Desdobramentos do Snapchat: thaynaraog, o surgimento de uma celebridade instantânea

May 29, 2017 | Autor: Paula Fernandes | Categoria: Celebrity Culture, Celebrity Studies, snapchat
Share Embed


Descrição do Produto

DESDOBRAMENTOS DO SNAPCHAT: thaynaraog, o surgimento de uma celebridade instantânea 1 Paula Fernandes 2 Joana d’Arc de Nantes 3 Resumo: A presente pesquisa busca refletir acerca da celebrificação contemporânea a partir do estudo do perfil de Thaynara Oliveira Gomes, o thaynaraog, no aplicativo para dispositivos móveis Snapchat. Na pesquisa questiona-se as interferências do uso deste aplicativo no sucesso da usuária, bem como a importância do tipo de conteúdo compartilhado e das suas características pessoais. Discute-se, também, a valorização e a exposição do que é íntimo e atribuído à vida privada. Além disso, o estudo visa problematizar sobre o que legitima uma pessoa como celebridade e sobre o poder influenciador gerado pela conexão e aproximação com o público. Assim, analisa-se, a partir de observações do perfil, coleta de informações e revisões bibliográficas, a ascensão de uma usuária de maneira inédita no Snapchat em âmbito nacional. Palavras-Chave: Snapchat. Celebrificação. Thaynaraog. Ciberespaço. Dispositivos Móveis.

1. Introdução Cada vez mais as pessoas consomem e compartilham conteúdos em sites de redes sociais e aplicativos digitais, seja através de dispositivos móveis ou de computadores. As publicações são variadas, porém, nota-se um incremento daquelas associadas às práticas banais da rotina do sujeito, como, por exemplo, uma atividade física ou uma refeição. Nesse sentido, percebe-se uma hiperexposição da vida privada e íntima nos ambientes virtuais, a qual muitas vezes gera interesse do outro, que pode ou não interagir com o conteúdo. Ao debruçar sobre as celebridades, antes mesmo da existência dos sites de redes sociais suas vidas privadas já eram de interesse do público. Mesmo que muitos famosos buscassem resguardar suas rotinas particulares, eles eram perseguidos por paparazzi e suas ações produziam conteúdos para as grandes mídias em revistas, programas de 1

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Mídia e Cultura Digital do X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, realizado pelo PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, em parceria com o PPGCom da ECA/USP, na Universidade de Sorocaba – Uniso – Sorocaba, SP, nos dias 26 e 27 de setembro de 2016. 2 Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. E-mail: [email protected] 3 Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Bacharela em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense e Bacharela em Estudos de Mídia pela mesma instituição. E-mail: [email protected]

televisão e rádio. Atualmente, ainda que esse feito continue, verifica-se que muitos dos que antes zelavam pela privacidade, agora compartilham abertamente práticas cotidianas no universo on-line. Existem diferentes espaços virtuais onde não só as celebridades podem expor sua vida privada, mas, principalmente usuários comuns da rede on-line. Dentre eles, destaca-se o aplicativo para smartphone, Snapchat, que é o foco do presente artigo. Trata-se de uma ferramenta que permite compartilhar vídeos curtos e fotos que podem ser vistos em até vinte quatro horas. A plataforma de compartilhamento de conteúdo chama atenção pelo seu caráter efêmero, instantâneo e intimista. Nessa perspectiva, vale ressaltar que, assim como em outras mídias digitais, figuram entre os usuários do aplicativo: celebridades e anônimos. À vista disso, o objeto de estudo desta pesquisa é um usuário comum que se tornou famoso no ambiente virtual através dessa ferramenta, trata-se de Thaynara Oliveira Gomes, conhecida como thaynaraog. Thaynara é uma jovem advogada, moradora de São Luiz no Maranhão. Em 2012, ela criou uma conta no Snapchat para se distrair enquanto estudava para um concurso público. As postagens se referiam ao cotidiano da maranhense, unindo humor e ironia. Inicialmente, apenas pessoas próximas tinham acesso ao conteúdo, posteriormente, a pedido de amigos, ela tornou o perfil público. Logo, thaynaraog se destacou e passou a ser citada por celebridades do universo off-line, bem como começou a ser convidada para participar de eventos, entrevistas, programas de televisão etc. Tendo em vista esses aspectos, questiona-se: o que acarretou a fama de thaynaraog? Como ela se transformou em uma celebridade instantânea4? Quais elementos corroboraram com esse processo? Para refletir acerca dessas questões, observa-se a postura de Thaynara no aplicativo, o conteúdo que ela produz – destacando as especificidades – e os seguidores que a legitimam como celebridade.

4

Considera-se instantânea devido à forma rápida como ascendeu ao conhecimento público. Porém, há a possibilidade de transformação em microcelebridade, de acordo com Theresa Senft (2008) ou celetóide, como define Chris Rojek (2008), que configura a perda de visibilidade e relevância da celebridade em questão. Não se pode afirmar tal classificação à época do estudo, pois o objeto de pesquisa ainda está em destaque.

2. Uma possível relação entre celebrificação e ciberespaço A popularização e consequente proliferação da internet móvel, assim como a crescente aderência aos aplicativos para dispositivos móveis que propiciam a comunicação interpessoal, tornaram mais simples e cômodo o compartilhamento de informações instantaneamente e ainda modificaram as noções de espaço público e privado (LEN; MAZZILLI, 2015). Neste contexto, faz-se aqui o destaque para o Snapchat, aplicativo que apresenta como proposta primária as postagens imediatas e espontâneas de conteúdos diversos em formato de fotografia ou vídeos curtos. Len e Mazzilli (2015) destacam que há, na era da cibercultura, a construção de novas formas de exposição e valorização das postagens por parte de seus usuários, seja qual for a natureza dos emissores e consumidores de conteúdo. Desta forma, de acordo com os autores, o aplicativo: [...] não se resume apenas a uma mera rede social, mas a uma nova forma de comunicação [...] intermediada por imagens que utilizam o ‘tempo’ como recurso propositadamente escasso na produção de novas políticas de visibilidade (LEN; MAZZILLI, 2015, p. 11).

Apesar das praticidades e possibilidades fornecidas pela comunicação virtual, “a web é fragmentada em continentes e em comunidades, limitando e determinando nosso comportamento no universo on-line” (BARABÁSI, 2009, p. 144). Assim, o indivíduo inserido neste ambiente pode passar a assumir determinadas características que fazem do seu comportamento dignos de atribuição do sujeito pós-moderno (HALL, 2010). A capacidade de assumir outra identidade no meio on-line (HALL, 2010; LEN; MAZZILLI, 2015) possibilita a manifestação de todo tipo de sujeito, incluindo celebridades e a eventual transformação de um usuário comum da rede em uma figura notável em contexto on-line e possivelmente off-line. Aplicadas ao ciberespaço, as “Identidades diversas do nosso eu, performances e construção de personagens ficam mais explícitas ou mais facilmente identificáveis na internet” (DALMASO, 2013, p. 7). Assim, a busca pela ascensão popular também faz dessa exposição uma forma de construção social por parte das figuras públicas, transformando a dinâmica social. Segundo Dalmaso (2013): A própria construção do eu e a criação de personalidades estão condicionadas a estratégias mercadológicas que se apropriam dos comportamentos dos usuários dessas redes e criam ferramentas para estimular a produção dessa subjetividade que serve também aos interesses econômicos (DALMASO, 2013, p. 3).

Em um contexto de desenvolvimento tecnológico e comunicacional e de crescente celebritização, o aplicativo Snapchat apresenta características notáveis que o diferenciam na dinâmica de troca de informações e publicação de conteúdo em rede. A plataforma surgiu em setembro de 2011, criado pelos estudantes americanos Evan Spiegel e Bubby Murphy, e já acumula mais de cem milhões de usuários e cerca de seiscentos milhões de postagens diárias5. O Snapchat segue uma lógica de funcionamento diferente das demais redes sociais: as imagens, em fotografias ou vídeos, são feitas e compartilhadas instantaneamente, tem um tempo delimitado e reduzido para visualização e não ficam armazenadas por quem recebe esse conteúdo. Desta forma, uma das propostas é o compartilhamento de conteúdo imediato e que não deixe registros. Em uma ampla perspectiva e como objetivo primeiro à época de sua criação, o aplicativo é utilizado para dividir com sua rede de amigos também inscritos momentos diversos do cotidiano. Porém, já é utilizado mercadologicamente, com a aderência de marcas, programas, canais de TV e eventos de grandes proporções, por exemplo. Com base em observações de variados tipos de perfis e pesquisas prévias, pode-se afirmar que no Snapchat os perfis se destacam principalmente pelo uso dos recursos do próprio aplicativo, por conteúdos reveladores ou inesperados e por fatores atribuídos à personalidade do usuário, como humor, autenticidade, espontaneidade e carisma, por exemplo. Assim, é necessária uma combinação de fatores inerentes ao próprio indivíduo usuário da rede para haja sucesso e notabilidade de um perfil específico (ANDRADE, 2008). Neste contexto, destaca-se ainda aqueles que não têm precedente de fama, como é o caso do corpus de análise deste artigo, a thaynaraog.

3. ThaynaraOG: um fenômeno dano Snapchat O Snapchat apresenta variadas possibilidades de troca de conteúdo para seus usuários, principalmente no que diz respeito ao que se está fazendo ao longo dia. Nesta conjuntura, a aderência de celebridades aponta para mais uma forma de angariar visibilidade, como destaca Driessens (2012). O autor afirma que, com relação ao deslocamento das celebridades para novas plataformas de compartilhamento de conteúdo, as figuras públicas migram para campos sociais onde seu status de pessoa

5

Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2016.

célebre signifique algo de fato e faça com que se destaque (DRIESSENS, 2012, p. 1213). Na ferramenta, a propostas é que as imagens sejam captadas e compartilhadas instantaneamente6. Elas têm um tempo delimitado e reduzido para visualização e não ficam armazenadas7 com as pessoas que as recebem. A escolha de quem poderá visualizar o snap8 – nome dado a postagem –, bem como o tempo (de 1 a 10 segundos), é de total decisão do snapchatter – designação para o usuário fornecida pelo aplicativo. Os conteúdos produzidos pelos perfis são diversos e, devido ao destaque da plataforma, desde janeiro de 20159, é utilizada também para transmissão de eventos, canais de notícias e de entretenimento. Assim como o Snapchat, a todo momento surgem novas ferramentas digitais que ganham o interesse dos indivíduos e passam a fazer parte do seu dia-a-dia. Nos dias de hoje, frente a propagação da internet e dessas novas tecnologias voltadas para a comunicação interpessoal, observa-se cada vez mais a exposição da vida privada no ambiente virtual. De acordo com Primo (2015), nesta atual conjuntura, as demarcações de público e privado são atenuadas. Corroborando com essa perspectiva, destaca-se a afirmação de Sibilia (2003) acerca fenômenos contemporâneos que objetivam a visibilidade: Todas essas tendências atuais de exposição da intimidade vão ao encontro e prometem satisfazer uma vontade geral do público: a avidez de bisbilhotar e “consumir” vidas alheias. Nesse contexto, os muros que costumavam proteger a privacidade individual sofrem sérios abalos; cada vez mais, essas paredes outrora sólidas são infiltradas por olhares tecnicamente mediados que flexibilizam e alargam os limites do dizível e do mostrável (SIBILIA, 2003, p. 7).

Dessa forma, em meio a essa sobreposição do público e do privado, salienta-se o interesse do sujeito de não apenas expor a sua vida mas também de ver a do outro, que pode ser alguém famoso ou não. No artigo intitulado “Celebridade e heróis no espetáculo da mídia”, Pena (2002) indica que ao olhar para as produções da mídia, “[...]

6

A ferramenta também permite a inclusão de imagens armazenadas no dispositivo móvel, mas os outros usuários são informados de quanto tempo a imagem está guardada. 7 É possível realizar uma captura da tela (print screen), contudo, o perfil dono da postagem será notificado. 8 Snap, em tradução livre, significa “estalo” ou “algo espontâneo”, corresponde ao que é uma postagem no aplicativo: um conteúdo compartilhado rapidamente como um “estalo”. Esta definição é reproduzida pelo próprio site oficial do Snapchat. 9 A opção “discover” é uma atualização do aplicativo feita em janeiro de 2015 que permite a transmissão em vídeo de canais e eventos.

a plateia quer ver o espelho.” (PENA, 2002, p. 146). Nesse sentido, a intimidade das celebridades tem um papel fundamental, pois ao ver os atos rotineiros e banais das estrelas, as pessoas conseguem se enxergar nelas. Nas palavras de Pena: “A exposição da intimidade é uma das principais estratégias de sobrevivência das celebridades. [...] Mais do que se identificar, o espectador se vê na figura da estrela instantânea” (PENA, 2002, p. 153). Ressalta-se que a identificação perpassa também pelo o outro comum, que não necessariamente tem o status de celebridade. Tal como aponta Sibilia ao tratar dos “blogs e fãs da webcam” (2003): O fenômeno dos diários publicados na Web, com toda a sua parafernália de confissões multimídia e, especialmente, as webcams que transmitem “cenas da vida privada” ao vivo durante as 24 horas do dia, fornecem um prisma privilegiado para examinar este desvanecimento dessa interioridade clássica e as novas tendências exibicionistas e performáticas que alimentam os atuais processos de identificação (SIBILIA, 2003, p. 8).

Notabiliza-se, então, que a vida, não só de celebridades, torna-se, em alguma medida, um modo de entretenimento. Nesse contexto, destaca-se thaynaraog, que com carisma10 e uma postura informal, compartilhando momentos da sua vida privada de forma bem-humorada e irônica, chamou atenção de um público desconhecido e ganhou notoriedade, transformando-se em uma celebridade instantânea. Ao visualizar o perfil do Snapchat de Thaynara, tem-se a sensação de que é alguém próximo. Desde o princípio, ela faz vídeos falando com seus seguidores – mesmo quando eram apenas alguns poucos amigos –, dá conselhos amorosos e partilha um pouco sobre sua vida pessoal. Inicialmente, na maior parte das vezes, o cenário era sua casa, especialmente seu quarto, onde ela sempre destacava a bagunça que mantém em uma cadeira no canto do quarto. Posteriormente, com a fama e, como consequência, suas viagens, participações em eventos e programas de televisão etc, ela expandiu o cenário dos snaps também para esses outros locais. Distante do habitual glamour de uma celebridade, quando está em casa, Thaynara grava a maior parte dos vídeos sem maquiagem e em vários momentos reclama, por exemplo, da raiz do cabelo que precisa retocar. Em vista disso, destaca-se a espontaneidade das publicações da maranhense, que segundo ela, em entrevista para o programa Encontro na Rede Globo de Televisão em 15 de abril de 2016, configura-se 10

Cf. WEBER, M. A sociologia da autoridade carismática. In: WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1963. p. 283-291.

no segredo para o êxito no Snapchat: “[...] eu sou uma pessoa comum. Mas eu sempre transmito o meu melhor. Então, o grande segredo do sucesso, nessa rede social, é ser espontânea, ser gente como a gente, que as pessoas se identificam e acompanham todos os dias”.

Para além da espontaneidade, thaynaraog também é autêntica, uma vez que todo o seu conteúdo surge do improviso. Pontua-se que esta característica pode ter corroborado com ascensão, tendo em vista que de acordo com Simões, “a valorização da expressão e da autenticidade individuais pode, assim, ser destacada como fator importante na constituição das celebridades” (SIMÕES, 2013, p. 108). Um fator que deve ser destacado e que é inerente à personalidade de um perfil que pode alcançar o status de celebridade é o carisma. Sob a análise de Simões (2013), “o carisma emerge como uma qualidade pessoal, que supõe o reconhecimento dos submetidos, ainda que este não derive daquele” (SIMÕES, 2013, p. 113). Segundo a autora, esta característica é algo volúvel, mas que exerce uma relação de poder com o receptor da mensagem. Assim, “a dominação persiste enquanto o carisma subsistir” (SIMÕES, 2013, p. 113). Desta forma, como é um aspecto importante na construção de um perfil que adquire popularidade notável: […] o carisma não deve ser visto apenas como dons singulares que elas apresentam, mas como construído em sintonia com o contexto social e com as esferas de poder com as quais dialogam. [...] Uma celebridade só mantém esse tipo de autoridade sobre os membros de um público se ela corresponde a expectativas e reúne valores compartilhados por eles (SIMÕES, 2013, p. 114).

Logo, é possível listar algumas características pessoais que corroboraram para consolidação de thaynaraog como celebridade, dentre eles: o humor, a ironia, a espontaneidade, a autenticidade e o carisma. Porém, observa-se que esses não serão os únicos aspectos que a constituem e a sustentam enquanto celebridade, os conteúdos de suas publicações, por exemplo, são essenciais.

4. Fornecendo entretenimento: o conteúdo de thaynaraog Os snaps de Thaynara, tal como foi apontado anteriormente neste artigo, retratam basicamente aspectos do seu cotidiano, que englobam sua vida em família e também os eventos e os acontecimentos que é convidada a participar. O dia de Thaynara, então, assume roupagem não só de uma vida privada que é compartilhada

com outros usuários da rede, mas também de exibição de conquistas e novidades que não eram comuns à sua rotina. Apesar de apresentar conteúdos que já são semelhantes a outros perfis no aplicativo, ela os oferece de um modo diferenciado, incorporando aspectos comuns no campo televisivo. A maior parte dos snaps são segmentados em quadros, e para a construção deles Thaynara utiliza recursos proporcionados pelo próprio aplicativo, como filtros, textos, emoji11 e zoom; além de artifícios externos, como trilha sonora e a participação de outras pessoas nos registros, que devido a aparição constante acabam se tornando personagens de suas publicações. Nota-se que, constantemente, ela faz referência ao fato da construção do seu snap se assemelhar a de um programa de televisão. Não por acaso, ela afirma que seu perfil “fornece entretenimento” para seus seguidores. Para exemplificar essa aproximação destacam-se além dos seus “quadros”, os termos (FIG 1) que ela se apropria para construí-los, como por exemplo “ao vivo”, “bastidores”, erros de gravação, e a criação de vinhetas compostas por trilhas específicas e chamadas.

FIGURA 1 – Exemplos de termos utilizados por thaynaraog FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 19/04/2016 (Ao vivo) e 13/04/2016 (Bastidores e Erros de gravação).

No que se refere aos “quadros”, um dos mais repercutem nos snaps da maranhense é o #thayresponde (FIG 2), que configura uma das principais estratégias que deram visibilidade a jovem, na qual ela responde a perguntas feitas por seus

11

A palavra emoji é de origem japonesa. É a junção de E (imagem) e MOJI (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. No Snapchat, os emojis representam desde expressões faciais e animais a meios de transporte e paisagens.

seguidores em sua conta do Instagram. Nos vídeos do Snapchat, Thaynara seleciona, exibe e lê algumas perguntas feitas nos comentários de suas fotos mais recentes. Em seguida, responde às questões utilizando recursos diferenciados, como trilha e expressões discursivas e corporais que já são características da snapchatter.

FIGURA 2 – Quadro #thayresponde FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 21/04/2016.

Vale ressaltar que embora o Snapchat ofereça a opção de “bate-papo”, a “interação” de tharynaraog com seus seguidores é feita, fundamentalmente, através da junção do Instagram e do Snapchat. Assim, ela lê os comentários no seu perfil do Instagram e responde em seu Snapchat. O diálogo que Thaynara estabelece não só cria uma linha direta de comunicação entre ela e seus seguidores, como projeta seu perfil em ambas ferramentas. Observa-se esse aspecto devido a quantidade elevada de comentários que surgem no momento em que o “quadro” #Thayresponde começa e, também, pela cobrança por parte dos seguidores por esse momento de interação nos snaps. Além do #Thayresponde, é possível listar outros quadros, como por exemplo: #ThayLispector, quando ela fala uma frase que pode variar entre expressões populares, um trecho de música etc.; #mamãeogresponde, no qual a mãe da snapchatter aparece nas publicações e responde a questões perguntadas pelos seguidores da filha; “Coisas grátis”, em que ela abre os presentes que ganhou em sua caixa postal. Salienta-se que, para a produção de seus snaps, ela, normalmente, utiliza um smartphone e outro de dispositivo – que pode ser outro celular, um tablet ou computador –, pois eles corroboram com sua edição. Além disso, cada vídeo só tem a duração de até 10

segundos, portanto, é necessário também controlar o tempo e a filmagem, aspectos que requerem domínio da ferramenta. Outro aspecto relevante na construção do snaps da Thaynara é a utilização de bordões próprios da região onde vive e de seu cotidiano, tais como: “kiu”, “venci na vida”, “mermã, tu é doida ou tu te faz?”, “só pela polêmica”, “mais uma vitória pro meu caderninho”, “fingindo costume”, “apenas existindo”, entre outros. A partir da ascensão da snapchatter, suas expressões passaram a ser replicadas por famosos e anônimos, dentro e fora do universo digital. Com o aumento da popularidade, Thaynara passou a utilizar, constantemente, três bordões nos snaps (FIG 3): “elementos da fama”, “to muito famosinha”, “se fui anônima não me lembro”. As postagens mostram thaynaraog descrevendo e exibindo situações que, na sua concepção, a legitimariam como celebridade. Dentre elas, destacam-se: encontros com outros famosos, participação em programas de televisão e em peças publicitárias e, até mesmo, detalhes como transporte privado e hospedagem em hotéis. Segundo Thaynara, esses fatores são decorrência da sua transformação em uma pessoa reconhecida pelo grande público. Dessa forma, notabiliza-se, então, a construção não apenas externa da maranhense como celebridade – a partir da legitimação dos seus seguidores e da mídia – mas também interna, partindo do ponto de vista dela do que é ser uma celebridade.

FIGURA 3 – Bordões de thaynaraog FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 16/04/2016 (Mais um elemento da fama), 01/05/2016 (To mt famosinha) e 28/04/2016 (Se fui anônima n me lembro).

Os snaps de thaynaraog também incluem familiares, amigos e outras figuras da sua vida cotidiana. As presenças recorrentes deles fazem com que se tornem personagens de suas publicações. Eles ganham “quadros”, são apelidados por Thaynara,

são inseridos nas narrativas dos snaps e, com isso, tornam-se conhecidos e queridos pelos seguidores dela. Como exemplo dos personagens (FIG 4) apontam-se: a irmã da Thaynara, Ludmila – nomeada como Lud Luz Própria12 –, que segundo a snapchatter é um subcelebridade (FIG 5); o professor de stiletto, David Rebolativo, que aparece sempre rebolando nos vídeos; a cachorra de estimação de Thaynara, Jade, que ela chama de Jade Sinistra; e Roni, o namorado de Thaynara, que ela geralmente não mostra o rosto, mas sobre o qual ela faz constantes referências.

FIGURA 4 – Exemplos de personagens das publicações de thaynaraog FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 15/04/2016 (Lud Luz própria) e 21/04/2016 (Um sorriso sincero de Jade Sinistra).

FIGURA 5 – Referência à Lud como subcelebridade FONTE – Captura de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 19/04/2016.

O alcance das expressões e dos elementos utilizados nos snaps da Thaynara é significativo. É possível observar, por exemplo, perfis de famosos que fazem distintas

12

Ludmila (Lud Luz Própria) assumiu caráter de perfil popular na mesma plataforma devido à visibilidade adquirida por meio das aparições nos snaps de Thaynara. As postagens de Lud já são patrocinadas e ela já participa de eventos e campanhas por conta própria sem estar diretamente ligada à irmã.

referências à thaynaraog: de forma direta, citando a snapchatter; no modo de fazer seus snaps; reproduzindo as expressões ou até mesmo imitando o sotaque da maranhense. Contudo, não são apenas as celebridades já consolidadas que fazem menções e legitimam a Thaynara como uma pessoa famosa, existem também os seguidores, que são fundamentais nesse processo.

5. Web celebridades como influenciadores A implicação da interação social, repercussão e visibilidade é, principalmente, revertida na manutenção da fama e da presença na mídia, seja comercial, figurativamente ou de fato como influenciadores contemporâneos. Driessens (2012) destaca que “indiretamente, o status de celebridade gera lucros por meio da introdução a redes que antes eram fechadas, ou convites para eventos sociais nos quais as relações com outras elites possam ser estabelecidas” (DRIESSENS, 2012, p. 15). Ainda nesta perspectiva, Andrade (2008) também pontua: Com a crescente integração cultural, proporcionada pela facilidade de acesso à informação, pela amplitude do alcance e envolvimento de eventos e atrações internacionais, pela emergência de uma cultura de massa de características transnacionais, pela multiplicação de meios de comunicação de características globais, como a televisão a cabo e a internet, pode-se dizer que a figura da celebridade teve alterada sua potência, que cresce exponencialmente na medida em que pode alcançar e interessar muito mais pessoas do que era possível num passado recente, numa velocidade que não encontra paralelo na história humana (ANDRADE, 2008, p. 24).

Desta forma, “a midiatização do campo social poder ter influência positiva na criação de personalidades de mídia, ou na importância coletiva e subjetiva de obter status de celebridade” (DRIESSENS, 2012, p. 17). A participação da celebridade em um aplicativo com as características peculiares como as do Snapchat revela novos aspectos de interação das figuras púbicas com a mídia e com a sociedade, sendo cada vez mais um fator já consolidado no que diz respeito à compreensão do cotidiano midiatizado. Dentro do ciberespaço, a crescente aglomeração de usuários resulta em novos relacionamentos, formas de mídia e de transmissão de conteúdo, além da própria interação dentro da rede e a convergência de meios tradicionais à internet, ainda em ascensão e consolidação. De acordo com Massimo Di Felice (2011), “uma nova cultura tecnológica e comunicativa marca o cotidiano e a existência das novas gerações que vivem em contextos sociais e midiáticos digitais” (DI FELICE, 2011, p. 13). Desta forma, o fluxo comunicativo altera-se para um modelo de circulação de informações em

rede, onde todos os interagentes têm a possibilidade tanto de compartilhar quanto de receber e responder a conteúdos expostos em uma mesma plataforma (DI FELICE, 2011). Assim, ainda segundo Di Felice (2011), tem-se, assim, uma alteração na prática e no significado do ato de comunicar.

5.1. A construção do “gado” e consolidação do “poder do kiu” Em 2011, thaynaraog criou um perfil no Snapchat como uma forma de distração, na qual enviava imagens apenas para os amigos – cerca de vinte pessoas. Em entrevista para o Blog João Alberto, ela relata que passou a inserir quadros em seus snaps em julho de 2015. Segundo ela, isso despertou a curiosidade de outras pessoas e ela começou a ganhar novos seguidores com a divulgação “boca-a-boca”. Mas os seguidores só cresceram de forma drástica, com uma parceria que ela fez, também em 2015, com o perfil do Instagram intitulado “Você Sabia?”, que contava com mais de dois milhões de seguidores. Ela assumiu a conta deles no Snapchat por uma semana e, com isso, ganhou visibilidade. Posteriormente, passou a ser indicada em perfis de famosos e, atualmente, conta com uma média de 400 mil visualizações por vídeo no aplicativo. Thaynara apelidou seus seguidores de “gado”, o qual está crescendo continuamente dentro e fora do ambiente virtual. No Instagram ela já alcançou mais de 1,2 milhões de seguidores13 e, nesse mesmo site de rede social, possui mais de vinte perfis de fã-clubes14. Enquanto no Facebook sua página oficial contabiliza mais de 200 mil curtidas15. Salienta-se a importância do expressivo número de seguidores de Thaynara, tendo em vista que a validação do status de celebridade depende, dentre outros fatores, do reconhecimento do público (ROJEK, 2008, p. 22). Para além do campo comercial, a figura de uma celebridade que surge, se constrói e se consolida em uma plataforma com características específicas e de apelo específico. Assim, thaynaraog, em contexto efêmero de informações e significados assume postura não só de pessoa pública e famosa mas também de influenciador de conduta e de conteúdo. A sedimentação de um público cativo, que legitima um perfil comum como popular e que corrobora com seu comportamento, pontos de vista, e vida

13

Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2016. Dado coletado em 1 maio de 2016. 15 Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2016. 14

pública e privada, pode ser apontado como um dos fatores que transforma a celebridade em condutor de massas. Considerando a relevância do “gado” para a manutenção da fama de Thaynara, acredita-se que seja essencial que ela conserve a interação com ele. Desta forma, o “quadro” #Thayresponde é importante nessa relação, assim como outras dinâmicas de aproximação como, por exemplo, o “lançamento” – designação dada pela snapchatter para a divulgação de um perfil de seguidor que, normalmente, é realizada durante o quadro #Thayresponde. Para fazer essa divulgação, Thaynara escolhe, sem um critério específico, um perfil de um seguidor que comentou em seu Instagram. Em seguida, no Snapchat, thaynaraog mostra o perfil em questão e convida o “gado” para seguir a pessoa. Há outro aspecto fundamental imbricado nessa ligação da Thaynara com os seus seguidores, trata-se da resposta deles às interações da celebridade. Tal como descreveuse acima em relação ao “lançamento”, em diversos momentos ela convoca seus fãs para “curtirem” determinado perfil no Instagram, seguirem determinado Snapchat etc. Thaynara chama isso de “poder do kiu” (FIG 6) e, muitas vezes, ela apresenta o resultado através do snap, com vídeos dela atualizando a página e mostrando o crescimento de curtidas (FIG 7). Devido a essa característica ela se enquadra na categoria de “influenciadora digital”, com a capacidade de convencer o público a “comprar”, “consumir” e “propagar” sua mensagem – podendo ser um produto, por exemplo –, o que faz com que as empresas, as marcas e a grande mídia se interessem cada vez mais por ela.

FIGURA 6 – Referências ao poder do kiu FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 21/04/2016 (Eu sei do que o kiu é capaz) e 01/05/2016 (Valeu poder do kiu!).

FIGURA 7 – Demonstração do poder do kiu através crescimento de curtidas no Instagram FONTE – Captura de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 01/05/2016.

Ao longo de 2016, Thaynara participou de inúmeras campanhas publicitarias, foi em programas de várias emissoras (FIG 8) e diversos eventos. Contudo, é interessante listar um caso que expressa a relevância da snapchatter e o interesse das marcas por ela: no mês de maio de 2016, ela embarcou, a convite do Bradesco – banco patrocinador das Olimpíadas 2016 –, para a Suíça com o ex-jogador de voleibol brasileiro, Giovane Gávio, para buscar a tocha olímpica, e trazer para o Brasil (FIG 9). A maranhense fez a cobertura da viagem no Snapchat do banco, o que deve ter acarretando um incremento no número de seguidores da marca. Posteriormente, foi convidada a ser umas das condutoras da tocha em São Luiz, sua terra natal, da mesma forma como outras celebridades brasileiras e cidadãos notórios de diversas cidades do país.

FIGURA 8 – Participações de Thaynara em programas de televisão FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 15/04/2016 (#thayplimplim)16 e 04/05/201617. 16 17

Participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, exibido em 15/04/16. Gravação da participação no programa “Xuxa Meneghel”, da Rede Record, exibido em 06/06/16.

FIGURA 9 – Convite do Bradesco para Thaynara buscar a tocha olímpica FONTE – Capturas de tela do perfil do Snapchat de thaynaraog em 21/04/2016 e 01/05/2016.

6. Considerações finais Ao conceituar, de maneira geral, a celebridade, Chis Rojek (2008), a define “como a atribuição de status glamoroso ou notório a um indivíduo dentro da esfera pública” (ROJEK, 2008, p. 11). Ainda, segundo ele, trata-se de uma “fabricação cultural”, a qual se dividiria em três tipos de status: 1) celebridade conferida, que recebem o status devido a sua linhagem; 2) celebridade adquirida, que tem habilidades ou talentos e recebe o status de celebridade devido seus feitos, normalmente, artísticos ou esportivos; 3) celebridade atribuída, que ganha esse status pelo respaldo de “intermediários culturais”, mesmo sem ter habilidade ou talento. Neste último, haveria o celetóides, os quais seriam as celebridades atribuídas com caráter efêmero. No que se refere a Thaynara, é possível categorizá-la como uma celebridade atribuída, uma vez que é notável que thaynaraog não realizou conquistas artísticas ou esportivas, a celebridade thaynaraog surgiu e despontou no Snapchat. Desta forma, ela ganhou notoriedade e status pelos meios de comunicação de massa – internet, televisão, revistas, jornais etc –, assim como pelo seu público. Ressalta-se que não é possível afirmar se ela será enquadrada como um celotóide, tendo em vista que, durante a feitura deste artigo, o processo de ascensão da snapchatter ainda está ocorrendo. Por fim, buscou-se, neste artigo, refletir acerca dos elementos que corroboraram para que o status de celebridade fosse conferido a thaynaraog. Notou-se que a postura, o carisma, a interação próxima com os seguidores e manutenção desta relação, o conteúdo que ela apresenta e a forma que ela o constrói, se apropriando de recursos do meio televisivo, foram fundamentais para a colocar em evidência e fazer com que ampliasse

sua visibilidade dentro e fora do universo on-line. Ressalta-se, também, o interesse público pelo que é de caráter privado e pessoal e pela autenticidade. Destacou-se a capacidade mobilizadora e influenciadora de Thaynara, que embora possam ser vistos em outras celebridades, merecem ser aprofundados em estudos posteriores, especialmente, devido ao fato dela não ser do campo artístico ou uma blogueira ou vlogueira, como boa parte dos influenciadores digitais.

Referências ANDRADE, Josmar. A fama como passaporte para a atenção: reflexões sobre o uso de celebridades na comunicação de marketing global. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 16-38, jan./jun. 2008. BARABÁSI, A. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009. BAYM, N.. Fãs ou amigos? Enxergando a mídia social como fazem os músicos. Matrizes. São Paulo. Ano 7, nº 1. 2013. Disponível em: . Acesso: 9 jul. 2016. DALMASO, S C. A vida exposta nas redes sociais: Apontamentos sobre identidade, construção e representação do eu. VII Simpósio ABCíber, 2013. DI FELICE, M. Redes sociais digitais, epstemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. Revista USP, São Paulo, n. 92, dez/fev 2011-2012. DRIESSENS, O. A celebritização da sociedade e da cultura: entendendo a dinâmica estrutural da cultura da celebridade. International Journal of Cultural Studies, Journal Title (16, 6); pp. 641-657, 2012. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª edição. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva/Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2010. LEN, F; MAZZILLI, P. Imagens Líquidas: um estudo sobre a construção de identidades no aplicativo Snapchat. Intercom – XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2015. NATAL, L. R.; VIANA, G.. Cultura do Hobby: a condição do fã como produtor e colecionador de conteúdo. In: II Simpósio ABCiber, 2008, São Paulo. Anais II Simpósio ABCiber. São Paulo: Editora, 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2016. PENA, F.. Celebridades e heróis no espetáculo da mídia. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Vol. XXV, nº 1, jan/jun de 2002. p 146-157. Disponível em:

. Acesso em: 14 jul. 2016. PIRES, B.. Thaynara OG: “Estou vivendo a experiência para ver no que vai dar”. Blog João Alberto, Pernambuco, 9 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2016. PRIMO, A; LUPINACCI, L; VALIATI, V; BARROS, L.. Comunicação privada na internet: da invenção do particular na Idade Média à hiperexposição na rede. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, p. 513-534, set./dez. 2015. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132510/000981941.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 12 jul. 2016. ROJEK, C.. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. SIBILIA, P.. A intimidade escancarada na rede: blogs e webcams subvertem a oposição público/privado. In: Intercom, 2003, Belo Horizonte – MG. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003. SIMÕES, P. G.. A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica. LOGOS 31, Comunicação e Filosofia. Ano 17, jul/dez, p. 67-79, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016. ______. O privado e o público: reflexões sobre a construção das celebridades na contemporaneidade. Interin, Curitiba, v. 13. n. 1, jan/jun, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016. ______. Celebridades na sociedade midiatizada: em busca de uma abordagem relacional. Eco-pós Perspectiva, v. 16, n. 1, jan./abr, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016. VICENTINI, S.. Thaynara OG, fenômeno do Snapchat, fala sobre profissão, amor e sucesso. Extra, Rio de Janeiro, 16 abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2016.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.