Diagnostico da Oferta Turistica na Zona Urbana do Municipio de Inhambane

June 13, 2017 | Autor: Padiola Padiola | Categoria: Marketing Turistico, Planificacion Turística
Share Embed


Descrição do Produto



Licenciando em Gestão de Mercados Turístico, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane-Universidade Eduardo Mondlane.
Graduado em Guia de Turismo, Instituto Industrial e Comercia de Pemba.
E-mail: [email protected]
Licencianda em Gestão de Mercados Turístico, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane-Universidade Eduardo Mondlane.
E-mail: [email protected]
Licenciando em Gestão de Mercados Turístico, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane-Universidade Eduardo Mondlane.
E-mail: [email protected]
Licencianda em Gestão de Mercados Turístico, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane-Universidade Eduardo Mondlane.
E-mail: [email protected]
Licenciando em Gestão de Mercados Turístico, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane-Universidade Eduardo Mondlane.
E-mail: [email protected]
Comunicação de Dados e Voz
Zona de Influência Pedagógica
Escola Primária Completa
Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane


Diagnóstico de Oferta Turística na Zona Urbana do Município de Inhambane 4

GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS (PLANEAMENTO, MARKETING, DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO).

Tema: Diagnóstico da oferta turística na zona urbana do município de Inhambane
Padiola Francisco Padiola
Rita Vasconcelos Cuna
Sérgio Vicente Mendiate
Telma António Machungo
Traimo Eliseu Daniel
Resumo
O presente artigo intitulado "Diagnostico da Oferta Turística na Zona Urbana do Município de Inhambane", que tem como objectivo central, Diagnosticar a Oferta Turística na Zona Urbana do Município de Inhambane, do modo a avaliar o posicionamento do mercado turístico perante a concorrência. Teve como metodologia, a revisão bibliográfica, realização do trabalho no campo, análise, interpretação, organização e processamento de dados colectados na área em estudo. Desse modo, constatou-se que a zona urbana do município de Inhambane é um dos pontos mais importantes para a captação dos turistas nacionais assim como estrangeiros, existe uma diversidade de recursos que motiva a chegada de grande massa de visitantes que pretendem vivenciar momentos de lazer e desconcentração. O turismo é um dos sectores económico que mais contribui para o desenvolvimento local, sendo assim, é necessário que se faça uma avaliação dos factores internos e externos da oferta turística existente na zona urbana do município de Inhambane, de forma a permitir a percepção da existência ou não do potencial turístico capaz de satisfazer a demanda turística.
Palavras-chave: Diagnóstico, oferta turística, zona urbana de município de Inhambane.
Abstract
This article entitled "Diagnosis of Tourist Offer in Inhambane Municipality Urban Zone" which has as its central objective, Diagnosis in the tourism supply in Inhambane Municipality Urban Zone, the way to assess the positioning of the tourist market on competition. Had the methodology, literature review, realize of field work, data analysis and interpretation, organization and processing of data collected in the study area. Thus, it was found that the urban area of Inhambane municipality is one of the most important points for the capture of domestic tourists as well as foreigners; there is a diversity of resources that motivate the massive arrival of visitors who want to experience leisure time and distress. Tourism is one of the economic sectors that contribute most to local development, so it is necessary to make an assessment of internal and external factors of its existence in the urban area of Inhambane municipality, in order to allow the perception of its potentiality and capacity in satisfying tourism demand.
Keywords: Diagnosis, tourist offer, urban area of the Inhambane municipality.






INTRODUÇÃO
A Zona Urbana do Município de Inhambane é um dos mais importantes pontos de "captação" de turistas, nacionais e internacionais, que o país possui. A sua diversidade de recursos, motiva a chegada de grandes massas de visitantes que almejam vivenciar momentos de lazer e descontracção. Entretanto, uma avaliação do ambiente interno e externo da oferta turística existente na área em estudo, permitirá na percepção da existência ou não do potencial turístico capaz de satisfazer a demanda turística.
O presente trabalho consiste num Diagnóstico da Oferta Turística na Zona Urbana do Município Inhambane, de modo a avaliar o posicionamento do mercado turístico perante a concorrência. Onde fez-se o inventário das infra-estruturas básicas e especificas existentes na região em estudo. Este estudo é relevante no momento em que preocupa-se em demonstrar até que ponto a oferta turística pode atender com a demanda turística na zona urbana do município de Inhambane, qual a capacidade de satisfação das necessidades dos turistas que visitam este destino e como potenciar os recursos históricos culturais para atrair mais turistas nesta área em estudo.
Para além da introdução e conclusão, o trabalho é composto por duas partes, a primeira parte faz-se um estudo em termos das infra-estruturas de apoio de turismo na área de estudo, por fim a segunda e a última parte, refere-se a apresentação relativamente ao turismo na área em estudo, onde apresenta informações relativamente ao objectivo principal do tema.







INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO DE TURISMO NA ZONA URBANA DO MUNICIPIO DE INHAMBANE
Sistema de Transporte
Segundo Neto citado por Azevedo (2009) O Município de Inhambane conta com três tipos de vias terrestres, nomeadamente, nacionais, urbanas e outras; as primeiras são geridas pela Administração Nacional das Estradas (ANE) e as restantes são geridas pelo município de Inhambane. A mesma fonte acrescenta que as condições das maiores parte da via são precárias, exceptuando uma pequena parte da zona urbana do município de Inhambane e que não há dados da extensão de cada uma das vias existentes.
A área em estudo pode ser acedida através de via terrestre pela estrada nacional nº 259, da via marítima partindo da cidade de Maxixe entre outros pontos que interligam com a baia de Inhambane. Quanto aos meios de transporte, pode se verificar um conjunto de automóveis de aluguer entre táxi, motociclos vulgo "tchopela" e transportes de passageiros semi-colectivos "chapas", mas estes transportes vulgo chapas fazem rota zona urbana para outros bairros semi-urbanos e rurais vice-versa, também, pode-se encontrar o transporte marítimo, fazendo rota cidade de Inhambane-Maxixe e vice-versa.
Sistema Energético
O sistema de energia utilizado na Zona Urbana do Município de Inhambane é gerido por uma empresa estatal, a Electricidade de Moçambique (EDM), a fonte de obtenção desta é a barragem de Cahora-Bassa por meio da linha de Infulene em Maputo; na zona urbana do município de Inhambane, existe uma subestação que transforma a energia de 33KV para 6.6KV (linha de media tensão) que alimenta os postos de transformação de toda área urbana.
Sistema de Comunicação
Em termos de comunicação na zona urbana do município de Inhambane, registam-se: a telefonia fixa, serviços de fax e internet operados pela empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), a telefonia móvel operadas pela empresa Moçambique Celular, MOVITEL e Vodacom (Voice and Data Comunication); serviços de correios operados pela empresa Correios de Moçambique e serviços de Rádio e Televisão, operados pela Rádio Moçambique (RM), Televisão de Moçambique (TVM), Soico Televisão (STV) e Televisão Mira-Mar, respectivamente.
Sistema de Saneamento Básico
O sistema de saneamento básico na zona urbana do município Inhambane, é dividido pelo subsistema de drenagem, subsistema de maneio de resíduos sólidos, subsistema de abastecimento de água e subsistema de esgotos sanitários (NETO, 2009).
Nas bermas das estradas urbanas, em alguns casos é possível ver alguns drenos sem as respectivas tampas de protecção, permitindo desta forma a penetração de lixo que posteriormente provoca entupimento dos mesmos e pondo em risco a circulação de pessoas e veículos, em alguns drenos pode-se notar as suas tampas, estas que foram colocadas pelo Conselho Municipal da Cidade de Inhambane.
Fig. 1: Dreno sem tampa Fig. 2: Dreno com tampa

Fonte: Padiola (2014) Fonte: Padiola (2014)
Segundo Neto citado por Azevedo (2009) o Conselho Municipal da Cidade de Inhambane (CMCI) é a entidade responsável pela gestão de resíduos sólidos municipais, exceptuando os resíduos sólidos hospitalares. É de salientar que na zona urbana do município de Inhambane o serviço de recolha de lixo é feito diariamente, e não existem incineradoras de qualquer tipo de resíduo. O CMCI e a Electricidade de Moçambique (EDM) têm parcerias na cobrança da taxa de lixo que vem nas facturas de luz, todo aquele que possui a energia em sua residência paga uma taxa mensal de lixo que é colectado pela EDM e endereçada ao CMCI.
Sistema de Abastecimento de Água
Na zona urbana do município de Inhambane, o abastecimento de água é gerido pela empresa Fundo de Investimento de Património de Água (FIPAG). Esta empresa está em funcionamento desde o ano de 2004 em substituição da Direcção Nacional das Águas (DNA). Toda zona urbana está conectada por este sistema canalizado. O FIPAG trabalha com o Centro de Higiene Ambiental e Exames Médicos (CHAEM) e a Direcção Provincial de Saúde de Inhambane (DPSI) na analise e controle da qualidade da água diariamente dos pontos mais distantes da rede sendo que; cabe a FIPAG fazer uma análise química diária e a CHAEM fazer análise microbiológica. A água capitada é adicionada o cloro para a purificação (MELANIE, 2009).
Educação
Em termos de rede escolar na zona urbana do município de Inhambane, pode-se verificar, desde o ensino primário até ao superior, na zona urbana existem sete estabelecimentos de ensino, sendo que dois leccionam o nível básico incluindo o primeiro e o segundo grau, dois destes são do nível secundário incluindo o primeiro e o segundo ciclo, uma escola técnica e duas universidades, conforme ilustra a tabela 1.
Tabela 1: Estabelecimento de ensino localizados na zona urbana do município de Inhambane
ENSINO BÁSICO
Grupo
Nível

ZIP-A
EPC III Congresso

EPC 7 de Abril
ENSINO SECUNDÁRIO
Emília Daússe
3 de Fevereiro
ESCOLA TÉCNICA
Escola
Especialização
Escola Industrial e Comercial Eduardo Mondlane
Serralharia Mecânica

Eletricidade

Contabilidade (Diurno/Nocturno)

Hotelaria e Turismo
ENSINO SUPERIOR
Universidade/Escola
Especialização/Curso


Universidade Mussa Bin Bique
Direito

Ciências Agrária

Gestão

Contabilidade

Contabilidade e Auditoria

ESHTI
Turismo

Gestão Hoteleira

Gestão
Fonte: adaptado por Padiola (2014)
Saúde
Na zona urbana do município de Inhambane encontra-se um Centro de Saúde que é da tutela da Direcção de Saúde da Cidade de Inhambane (DSCI) e um Hospital Provincial que é da tutela da Direcção Provincial de Saúde de Inhambane (DPSI). O centro de saúde urbano oferece serviços de Medicina Geral, Saúde Materno Infantil e serviços de estomatologia. O Hospital Provincial de Inhambane possui serviços de oftalmologia, ginecologia, maternidade, pediatria, medicina, cirurgia, ortopedia, bancos de socorros e ambulatórios (DSCI, 2009).




Fig. 3: Centro de Saúde Urbano
Fonte: Padiola (2014).
TURISMO NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE INHAMBANE
O turismo é um dos sectores que mais contribui para o desenvolvimento socioeconómico na zona urbana do município de Inhambane, mesmo com o desconhecimento do número dos turistas que visitam este destino. Verificou-se um grande crescimento de redes de alojamento e restauração, tentando de certa forma atender com a demanda turística do destino, nota-se também um elevado investimento no sector de turismo. A infra-estrutura turística na zona urbana do município de Inhambane é constituída pela combinação das infra-estruturas básica, de acesso, específica e de apoio ao turismo.
De acordo com os dados colectados na Direcção Provincial de Turismo de Inhambane (DPTURI), a zona urbana do município de Inhambane, possui 8 unidades de alojamento, 15 estabelecimentos de alimentação e bebidas, uma discoteca, uma agência de viagens, uma sala de cinema, uma sala de teatro, um rent-a-car e um conjunto de edificações histórico-culturais de interesse ao turismo.






Tabela 2: Registo de Alojamentos Localizados na Zona Urbana do Município Inhambane

Designação
Localização
Proponente
NQ
NC
Categoria
Class.
Volume de Investimento
H
M
Contacto
1
Hotel Inhambane
C.Inhambane
Afssa Vina Bifal
35
62
Hotel

5.000.000,00Mt
23
8
845424343
2
Hotel Casa do Capitão
C.Inhambane
Jorge Guimarães
24
48
Hotel

5.000.000,00USD
21
10
828168070
3
Guest House Sudeisse
C.Inhambane
Danilo Natú
12
16
----------------------------
Única
350.000,00Mt
2
3
828135270
4
Casa Jesen, lda
C.Inhambane
Lurdes José Chinze
5
5
--------------
Única
4.000.000,00Mt
4
2
822887625
5
Janie (PTY)
C.Inhambane
Sitoe
13
26
Pensão
--------
700.000,00USD
5
2
825210438
6
Pachiça Tourist Lodge, lda
C.Inhambane
Sintia Augusto
6
21
Hotel Residencial
------------------------
---------------------------------------------------------------
7
10
825698111
7
Hotel Residencial JK
C.Inhambane
Raquel Vaz
5
5
Hotel

---------------------
3
4
825276667
8
Africa Tropical
C.Inhambane
Mário Albuquerque
8
8
Pensão
--------
3.000.000,00Mt
7
5
-------------
Fonte: Direcção Provincial de Turismo de Inhambane-DPTURI (2014)
Legenda: NQ: Número de Quartos; Class: Classificação; NC: Número de Camas; H: Número de Trabalhadores Homens; M: Número de Trabalhadores Mulheres.
Tabela 3: Registo de Restaurantes, Bar e Discoteca Localizados na Zona Urbana do Município de Inhambane

Designação
Localização
Proponente
Categoria
Class
Volume de Investimento
H
M
Contacto
1
Discoteca Ti-Jamú
C. Inhambane
------------------------
Snake-bar

2.500.000,00Mt
8
4
828171550
2
Restaurante Clube Commadoro
C. Inhambane
Jorge Guimarães
Restaurante
--------------
--------------------------------------------
13
9
828168070
3
Kelvin Serviços
Rua da OJM
Luís Paulino
Restaurante
-------
----------------------
4
4
825222792
4
Lanchonete
C. Inhambane
Dino Jaime
Boutequim
-------
----------------------
2
4
822628797
5
Take-Way 24 Horas
C.Inhambane
Júlio Samuel
Take-Way
-------
----------------------
1
1
828224589
6
Vasco Da Gama
C. Inhambane
Nélio de Cunha
Restaurante
------
----------------------


845150276
7
Bar do Aeroporto dec I'bane
Bairro Aeroporto
Rivaldo Francisco
Bar
--------------
-------------------------------------------
1
2
825176431
8
Sociedade Coco Rico
C. Inhambane
Cláudio
Restaurante
-------
80.000,00 Euros
7
4
845631260
9
XIMA
C. Inhambane
Gilberto Caldas
Restaurante

1.500.000,00Mt
2
5
826691402
10
Ponto Final
C. Inhambane
José da Cunha
Restaurante


12
0
828358280
11
Centro Social Ngoma
C. Inhambane
Ricardo Candidato
Bar
-------

0
2
844194508
12
Xikengelo Cyber Café
C. Inhambane
Atílio Carlos
Bar
-------
850.000,00Mt
3
2
844142000
13
Centro Social da OCRM
C. Inhambane
----------------------
---------------------
-------
----------------------
----
--
--------------
14
Restaurante Ferroviário
Av. Eduardo Mondlane
Delfina António
Restaurante

-------------------------------------------
1
5
825158947
15
Take-Way Canto Aberto
Av. Eduardo Mondlane
Bardrudine Abdul
Restaurante
C
60.000,00Mt
1
0
824447630
16
Tia Adélia
Av. Eduardo Mondlane
Jaime Júlio
Bar
B
--------------------------------------------
1
1
826267233
Fonte: Direcção Provincial de Turismo de Inhambane-DPTURI (2014)
Legenda:
H: Número de Trabalhadores Homens Class: Classificação
M: Número de Trabalhadores Mulheres
Tabela 4: Registo de Estabelecimentos de Restaurantes e Bar Localizados na Zona Urbana do Município de Inhambane

Designação
Localização
Proponente
Categoria
Class.
Volume de Investimento
H
M
Contacto
1
Bistro Pescador
Av. 3 de Fevereiro
Nurja
Snack-bar
------
--------------------
7
7
842510911
2
Nhama's Bar
C. Inhambane
Lionel Xavier
Bar
-------
--------------------
10
1
823148604
3
Verdinhos
Av. Acordos de Lusaka
Barry Vander Mass
Restaurante
-------
--------------------
4
4
--------------
4
Restaurante Poubly Maçaroca
Av. Acordos de Lusaka
Clara Cabire
Restaurante

--------------------
1
5
29320489
5
Está Bom, Lda
Av. Da Independência
Francois
Restaurante
-------
---------------------
3
2
847365840
6
Explanada Paizinho
Bairro Chalambe 1
Jado Chibebe
Restaurante
Única
500.000,00Mt
3
5
825699962
7
Snack Bar Ribatejano
C. Inhambane
Joaquim Inácio
Restaurante
Única
---------------------
2
5
822935512
Fonte: Padiola, Telma e Rita (2014)
Legenda:
H: Número de Trabalhadores Homens
M: Número de Trabalhadores Mulheres
Class: Classificação
Áreas de Valor Histórico-Cultural de Interesse Turístico
Segundo Nhavene citado por Azevedo (2009) a zona urbana do município de Inhambane é rica em edifícios históricos que marcaram o trajecto histórico do município de Inhambane e do país em geral. A zona urbana do município de Inhambane é considerado um património histórico de Moçambique segundo a Direcção Nacional da Cultura-DNC (2009) é possível encontrar na zona urbana do município de Inhambane edificações que marcam diversos períodos da história moçambicana, conforme ilustra a tabela 2.
Tabela 2: Edifícios históricos localizados na zona urbana
Nome de Monumentos
Ano de Construção
Pórtico das Deportações
1910-1922
Edifício dos Correios
1811
Antigo Mercado
Sd.
Antigo Hotel Inhambane
1908
Mesquita Velha
1840
Igreja Nossa Senhora de Conceição
1885
Casa Oswald Hoffmann
1890
Fonte: AZEVEDO (2009)
Matriz de Analise SWOT para o Desenvolvimento de Turismo na Zona Urbana do Municípios de Inhambane
FACTORES INTERNOS
FORÇAS
FRAQUEZAS
Existência de órgãos públicos e privados que lidam com a questão de turismo na zona urbana do município de Inhambane;
Rede diversificada e abrangente de ensino;
Diversidade de sectores económicos;
Actividades geradoras de renda e emprego;
Existência de infra-estrutura de transporte e comunicação;
Abrangência de rede sanitária na zona urbana do município de Inhambane;
Existência de segurança pública;
Existência de áreas histórico-culturais;
Existência de uma gastronomia típica da região;
Existência de danças típicas da região que servem de atractivos turísticos.
Alta densidade populacional;
Fraca capacidade institucional por parte do município para controlar e monitorar a oferta turística;
Inexistências de campanhas do uso sustentável de energia eléctrica e de incentivo ao uso de fontes alternativas de energia;
Inexistência de campanhas de saneamento básico regulares e abrangentes.
FACTORES EXTERNOS
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
Temperatura favorável para a prática e desenvolvimento do turismo;
Existência de zona costeira com mar e com potencial para a prática de diversas actividades de lazer;
Uso da internet como forma de divulgação da oferta turística existente na zona urbana do município de Inhambane.

Construções de habitações em locais de risco;
Perda de identidade cultural pelo crescimento da actividade turística;
Falta de incentivos municipais e de alocação de recursos para a realização da actividade de marketing e de atracção de investidores na zona urbana;
O conflito político militar no país ameaça o desenvolvimento do turismo em todo o país em geral e em particular o turismo urbano do município de Inhambane.
Fonte: Adaptado por Padiola (2014)





CONCLUSÃO
Um dos mais importantes elementos, senão o mais importante que garantem a sobrevivência e a qualidade de um destino turístico é a existência de infra-estrutura básica, que geralmente é de obrigação estatal a sua implantação e manutenção. A existência de vias de comunicação, do saneamento do meio, da educação, de água, de energia, dentre outros elementos que compõe a infra-estrutura básica, contribuem para que um destino se torne mais competitivo em relação a outros e consequentemente contribui para a prosperidade sócio-econômica e ambiental de todos intervenientes do sector turístico.
Apesar de não existirem especificações em relação ao número de turistas que praticam as suas actividades turísticas na zona urbana do município de Inhambane e a quantidade de pessoas que emprega, este é um dos sectores económicos que mais contribui para o desenvolvimento económico da zona urbana. Também tem se notado um elevado investimento no sector de turismo, verificou-se um crescimento na sua rede de alojamento e restauração nos últimos anos.
Deste modo a pesquisa considera que, a infra-estrutura turística da zona urbana do município de Inhambane contribui para o aumento progressivo da oferta de turistas nesta zona e consequentemente a permanência dos turistas por um período relativamente longo do mesmo destino.








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
AZEVEDO, Helsio (2009). Modelo de Diagnostico Ambiental para Elaboração do Plano Ambiental do Município de Inhambane em Moçambique. Brasília.
BENI, Mário Carlos (2002). Analise Estrutural de Turismo. 7ª ed, São Paulo: Senac.
BOITEUX, Bayard e WERNER, Maurício (2002). Promoção Entretenimento e Planeamento Turístico. 2ª ed. São Paulo. Aleph-Serie Turismo.
DENCKER, Ada F. M. (2002). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. 6ª ed. São Paulo: Futura.
PETROCCHI, Mário (2002). Turismo: Planeamento e Gestão. 6ª ed. São Paulo: Futura.
RUSCHMAN, Doris (2004). Turismo e Planeamento Sustentável. Protecção do Meio Ambiente. 11ª ed. São Paulo: Papirus.







Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.