DIREÇÃO SEGURA POR MODELAGEM FUZZY

May 22, 2017 | Autor: P. Eduardo Sampai... | Categoria: Control Systems Engineering, Fuzzy Logic, Fuzzy Logic Control, Control Systems, Fuzzy Control
Share Embed


Descrição do Produto

DIREÇÃO SEGURA POR MODELAGEM FUZZY UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Sistema de Controle Fuzzy Paulo Eduardo Sampaio Monteiro RA: 1489631 Ponta Grossa, 8 de setembro de 2016

Situação 1 Você está dirigindo um carro A em uma rodovia. Você quer manter uma distância segura em relação ao carro B a sua frente (Figura 1). Projete (simplificado) um sistema de lógica fuzzy que satisfaça os requisitos. Proceda da seguinte forma : • Determinar as variáveis requisitadas fuzzy (entrada/saída) e suas variações; • Estabeleça as regras base; • Usar a lógica fuzzy para conferir a funcionalidade das regras bases.

Figura 2: FIS Editor

Figura 1: Carros na rodovia

Abrindo o FIS Editor (Figura 2) e fazendo as devidas manipulações, expostas nas Figuras 3 e 4. Figura 3: Parâmetros distância Há 5 diferentes parâmetros para a distância e velocidade. Sendo para distância: Muito perto, Após definido os parâmetros elaboramos as perto, médio, longe e muito longe. E para a velocidade : Muito alta, alta, média, baixa e regras que regem as intersecções (Figura 5). Assim : muito baixa. 1

Figura 4: Parâmetros velocidade

Figura 6: Sistema fuzzy

• Se a distância é muito perto, então a velocidade é muito baixa (VL).

Situação 2

• Se a distância é perto, então a velocidade Agora com a adição da velocidade relativa dos veículos ao sistema, corrija o sistema fuzzy ané baixa (L). terior (Figura 7). • Se a distância é média, então a velocidade é média (A). • Se a distância é longe, então a velocidade é alta (F). • Se a distância é muito longe, então a velocidade é muito alta (VF).

Figura 7: Carros com velocidade relativa Novamente com o FIS Editor (Figura 8), porém agora com uma outra entrada - velocidade relativa, e fazendo as devidas edições nos parâmetros de entrada exposta na Figura 9.

Figura 5: Regras Pela Figura 6 observamos as interações das regras e com a lógica fuzzy a saída correspondente.

Figura 8: FIS Editor 2

Com uma nova entrada no sistema, surgem mais regras que as regem para determinadas saídas. No total foram 25 regras que envolvem as entradas distância e velocidade relativa com a saída velocidade (Figura 10).

um tanto grande, mas necessárias. Pelo conhecimento empírico pode-se avaliar como satisfatória a saída. O sistema fuzzy nesse caso é considerado confiável pois com análises caso a caso o sistema tem respostas que são afirmadas fazendo-se um paralelo com a realidade.

Figura 9: Entrada velocidade relativa

Figura 11: Sistema fuzzy

Figura 10: Regras Pela Figura 11 observamos as interações das regras com as duas entradas (distância e velocidade relativa) e com a lógica fuzzy a saída correspondente. Pelo fato de ter interações de duas entradas com 5 parâmetros cada, o número de regras é 3

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.