Descriç ão Instruçõ es

June 5, 2017 | Autor: Lucas Vettori | Categoria: Economy
Share Embed


Descrição do Produto

Descriç ão Instruçõ ATENÇÃO: esta avaliação segue as seguintes configurações: es  possui número de tentativas limitadas a 5 (cinco);  valida a sua frequência e nota na disciplina em questão;  não apresenta as justificativas corretas, pois trata-se de um avaliativo;  não soma pontos de “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas) – porém, uma vez acessada, é considerada como uma de suas 5 (cinco) tentativas permitidas e precisa ser editada e enviada para ser devidamente considerada;  reduz sua pontuação a cada tentativa conforme exposto abaixo – o cálculo final será executado e apresentado em sua “Secretaria Virtual”: o tentativa 1 – nota sem desconto; o tentativa 2 – serão lançados 90% da nota, ou seja, a nota diminui 10%; o tentativa 3 – serão lançados 80% da nota, ou seja, a nota diminui 20%; o tentativa 4 – serão lançados 70% da nota, ou seja, a nota diminui 30%; o tentativa 5 – serão lançados 60% da nota, ou seja, a nota diminui 40%.  possui um período de envio (previsto em Calendário Acadêmico) e permite acesso após a data limite, mas não considera os envios após essa data;  a NÃO realização prevê nota 0 (zero).

Várias Este teste permite 5 tentativas. Esta é a tentativa número 1. tentativa s Forçar Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente. conclus ão Estado de Conclusão da Pergunta: Salvar e Enviar

Pergunta 1 1.

Os tributos t êm papel preponderante na formulação da política econômica de um país. Quando estes tendem a apresentar elevação, alguns reflexos se farão presentes na economia. Assim sendo, aponte a afirmação correta no que tange ao aumento dos tributos como forma de financiar o déficit público. a. A propensão a consumir dos capitalistas tende a cair, com isso a renda agregada (Ya) tende a apresentar sinais de crescimento e os preços tendem a se elevar. b. Os preços se elevam e haverá elevação da renda, c onsequentemente, a propensão a cons umir dos capitalistas tende a se elevar e o salário real também aumentará. c. A propensão a consumir dos capitalistas tende a cair (CL), cai a renda agregada (Ya) e a demanda agregada (DA), elevam-se os preços (P ) em uma segunda fase, cai o salário real (W/P) e o consumo salarial (Cw). d. A renda agregada t ende a reduzir, o consumo c apitalista sobe e o consumo salarial também sobe. e. Os preços sobem e o consumo salarial também sobe, consequentemente, aumenta o salário real.

0,3 pontos

Pergunta 2

1.

Sendo a macroeconomia a parte da economia que estuda as atividades econômicas globais de uma sociedade, como renda e nível de emprego da população, responda à seguinte questão: Qual das seguint es afirmações pertence à macroeconomia? a. Os salários dos professores de 2º grau aument aram. b.

O preço dos automóveis diminuiu.

c.

O desemprego em determinado país aument ou.

d. e.

A produção total de automóveis no último ano diminuiu. O nível de vendas no varejo de uma determinada cidade aument ou. 0,3 pontos

Pergunta 3 1.

A base da economia capitalista está assentada nos modelos de concorrência pura e mista. Ambos represent am o mercado como o realizador das atividades econômicas. No âmbito do conceito dos sistemas de economia mista e concorrência pura, aponte a alternativa falsa: a. A economia mundial pós -Revolução Industrial iniciou-se pelo modelo de concorrência pura ou perfeit a. b. Na depressão dos anos 1930 (séc. XX), “c rash” da B olsa de Nova Iorque, houve o fortalecimento do modelo de concorrência pura. c. Em resposta à crise dos anos 1930, o governo at uou no sentido de alocar melhor os recursos e eliminar, atenuar, os conflitos distributivos. d. A atuação governamental se fez presente no âmbito dos preços mínimos, impostos, subsídios, câmbio. e. Bens públicos são bens que o Estado não vende no mercado como: saúde, educação, seguranç a, justiça.

0,3 pontos

Pergunta 4 1.

Ao se avaliar o desempenho da economia, ou seja, dent ro da premissa de se satisfazer as necessidades da sociedade, está se medindo: a. As necessidades a serem satisfeitas. b.

As necessidades satisfeitas.

c.

O consumo agregado.

d.

A produç ão de fatores.

e.

O produto nacional.

0,3 pontos

Pergunta 5 1.

No âmbito dos agregados macroec onômicos existem três itens que são muito importantes. Aponte a alternativa correta. a. Produto, renda e receita. b.

Produto, renda e despesa.

c.

Produto, demanda e despesa.

d.

Produto, renda e consumo.

e.

Produto, consumo e despesa.

0,3 pontos

Pergunta 6 1.

A economia Pós-Revolução Industrial sofreu uma série de transformações, passando gradativamente de um modelo agrário para um sistema industrial, modificando não somente as relações econômicas, mas também as relações sociais e políticas, criando novas classes sociais e frações de classe. Nesse contexto, o conceito da concorrência pura ou perfeita no qual o equilíbrio dos preços se faz através do mercado está corret ament e apontado em qual alternativa: a. Excesso de oferta (escassez de demanda) – Formar-se-ão estoques, haverá a concorrência entre as empresas e os preços tenderão a subir até atingir o ponto de equilíbrio. b. Excesso de oferta (escassez de demanda) – Formar-se-ão estoques, haverá a concorrência entre as empresas e os preços tenderão a cair até atingir o ponto de equilíbrio. c. Excesso de demanda (escassez de oferta) – Formar-se-ão filas de consumidores com concorrência pelos produtos e os preç os tenderão a cair até atingir o ponto de equilíbrio. d. Excesso de demanda (escassez de procura) – Formar-se-ão filas de consumidores com concorrência pelos produtos e os preços tenderão a subir até atingir o ponto de equilíbrio. e. Excesso de oferta (escassez de produtos) – Formar-se-ão estoques, haverá a concorrência entre as empresas e os preços tenderão a subir até atingir o ponto de equilíbrio.

0,3 pontos

Pergunta 7 1.

A capacidade de tributar é um dos maiores instrumentos que os governos possuem desde a organização dos Estados Nações. Os tribut os se inserem em tributos diretos e indiretos. Neste sentido, aponte quais são os fundamentos que condizem com a realidade dos tributos diret os e indiretos. a. Tanto os tributos diretos quanto os indiretos apres entam tax as proporcionais aos preç os, possuindo graus de inelasticidade quase que idênticos. b. Os tributos diretos se apresentam como uma taxa proporcional ao preço, com facilidade de trans ferência para os preços, possuindo pequena rigidez e consequentemente alta elasticidade. c. Os tributos indiretos se apresentam c omo uma taxa não proporcional aos preços, são mais rígidos, possuem uma inelasticidade muito maior, isto é, são mais inelásticos. d. Os tributos diretos se apres entam como uma taxa não proporcional aos preços, são mais rígidos, mais inelásticos, sendo mais difíceis de serem transferidos para os preços. Os tributos indiretos se apresentam como uma taxa proporcional aos preços, são menos rígidos, mais inelásticos, são mais fáceis de serem transferidos para os preços. e. Os tributos diretos se apres entam como uma taxa não proporcional aos preços, são mais rígidos, mais inelásticos, sendo mais difíceis de serem transferidos para os preços. Os tributos indiretos se apresentam como uma taxa proporcional aos preços, são menos rígidos, menos inelásticos, são mais fáceis de serem transferidos para os preços.

0,3 pontos

Pergunta 8

1.

As economias, tanto no âmbito capit alista ou socialista, apresentam -se com desafios em seu processo produtivo, isto é, questões básicas que estão na ordem do dia, no sentido de que estas economias possam apresentar crescimento e/ou desenvolvimento econômic o. Assim sendo, aponte como se comportam os três problemas econômicos relativos a “o que e quanto produzir”, “como produzir” e “para quem produzir”: a. Apenas nas sociedades de planejamento centraliz ado. b. c. d. e.

Apenas nas sociedades de “livre empresa” ou capitalistas, nas quais o problema da escolha é mais agudo. Em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política. Apenas nas sociedades “subdesenvolvidas”, uma vez que desenvolvimento é, em grande parte, enfrentar esses três problemas. Todas as respostas anteriores estão corretas.

0,3 pontos

Pergunta 9 1.

Os produtores e os consumidores tomam decisões no âmbito de produzir e consumir. Quando se analisa o comportamento dos produtores e dos consumidores, qual enfoque está sendo dado? a. Econômico. b.

Legal.

c.

Jurídico.

d.

De merc ado.

e.

Tributário.

0,3 pontos

Pergunta 10 1.

O aprofundamento da economia de mercado trouxe uma série de consequências tanto para o seio econômico / político c omo no social. Outras variáveis irão fazer-se presentes no cotidiano das relações. Nesse contexto, o sistema de c oncorrência pura ou perfeita apresenta imperfeições em seu conceito de equilíbrio dos preços, ou seja, há intervenç ões do Estado na economia mista. Neste sentido, aponte a alternativa fals a: a. Há uma visualização muito simplificada da economia na concorrência pura. b.

c.

d.

e.

Na concorrência pura, os preços nem sempre atingem o equilíbrio tão facilmente devido a: pressão dos sindicatos (salários), dos oligopólios, monopólios, impostos, subsídios, política salarial, de preços mínimos. No sistema de economia mista, o Estado c omplement a investimentos privados, pois há setores em que a TIR (Taxa Interna de Retorno / maturação do capital) é de longo praz o como siderúrgicas, hidrelétricas, indústria petrolífera, indústria química, portos, aeroportos. No sistema de economia mista, o Estado c omplement a investimentos privados, pois há setores em que a TIR (Tax a Interna de Retorno /maturação do capital) é de curto prazo c omo siderúrgicas, hidrelétricas, indústria petrolífera, indústria química, portos, aeroportos. As empresas estão preocupadas com a maximização dos luc ros e com a acumulaç ão de capital e não com questões distributivas.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.