Desenvolvimento e analise de aplicação mobile para comunicação com servidor através de web service

June 15, 2017 | Autor: Gustavo Fontolan | Categoria: Web Services, Comunicação, RESTful web services
Share Embed


Descrição do Produto

Desenvolvimento e analise de aplicação mobile para comunicação com servidor através de web service Gustavo Fontolan Centro de Ciências Tecnológicas – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Bandeirantes – PR – Brasil [email protected]

Resumo. O artigo desenvolvido para observar e analisar a viabilidade da utilização de web service para integração de aplicações distintas.

1. Introdução A necessidade de comunicação entre aplicações fez com que surgisse uma nova maneira de interação para aplicações, com isso, surgiu o Web Service, serviços que podem assumir diferentes papéis quando envolvidos em diversos cenários de interação. Um web service pode ser definido como um provedor de serviços, em que expõe uma interface pública através da qual pode ser chamado por solicitantes de serviço. Um provedor de serviços disponibiliza esta interface publicando uma descrição do serviço.

2. Desenvolvimento O desenvolvimento de uma aplicação mobile Android para troca de mensagens entre dispositivos com a aplicação instalada. A comunicação dos dispositivos é feita através do Web Service REST (Transferência de Estado Representacional) com implementação em PHP, retornando os resultados através do JSON por ter um formato leve para troca de dados e também muito simples de ler.

Figura 1 - Diferença entre XML x JSON

O desenvolvimento e a utilização de diagramas UML (Unified Modelling Language) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de 'software' orientados por objetos. A utilização dos diagramas foi para elaborar e descrever como a aplicação mobile deve funcionar e auxiliar no desenvolvimento do aplicativo.

Figura 2 - Diagrama de casos de uso

Figura 3 - Diagrama de classe

Figura 4 - Diagrama de sequencia

O desenvolvimento da aplicação mobile foi feita para Android um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares, tablets e outros.

Figura 5 - Tela de login do aplicativo

Figura 6 - Tela de contatos do aplicativo

Figura 7 - Tela de envido de mensagens do aplicativo

2.1 Ambiente de teste

Figura 8 - Configurações do servidor

Figura 9 - Configurações dos dispositivos

2.2 Política de segurança 2.2.1 Acesso do usuário Todo acesso realizado do telefone do usuário é efetuado através do aplicativo instalado no dispositivo acessado pelo usuário.

2.2.1.1 Restrição de acesso O usuário tem acesso a suas mensagens e contatos pessoais através do seu número de telefone.

2.2.1.1.1 Restrição de mensagens As mensagens do usuário estão vinculadas através do MAC do dispositivo que foi enviado a mensagem, podendo ser acessada somente através daquele dispositivo que foi efetuado o envio da mensagem.

2.2.1.1.2 Restrição dos contatos pessoais Os contatos pessoas podem ser acessados por todo dispositivo de acordo com o número do celular o usuário, pois, todo contato é vinculado a um número, com isso, é possível ter acesso aos contatos em outro dispositivo, desde que o número do usuário seja o mesmo.

2.2.2 Acesso direto pela internet Todo o acesso direito das URL do web service são protegidas por uma chave de acesso que somente o aplicativo contem essa chave.

2.2.2.1 Proteção dos dados do usuário As informações do usuário, como o número do telefone, são criptografadas

com

a

tecnologia

MD5,

protegendo

contra

roubo

de

informações.

2.2.2.2 Proteção de acesso aos dados do usuário O acesso as informações além de serem protegidas por uma chave de acesso aos serviços do servidor, contém uma validação através do número do telefone do usuário e também o endereço MAC do dispositivo para ter acesso às informações.

3. Resultados Os testes foram executados entre dois dispositivos mobile, um enviando mensagens e o outro recebendo as mensagens. O dispositivo que estava recebendo as mensagens estava conectado ao Android Studio, que tem uma ferramenta que permite analisar o uso da CPU, a utilização da memória, a porcentagem das threads durante a execução e o trafego de rede na conexão com o servidor para buscar as informações.

Figura 10 - Gráfico da CPU

Figura 11 - Gráfico de uso da memoria

Figura 12 - Gráfico do trafego da rede

4. Conclusão Podemos observar através dos testes que, os benefícios da utilização de um web service é interessante, porém, conforme a quantidade de usuário requisitando informações do servidor, maior é o tempo de resposta do servidor, outro ponto a observar, é que, quanto maior o número de requisições feitas ao servidor, maior o consumo de memória e maior utilização do processamento no banco de dados para retornar as informações solicitadas, com isso, uma boa implementação pode minimizar essa alta utilização dos recursos do servidor.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.