DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NOVEIS LIGADOS A GEOGRAFIA: O CASO DO CONVERSOR GEOGRÁFICO

June 3, 2017 | Autor: J. Peixoto Filho | Categoria: Geotecnologias, Geografía, Android Development
Share Embed


Descrição do Produto

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS NOVEIS LIGADOS A GEOGRAFIA: O CASO DO CONVERSOR GEOGRÁFICO

José de Alencar P. Filho
Graduando em Geografia – UPE
E-mail: [email protected]

Elidio Xavier Guimarães
Graduando em Geologia – UFPE
E-mail: [email protected]

_________________________________________________________
Orientador do trabalho**
Antonio Marcos dos Santos


RESUMO

O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem evoluído progressivamente com o tempo, e se incorporando em outras áreas do conhecimento. Partindo desse principio diversos fatores contribuíram para esse interesse, destacando-se o crescimento da capacidade de processamento e funcionalidade dos sistemas de computação pessoal aliado ao decréscimo do seu custo, a portabilidade desses meios computacionais e a crescente banalização das infraestruturas de comunicação sem fios e aparelhos moveis
Pensando em contribuir com ensino de cartografia e na facilidade para os profissionais dessa área o presente artigo tem a abordagem no desenvolvimento a aplicativos moveis.



Palavras-chave: três palavras.

1. INTRODUÇÃO

A revolução técnico-científica trouxe à sociedade moderna uma crescente necessidade de dinamizar o "tempo", além de novas facilidades de "armazenamento de informações", propondo soluções cada vez mais rápidas e de forma encantadora aos homens da era digital (FERREIRA, 2006; SANTOS, 2006).
Partindo desse principio diversos fatores contribuíram para esse interesse, destacando-se o crescimento da capacidade de processamento e funcionalidade dos sistemas de computação pessoal aliado ao decréscimo do seu custo, a portabilidade desses meios computacionais e a crescente banalização das infraestruturas de comunicação sem fios e aparelhos moveis (FREITAS et al, 2006).
O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem evoluído progressivamente com o tempo e já se tornou um padrão de desenvolvimento quase onipresente, no sentido de que muitas empresas estão escalonando ou recrutando novos desenvolvedores para formarem seus grupos de desenvolvimento para sistemas móveis a fim de criar novas ou adaptar soluções de serviços existentes para suprir a demanda do mercado (empresas bancárias disponibilizando serviços de operações financeiras pelo celular, controle de estoque de materiais e outros) (RIBEIRO, 20--).
O crescente mercado de tecnologia novel (celulares e tabletes) vem se desenvolvendo de forma expressiva, sendo que cerca da metade da população mundial possui um aparelho. Estes usuários procuram cada vez mais aparelhos que disponibilizem recursos tais como players de músicas, câmeras, Bluetooth, GPS, acesso a internet, etc. (SILVA, 2012).
A geografia como ciência interdisciplinar, atualmente, vem se inserindo aos poucos nesse meio, o de desenvolvimento de software, tanto para pc's (computadores) quanto para aparelhos moveis através de aplicativos e jogos educativos.
Pensando em contribuir ainda mais para o desenvolvimento da ciência geográfica e áreas afins o objetivo deste trabalho e apresentar a importância e o desenvolvimento de aplicativos para celulares, com a finalidade de colaborar com o ensino da geografia e da cartografia, ressaltando a importância da programação e informática na sala de aula. Para isto, foi desenvolvido um programa para converter coordenadas geográficas denominado de Conversor Geográfico.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizando o Android SDK, o qual é formado por um conjunto de bibliotecas e ferramentas básicas para um aplicativo Android. Esta ferramenta ou Kit de Desenvolvimento Padrão (SDK) liberada para downloads no site Google (SILVA, 2012). De posse do Android SDK o próximo passo foi à obtenção do Java SE Development Kit (JDK), que oferece ferramentas como o compilador Java, utilizado por IDEs e SDKs para desenvolvimento de programas em Java e também contém um Java Runtime Environment (JRE), que permite a execução de programas Java, como o Eclipse, em seu sistema (MEDNIEKS, et al. 2013).
Como interface de desenvolvimento foi utilizado o software Eclipse na versão Kepler, equipado com o plugin ADT, responsável por integrar o Eclipse com o Android SDK.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1. Aspectos gerais

O aplicativo Conversor Geográfico foi desenvolvido com a finalidade de ajudar nos cálculos de conversão de sistemas de coordenadas, auxiliando os estudantes e profissionais da área de geociências e áreas afins. Não e nenhuma novidade no mercado de aplicativos desse tipo, mas oferece uma interface simples e amigável.
Este aplicativo funciona de maneira simples, da mesma forma de uma calculadora comum, inserindo os valores nos campos destacados dos graus minutos e segundos, o aplicativo converte em graus decimais (Figura 1).


Figura 1. Interface do aplicativo, mostrado na maquina virtual android no Eclipse.




Uma das principais funcionalidades desse app (application) e a facilidade para o usuário, uma vez que conta apenas com um layout bem enxuto, e objetivo, partir do conhecimento de logica de programação e utilizando técnicas de Interação Humano-Computador (IHC).
Este app ainda não esta disponível no Google Play, mas pode ser baixado gratuitamente através do link https://mega.co.nz/#!dEZkxQpR!pPFPd2wEZkRo1p0yvPO6HR1GTnIsDyadV01b0SA6BZU, ainda em faze de testes.

3.2. Funcionamento do software
O aplicativo converte coordenadas geográficas (graus, minutos se segundos ) em graus decimais por meio da seguinte formula:
G+M/60+S/3600
Onde (G) e o valor em graus somado com o valor (M) de minutos dividido por 60 somado com o valor em segundos (S) dividido por 3600, dando como resultado o valor em graus, ou seja o valor e dados em graus mais sua fração decimal. Nesse sistema os valores recebem sinal positivo e negativo onde os valores positivos corresponde a Norte (latitude) e a Leste (longitude) e negativos para Sul (latitude) e Oeste (longitude).
O programa faz apenas a conversão dos valores de graus, minutos e segundos em graus decimais, cabendo ao usuário um breve conhecimento do posicionamento geográfico.



4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os dispositivos móveis têm um enorme potencial em aberto para a geografia, quanto para as demais ciências.
A plataforma Android, usada para o desenvolvimento do aplicativo se mostrou eficaz e de fácil manipulação, outra vantagem da plataforma Android e a popularização da mesma, desenvolvida dentro da filosofia dos softwares livres, como o Linux.
O software, e fácil de usar e conta como uma ferramenta para facilitar esse calculo, e também conta com a praticidade de ser realizado rapidamente sem a necessidade de um computador ou caneta e papel uma vez q pode ser feito no aparelho celular.


5. AGRADECIMENTOS

Gostaria de Agradecer a Emanuel Barbosa Rodrigues estudante da PUC Minas do curso Sistemas de Informação, pela grande ajuda na elaboração do projeto






REFERÊNCIAS


FERREIRA, I. L. Estudos geomorfológicos em áreas amostrais da Bacia do rio Araguari – MG: Uma abordagem da cartografia geomorfológica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Geografia. Uberlândia, 2006. 128p

FREITAS.S; PAULA. A. A; SILVA. M. Geotumba Móvel: Motor de Busca Geográfico para Dispositivos Móveis. Conferência sobre Sistemas Móveis e Ubíquos disponível em acesso em 11 de maio de 2014.

MEDNIEKS.Z; Dornin. L. Meike. B. G; Nakamura. M. Programando o Android. 2ª edição. ed. -- São Paulo: Novatec Editora, 2012

Ribeiro,R.R. Android: um Novo Paradigma de Desenvolvimento móvel.disponível em
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.