Desenvolvendo a Velocidade -Matéria publicada na Revista ViolãoPró

June 8, 2017 | Autor: João Paulo Moreno | Categoria: Classical Guitar
Share Embed


Descrição do Produto

Desenvolvendo a Velocidade - Matéria publicada na Revista ViolãoPró Olá pessoal, hoje vamos trabalhar um dos pontos mais intrigantes da a técnica do violão, a velocidade. Desde a maneira de segurar o violão, postura dos braços e das mãos, até o tipo de toque, com ou sem apoio, tamanho das unhas, tudo o que se refere a velocidade é muito pessoal, porém deve ser aberto a novas possibilidades. Antes de tudo, lembre-se: a “velocidade é uma ferramenta que deve estar a serviço da música e não o contrário”. Mais vale uma escala com som seguro e firme numa velocidade média do que um jato todo sujo e ruidoso. Dicas para realização dos exercícios: - Quanto à postura: lembre-se de relaxar desde os ombros até a ponta dos dedos, e busque uma posição em que a coluna vertebral se mantenha ereta. - Alongue-se antes, durante e após os exercícios. - Antes de realizar um exercício no violão, toque-o mentalmente, imagine-o. - Faça os exercícios com apoio (descansando o dedo na corda imediatamente acima da qual foi tocada) e também sem apoio. - Procure fazer movimentos curtos e precisos. - Use um metrônomo e marque diariamente a velocidade atual. Você pode aumentar um ponto no metrônomo, diariamente, desde que consiga fazer todo o exercício na nova velocidade. Bom estudo! Dúvidas : [email protected] TÉCNICAS ABORDADAS a) RESISTÊNCIA Exercício 1: Deve ser realizado com os dedos indicador, médio, anular e polegar individualmente. Caminhar na 3ª corda, casa 1 até 12 e voltar da mesma forma. Tente iniciar da velocidade sugerida.

Exercício 1 Exercício 2 e 3: Devem ser realizados com as combinações: i-m; m-i; i-a; a-i; a-m; m-a; p-i; i-p, também caminhando na 3ª corda, casa 1 até 12 e voltar da mesma forma. Tente iniciar da velocidade sugerida.

Exercício 2

Exercício 3 b) IMPULSO DE VELOCIDADE Exercício 4: Resume-se em 5 notas repetidas em alta velocidade como numa explosão. Faça o exercício todo com o dedilhado i-m-im-i, e acentue todos os toques do dedo indicador (i). Depois refaça com todos os dedilhados: i-m; m-i; i-a; a-i; a-m; m-a; p-i; i-p. Note que as notas a serem acentuadas serão a 1ª, 3ª e a 5ª, em quaisquer dedilhados.

Exercício 4 Exercício 5: Este exercício até o 8º, são semelhantes ao 4º , porém utilizam um padrão de notas para a mão esquerda. Devem ser feitos com todos os dedilhados sugeridos acima. O padrão é 1-2-4-2-1.

Exercício 5 Exercício 6: Padrão 2-1-2-4-2.

Exercício 6 Exercício 7: Padrão 3-1-3-4-3.

Exercício 7 Exercício 8: Padrão 4-2-1-2-4.

Exercício 8 Lembre-se de estudar outros padrões como: 12321; 13431; 12341; 14241; 14341... Invente também os seus. Se quiser turbinar ainda mais os exercícios, acrescente o polegar tocando a 6ª corda solta a cada primeira nota do padrão. Exemplo: (colar exemplo) c) ARPEJO Exercício 9: Por motivos de pouco espaço, escolhi apenas um arpejo que contém uma grande movimentação. Procure relaxar as mãos e deixar fluir o movimento da mão direita. Se quiser, monte um Fá maior e repita o arpejo, de casa em casa até chegar na 7ª e volte da mesma forma.

Exercício 9 d) ESCALAS E INTERVALOS Exercício 10: Trata-se de uma escala maior subindo e descendo em intervalos de 3ª. Caminhe até a casa 9 e volte da mesma forma.

Exercício 10 e) LIGADOS Exercício 11: Ligados ascendentes que devem caminhar até a casa 9 e voltar.

Exercício 11 Exercício 12: Ligados descendentes, devem ser feitos como os anteriores.

Exercício 12 f) ARPEJO, ESCALA E LIGADOS Exercício 13: É importante tentar juntar as técnicas, depois de tê-las estudado separadamente. Esse exercício conta com arpejo e escala com ligados. Faça tudo sem apoio, exceto o polegar quando inicia o movimento. Tente fazer com que a mão direita retorne rapidamente à posição de arpejo, depois de terminada a escala.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.