F F K

S B C N K D E S K D L H S S L C F A S F

C S A L V E N E N O C U A S J M H V R V

G T N U S S T D A W D P A G U C Y O G H

I K S L E G J J H B O E H H B V U C J F

R S R D Y J K W J J A S J J C G I A X E

I R D D J K L L Ç K H G K L S D L L G M

N S Ç U N V H T D R K J B H W S Ç I J E

O G Y B S R F Y V T L P D F G H J Z L A

Q D D J F H R F H J G G T F A K H A Ç R

M L Ç Ç U K S V K M B D U G G M D R Ç A

F R F G A G E S W I U C D D H B S T V D

K J Z Q A N F I B I O S A A Ç W Q Y Y D

Referências Bibliográ ficas POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A Vida dos Vertebrados. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. 699 p. INTITUTO RÃ BUGIO: Acesso em: http://www.ra-bugio.org. br/. Disponível em 28/03/2013

Agradecimentos A Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; Ao Departamento de Biologia da UFRPE, Área de Ensino; Parque Estadual de Dois Irmãos; Laboratório de Paleoherpetologia e Herpetologia da UFRPE.

DESCOBRINDO O MUNDO DOS ANFÍBIOS Os anfíbios, conhecidos como sapos, rãs, jias, pererecas, cecílias e salamandras, esses dois últimos pouco conhecidos no Brasil, são considerados os animais mais fascinantes do grupo dos vertebrados. No entanto, são lembrados como repugnantes e feios por muita gente. Todos os anfíbios desempenham um papel de grande importância na manutenção da vida do nosso planeta, além de poder salvar vidas humanas através dos compostos químicos que existem na sua pele. Todavia, muitos estão desaparecendo devido à destruição dos seus habitats, poluição das águas e dos efeitos relacionados às mudanças climáticas. Devemos agradecer a existência desses animais e ajudar a proteger os nossos rios, lagos, riachos, e principalmente as nossas florestas. Seja um defensor dessa causa!!! Contamos com a sua ajuda.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.