Desenvolvimento profissional através da formação continuada: experiência na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana

Share Embed


Descrição do Produto

1

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Clemilda Santana dos Reis Maria do Carmo Sa Barreto Ferreira Rejane Maria Rosa Ribeiro Ana Martha Machado Sampaio Luis Ricardo Andrade da Silva

2

RESUMO Aborda a capacitação dos servidores do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS), que visa manter a equipe de profissionais atualizados e qualificados, desenvolvendo competências para produzir, gerenciar e disseminar a informação. Entende-se que esta iniciativa aprimorou as habilidades da equipe de trabalho, ao estimular a reflexão da práxis realizada, promovendo o aperfeiçoamento e criação de novos produtos e serviços oferecidos à comunidade de usuários atendidos nas bibliotecas. Palavras-Chave: Formação continuada. Bibliotecário. Biblioteca universitária.Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.

ABSTRACT Addresses the training of the Integrated Library System of the Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS), which aims at keeping the team updated and qualified professionals, developing skills to produce, manage and disseminate information servers. It is understood that this initiative has enhanced the skills of team work, to stimulate reflection of praxis held promoting the improvement and creation of new products and services offered to the users treated in community libraries.

Keywords: Continuing education. Librarian. University library. Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.

3

1 Introdução O tema proposto neste trabalho resulta da preocupação do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS) em oferecer serviços e produtos cada vez melhores que satisfaçam a necessidade informacional, cultural e de lazer de seus usuários. O SISBI-UEFS é composto por uma Biblioteca Central e oito setoriais e conta com cerca de cem servidores entre bibliotecários, auxiliares e outros profissionais de nível superior e atende anualmente cerca de vinte e três mil usuários distribuídos entre graduandos, mestrandos, doutorandos, funcionários técnicos, professores, pesquisadores e comunidade externa. Segundo Correia, Ferreira, Ribeiro (2011, p.15) a: [...] biblioteca universitária, desenvolve serviços pautados em tecnologias de acesso e disseminação da informação, assegura a organização, salvaguarda e preserva o acervo, e executa atividades técnicas, científicas e de extensão. Desse modo, por ser um organismo que se mantém vivo e atualizado diante das frequentes mudanças sociais, a Biblioteca Central Julieta Carteado, considerando a sua responsabilidade perante a sociedade, se firma em preceitos que a torna um grande instrumento informacional e potencializador do crescimento intelectual-humano.

Neste contexto a formação continuada dos servidores do SISBI-UEFS se fez necessária diante da inovação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em bibliotecas e centros de documentação; que incentivam os profissionais a buscarem atualizações, devido ao elevado número de produtos e serviços de informações oferecidos. O SISBI-UEFS oferece capacitação continuada aos profissionais através dos cursos internos de Auxiliar de Bibliotecas, Noções de Arquivamento e Oficina de Pequenos Reparos em Material Bibliográfico; e o incentivo na participação dos mesmos em cursos, treinamentos, seminários, simpósios, palestras entre outros eventos.

2 Revisão de Literatura A educação continuada segundo Souza (2007, p.4-5) “possibilita uma reflexão do sujeito sobre sua prática, de modo a lhe permitir examinar suas teorias, metodologias, concepções e atitudes, provocando no profissional um processo constante de auto-avaliação de seu trabalho”.

4

Sobre a formação continuada Oliveira (1999 apud SOUZA, 2007, p.7) afirma que: [...] os novos perfis profissionais exigidos pela atual Sociedade da Informação privilegiam a criatividade, interatividade, flexibilidade e aprendizado contínuo. As habilidades e conhecimentos que são adquiridos ao longo da vida não superam a necessidade de uma educação permanente, voltada às mudanças reais ocorridas em seu ambiente profissional.

Na biblioteca universitária essa formação continuada deve atingir a todo seu corpo funcional: terceirizados, agentes de portaria, de serviços gerais, auxiliares e bibliotecários. Para Souza (2007, p.4): A velocidade e o dinamismo com que o conhecimento é produzido e transmitido fazem com que esse mesmo conhecimento se torne obsoleto, exigindo dos diferentes profissionais uma educação permanente ou continuada não somente para enfrentar os desafios do mercado de trabalho como também o uso de novas tecnologias que vão surgindo no seu campo de ação.

O profissional da informação pode desenvolver sua formação continuada por meio de cursos de pós-graduação, de extensão, treinamentos, participação em eventos e entre outros.

3 Materiais e Métodos O método utilizado foi um estudo exploratório, realizado nas bibliotecas do SISBI-UEFS onde a população analisada foi constituída pelos servidores da instituição. A amostra escolhida faz referência a participação dos servidores do SISBI-UEFS nas capacitações realizadas entre os anos de 2003 a 2013. Os dados foram coletados através de um levantamento nos Relatórios Anuais do período citado, quantificando a participação dos servidores nas capacitações. Utilizamos duas classificações para delimitar as capacitações realizadas: eventos e cursos. Considerou-se como eventos: palestras, seminários, simpósios, congressos, conferências, colóquios, fóruns, encontros, entre outros. Já na categoria cursos incluiu-se: treinamentos, workshop, visitas técnicas, mini-cursos, cursos de educação superior (especialização e mestrado) e outras capacitações técnicas.

4 Resultados Parciais/Finais

A capacitação continuada elevou o SISBI-UEFS a ser conhecido por sua participação constante nos eventos e cursos na área da Ciência da Informação (CI). Notou-se a participação significativa dos bibliotecários como ouvintes e autores de trabalhos nos eventos nacionais em

5

CI, a exemplo de Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) desde 1983, e Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) desde 1998. Já em eventos regionais, bibliotecários e servidores participam do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação (CINFORM) desde a sua primeira edição (1997). Pode-se verificar através do Gráfico 1 que no período analisado (2003-2013), obtevese a média anual de 17 participações em eventos e cursos. Gráfico 1: Capacitação dos profissionais do SISBI-UEFS (2003-2013) 170

180 160 140 120 100

Capacitações realizadas / Ano

80 26

20 26 13 10 15 10 7 14 14 15 2004

40

2003

60

20

Total

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

0

Fonte: SISBI-UEFS, 2003-2013.

No Gráfico 2, com um total de 98 cursos e 72 eventos percebe-se a participação de 536 servidores em capacitações no período analisado, confirmando o incentivo do SISBIUEFS para formação continuada dos seus profissionais, valorizando o capital humano.

6

Gráfico 2: Participação dos profissionais do SISBI-UEFS em capacitações (2003-2013) 600

536

500 400 300

Número de participantes / Ano

200 100

99 55

31

62 75 49 33 14 30 52 36

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Total

0

Fonte: SISBI-UEFS, 2003-2013.

5 Considerações Parciais/Finais Através dos dados analisados, constatou-se que o SISBI-UEFS vem desenvolvendo uma política diferenciada de incentivo à formação continuada de seu capital humano (bibliotecários e demais colaboradores). Entende-se que esta iniciativa aprimorou as habilidades e competências na equipe de trabalho, ao estimular a reflexão da práxis realizada, promovendo o aperfeiçoamento e o desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos à comunidade de usuários atendidos nas bibliotecas. Entre os resultados alcançados, podemos incluir ainda: o estimulo a troca de saberes, a valorização profissional e a capacitação constante da equipe de trabalho, pois, a participação em eventos, treinamentos, cursos técnicos e outros, promoveu o desenvolvimento de diversas publicações: publicações técnicas, monografias, artigos, pôsteres e outras comunicações científicas. Entre estas destacamos o livro Temas em Ciência da Informação: Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia, publicado pela UEFS Editora, tendo como organizadoras três bibliotecárias do SISBI-UEFS, que traz uma coletânea dos trabalhos apresentados pelos servidores nos eventos.

7

6 Referências CORREIA, Cacilda Saraiva; FERREIRA, Maria do Carmo Sá Barreto; RIBEIRO, Rejane Maria Rosa (org.). Temas em Ciência da Informação: Biblioteconomia, Documentação e Arquivologia. Feira de Santana: UEFS Editora, 2011. 280p. SOUZA, Elisabete Gonçalves de. A formação continuada do bibliotecário face às exigências das novas tecnologias. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas, SP. Anais... Campinas: ALB, 2007. Disponível em: . Acesso em 24 abr. 2014. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2003. Feira de Santana, 2003. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas Relatório anual 2004. Feira de Santana, 2004. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas Relatório anual 2005. Feira de Santana, 2005. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2006. Feira de Santana, 2006. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2007. Feira de Santana, 2007. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2008. Feira de Santana, 2008. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2009. Feira de Santana, 2009. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2010. Feira de Santana, 2010. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2011. Feira de Santana, 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2012. Feira de Santana, 2012. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Sistema de Bibliotecas. Relatório anual 2013. Feira de Santana, 2013.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.