Dissertação 2011 - Jardel Camilo do Carmo Monteiro - INFLUÊNCIA DO ACRÉSCIMO DE CLORETO DE CÁLCIO E CLOREXIDINA NAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO MTA-ANGELUS

May 29, 2017 | Autor: M. Estácio | Categoria: Endodontics
Share Embed


Descrição do Produto

JARDEL CAMILO DO CARMO MONTEIRO

Influência do acréscimo de cloreto de cálcio e clorexidina nas propriedades físico-químicas do MTAAngelus

2011

i

JARDEL CAMILO DO CARMO MONTEIRO

Influência do acréscimo de cloreto de cálcio e clorexidina nas propriedades físicoquímicas do MTA-Angelus

Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Estácio de Sá, visando à obtenção do grau de Mestre em Odontologia (Endodontia).

Orientadores: Prof. Dr. Milton Carlos Kuga Prof. Dr. José Freitas Siqueira Júnior

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ RIO DE JANEIRO 2010

ii

Agradecimentos A Deus que é soberano, sem ele nada é possível.

A meus pais, Genaro e Maria das Graças, por abrirem mão dos próprios sonhos, para dar suporte e realizar os nossos e por me darem a base que solidifica meu caráter e a coragem em nunca desistir. Essa conquista é mais de vocês do que minha.

A meus irmãos, Sebastião e Jean, por eu poder contar sempre com vocês e obrigado pela amizade verdadeira e sincera. Essa amizade e esse companheirismo são muito importantes para mim.

A minha esposa Jacqueline, pela força e apoio nesse desafio que hoje estou concluindo. Foram dois anos em que você supria minha ausência com as crianças, com a casa, consultório, de forma tão eficiente que só veio a confirmar a mulher maravilhosa que eu escolhi para mim, te amo.

A meus filhos Davi e Isadora, que são hoje a razão da minha vida. Nesse período meu pequeno botafoguense já sofria com a ausência do pai, e sempre falava papai volta logo. Já minha princesinha chegou no meio do mestrado, justamente no mês da tão temida “Biologia Endodôntica”, mas que presente e ela desde bebezinho já ficava com um pouco da minha ausência.Que crianças lindas, papai ama vocês e vocês fazem parte da realização deste sonho.

iii

A família da minha esposa (Carlinhos, Aldelúcia, Giselle, Antonio, Diogo), pelo suporte dado, principalmente a Jacqueline e as crianças.

Ao Papagaio, Camila e Olívia, também ao Cláudio, Kristine e Bernardo pela hospedagem e o carinho que sempre me acolhiam, fazendo com que eu me sentisse em casa.

Ao Kuga, meu orientador e grande incentivador, a pessoa que acreditou em mim e em meu trabalho me dando oportunidades. Ele certamente é um dos grandes responsáveis por eu estar aqui hoje, sem ele isso não seria possível. Nossa amizade hoje está acima do profissional, te considero um amigo de verdade. A você Kuga minha eterna gratidão e pode sempre contar com esse seu amigo.

Ao professor Siqueira, meu orientador, muito obrigado por estar sempre disponível quando eu solicitava e de certa forma com muito carinho. Pode ter certeza que você ajudou muito na formação dos meus conceitos, que hoje fazem uma diferença muito grande na minha vida profissional. Tenho uma consideração muito grande por você e admiro muito sua história. Obrigado e parabéns pela excelência profissional.

A Angélica, que pessoa maravilhosa, sempre amiga e prestativa nos acolhendo sempre com muito carinho, muito obrigado por tudo.

A toda equipe de professores do PPGO e, diga-se de passagem, que equipe, muito eficiente e competente, como vocês contribuíram. Um agradecimento especial aos professores Júlio e Flávio. iv

Aos colegas de turma (inclui-se Márcia e Bernardo) pelas novas amizades e a Mariana que já era uma amiga especial, pela boa convivência durante esses dois anos. Foi bom viver essa experiência com vocês. A Márcia em especial pela ajuda na formatação deste trabalho.

Aos professores Marco Antonio Húngaro Duarte, Marilia Afonso Rabelo Buzalaf, Larissa Tercilia Grizzo e Gisele Faria, pelo auxílio na parte experimental do nosso estudo.

Ao Rogério e a toda equipe de odontologia do SESI, que sempre deram cobertura durante minhas ausências ao longo do curso.

v

ÍNDICE

Pág. RESUMO ...........................................................................................................vii ABSTRACT ........................................................................................................ix INTRODUÇÃO ...................................................................................................1 PROPOSIÇÃO ..................................................................................................9 MATERIAIS E MÉTODOS.................................................................................10 RESULTADOS...................................................................................................16 A) Análise de pH..........................................................................................16 B) Dosagem de cálcio..................................................................................24 C) Adaptação marginal................................................................................31 DISCUSSÃO .....................................................................................................38 CONCLUSÃO ....................................................................................................47 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................48

vi

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar se o acréscimo ao Agregado de Trióxido Mineral (MTA) de substâncias como a clorexidina (CHX) a 2% e o cloreto de cálcio (CC) a 5%, com a finalidade de melhorar suas características antimicrobianas e diminuir o tempo de presa, causam alterações significativas em outras propriedades do material. Foram avaliados neste estudo, a adaptação marginal do material retro-obturador às paredes dentinárias e também o pH e a liberação de íons cálcio das misturas. Noventa dentes humanos extraídos com canais obturados foram apicetomizados a 3 mm do ápice radicular e retro-preparados com pontas de ultrassom, com 3 mm de profundidade. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 6 grupos com 15 espécimes cada. Os grupos foram MTA Branco e Cinza, manipulados com água destilada, CHX ou CHX/CC. Os materiais foram inseridos nas cavidades retro-preparadas com o auxílio de um microscópio óptico. Na análise por estereomicroscópio com aumento de 50× não foi visualizada qualquer desadaptação dos materiais analisados às paredes dentinárias. Em relação ao pH, nos períodos de 24 horas e 7 dias não houve diferenças significantes entre os grupos experimentais. Com 14 dias, o MTA cinza com CHX/CC apresentou pH significativamente maior (p
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.