Desenvolvimento da Oficina \" Construindo um Futuro \" no âmbito do Projeto Escolas Sustentáveis

Share Embed


Descrição do Produto

Desenvolvimento da Oficina “Construindo um Futuro” no âmbito do Projeto Escolas Sustentáveis Patrícia Bamban, Henrique Petroni, Everton Viesba, Marilena Rosalen Universidade Federal de São Paulo [email protected]

O Projeto Escolas Sustentáveis O Projeto Escolas Sustentáveis iniciou-se em 2015 e desde então atua em escolas e comunidades do município de Diadema/SP. Tem como objetivo implementar ações de Educação Ambiental (EA) no espaço dialógico (comunidade escolar) e construir um percurso formativo a fim de promover, apoiar e somar-se as ações que já ocorrem na escola, buscando fomentar a reflexão-participação-ação sobre processos educadores contínuos e sustentáveis na construção de um espaço educador ecologicamente correto, economicamente viável e social e culturalmente justo.

Introdução O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento de uma Oficina Pedagógica (OP) desenvolvida pela equipe do Projeto Escolas Sustentáveis, dentro da programação da Semana Científica e Cultural da Unifesp Diadema (SCCUD), em uma escola pública do município de Diadema. Buscando incentivar a transformação da realidade atual, foi desenvolvida a OP “Construindo um Futuro”, a figura 1 nos mostra os objetivos da OP. Pensar nos problemas socioambientais em âmbito local e global; Sonhar individual e coletivamente; Refletir sobre os desafios atuais e futuros; Propor estratégias de trabalho; Estimular as responsabilidades socioambientais; Organizar ideias e definir ações prioritárias para realização de um sonho; Exercitar a cidadania. ATORES SOCIAIS + AGIR Individual e Coletivamente Figura 1. Objetivos da Oficina Pedagógica Construindo um Futuro .

fb.com/projetoescolassustentaveis

Resultados A interação entre estudantes e universitários proporcionou um aprendizado mutuamente benéfico, tanto pelas questões abordadas quanto como ponte que despertou o interesse dos estudantes para com o ensino superior. Possibilitou aos universitários a enxergar o mundo a partir de uma nova perspectiva, conhecendo novos círculos, conhecendo a cidade onde estudam e as comunidades. Os participantes puderam perceber quais os problemas mais relevantes levando em conta não apenas a situação global, mas a local também, respeitando o contexto o qual estão inseridos.

Refletiram sobre como deve ser uma comunidade escolar ideal, situações e espaços que podem ser transformados. Quais as condições necessárias para essas transformações. A necessidade de criar metas e prazos para realização de atividades que os levem a uma transformação efetiva, reconhecendo a importância do agir individual e coletivamente.

Metodologias e Práticas Ao todo participaram da OP 15 estudantes universitários, 15 estudantes do fund II e médio e 10 entre equipe de apoio e palestrantes. A OP foi dividida em três atividades, conforme tabela 1. Mar de Problemas Árvore dos Sonhos Trilha das Realizações

Quais os problemas socioambientais existentes na minha comunidade? Como deve ser o meio ambiente ideal para vivermos nesta comunidade? O que fazer para alcançar esses sonhos e a sociedade ideal?

Tabela 1. Atividades desenvolvidas na Oficina Pedagógica.

O Mar de Problemas levou os participantes a refletirem sobre os problemas socioambientais que os afetam direta e indiretamente. Para realização desta atividade foi necessário direcionar a reflexão para três temas, sendo, água, lixo e energia, a partir destes os participantes levantaram os problemas existentes, para isso utilizaram de suas perspectivas individuais e também de forma coletiva. A Árvore dos Sonhos foi uma atividade mais utópica, permitiu aos participantes elevarem-se a uma reflexão individual e coletiva sobre a escola, a comunidade, a sociedade ideal, levando em consideração os problemas levantados na atividade anterior. A Trilha das Realizações é o fechamento da OP, os participantes tiveram que relacionar os problemas levantados com os seus sonhos, para isso discutiram sobre as formas e estratégias necessárias para caminhar entre o Mar de Problemas com destino a Árvore dos Sonhos.

Considerações Finais A EA enquanto um conjunto de processos busca (re) construir uma sociedade mais sustentável por meio da transformação de comportamentos de seus diversos atores. Tal transformação ocorre em face da reflexão e enfrentamento da realidade em que se vive. Embora os participantes não tenham um amplo contato com o meio ambiente, estes anseiam por um ambiente melhor, tanto no espaço escolar como em seu entorno na comunidade onde vivem e reconhecem os problemas existentes, mas encontram dificuldades em se colocar como parte do meio ambiente, daí a importância do Projeto Escolas Sustentáveis e do fomento e incentivo de atividades e oficinas como esta que facilitam o reconhecimento dos problemas existentes como sendo de responsabilidade compartilhada.

Apoio - Parcerias

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.