Dissertação 2013 - Sabrina De Castro Brasil - AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA INFLUÊNCIA DA OSTEOPOROSE NA EVOLUÇÃO DE LESÕES PERIRRADICULARES EM RATAS

May 29, 2017 | Autor: M. Estácio | Categoria: Endodontics
Share Embed


Descrição do Produto

SABRINA DE CASTRO BRASIL ª

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA INFLUÊNCIA DA OSTEOPOROSE NA EVOLUÇÃO DE LESÕES PERIRRADICULARES EM RATAS

2013

i

2011

SABRINA DE CASTRO BRASIL

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA INFLUÊNCIA DA OSTEOPOROSE NA EVOLUÇÃO DE LESÕES PERIRRADICULARES EM RATAS

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estácio de Sá visando a obtenção do grau de Mestre em Odontologia (Endodontia).

Orientadoras: Prof.ª Dra. Luciana Armada Dias Prof.ª Dra. Rachel Moreira Moraes dos Santos

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ RIO DE JANEIRO 2013

ii

Dedicatória À Deus, que me conduz e fortalece a cada dia. Ao meu amado filho Rafael, que mesmo sem entender direito o que estava acontecendo, me renovou a cada dia desta trajetória com muito amor e alegria. À minha mãe Celi, por ter vivido cada fase de forma companheira e por ter sido tão ajudadora em todo tempo. À minha irmã Paula pelo incentivo, amizade, apoio e por ser um exemplo profissional em minha vida.

iii

AGRADECIMENTOS

À Prof.ª Dra. Luciana Armada Dias, a quem tenho grande respeito e admiração, pela orientação, amizade, incentivo e por ter acreditado em mim para a realização deste trabalho. Sua competência e dedicação foram e sempre serão motivadores essenciais em minha vida. À Prof.ª Dra. Rachel Moreira dos Santos Morais pela orientação, paciência, apoio, amizade, e por ter me recebido com tanto carinho nas instalações da Universidade Federal Fluminense. Sua humildade, seriedade e habilidade foram e serão inspiradores. Obrigada por me ajudar a acreditar que seria possível. Ao coordenador do PPGO, Prof. Dr. José Freitas Siqueira Júnior, a quem tenho a honra de ter conhecido e a gratidão por ter depositado confiança em mim para a execução deste trabalho. Aos meus pais pelo apoio emocional em todo o tempo, por me incentivarem durante toda a minha trajetória profissional e por terem me ensinado valores indispensáveis para a execução de tarefas aparentemente impossíveis. Ao meu filho Rafael pela compreensão, carinho e amor, que funcionaram como combustível para a conclusão desta etapa da minha vida. À minha irmã Paula, pelo apoio emocional, amizade, pelas palavras de incentivo e motivação. Ao Luciano, meu companheiro e amigo pelo incansável apoio emocional e profissional. Aos brilhantes professores que compõem o PPGO da UNESA, pois todos contribuíram grandemente em minha vida com seus ensinamentos. Ao Prof. Dr. Flávio Ferreira Alves, por ter acreditado em mim e me incentivado a ingressar no PPGO. Agradeço por sua contagiante motivação e dedicação. Aos professores Prof. Dr. Fábio Vidal, pelas brilhantes considerações na etapa de qualificação, ao Prof. Dr. José Cláudio Provenzano pelo incentivo e palavras motivadoras e a Prof. Dra. Mônica Schultz Neves, a quem tenho grande carinho, gratidão e admiração por sua excelência clínica. Ao Prof. Dr. Fábio Ramôa Pires, pelas brilhantes considerações na qualificação, pela contribuição para a realização da análise morfológica e nas etapas de inclusão e cortes histológicos.

iv

À equipe técnica do laboratório de Patologia da UERJ pelo auxílio nas etapas de inclusão, cortes histológicos e confecção das lâminas. Ao Renan de Souza Lima, médico veterinário, pela parceria no trato com os animais em todo o experimento, principalmente nas etapas de ovariectomia, desenvolvimento de lesão perirradicular e sacrifício. À secretária Angélica Pedrosa pelo imenso carinho, apoio e amizade. À minha ASB e amiga Rosilene Santos pela compreensão, amizade e parceria. Às minhas amigas de trabalho, Dras. Benícia Bizzo, Priscila Nielle e Danielle Torres pelo incentivo, paciência, carinho e acima de tudo pela grande amizade. À equipe da Universidade Federal Fluminense, em especial a técnica Arlete pela presteza e auxílio nas etapas de descalcificação e inclusão, a aluna de iniciação científica Roberta pelo auxílio com os animais e companhia nas leituras de lâminas durante a citologia e ao bioterista Redinei pelo auxílio no cuidado com os animais. À equipe técnica do laboratório de Patologia da UERJ pelo auxílio nas etapas de inclusão, cortes histológicos e confecção das lâminas. À equipe da Clínica CIROD Radiologia Oral, que permitiram a realização das radiografias digitais em todas as fases experimentais. Aos colegas de turma Adirson Jorge e Helena Baruffaldi pelo carinho e amizade em todo o decorrer do curso, e aos demais colegas do Mestrado e Doutorado pela amizade e companheirismo em especial Natasha Ajuz, Camila Arão, Fábio Barcelos, Cintia Bueno e Renata Val.

v

ÍNDICE

Página

RESUMO..............................................................................................................

vii

ABSTRACT...........................................................................................................

viii

LISTA DE FIGURAS.............................................................................................

ix

LISTA DE TABELAS.............................................................................................

xi

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS................................................................

xii

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................

01

2. REVISÃO DE LITERATURA.....................................................................

03

3. JUSTIFICATIVA........................................................................................

27

4. HIPÓTESE................................................................................................

28

5. PROPOSIÇÃO..........................................................................................

29

6. MATERIAIS E MÉTODOS........................................................................

30

7. RESULTADOS..........................................................................................

35

8. DISCUSSÃO.............................................................................................

43

9. CONCLUSÕES.........................................................................................

50

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................

51

11. ANEXO.....................................................................................................

62

vi

RESUMO

Objetivo: Avaliar os efeitos da osteoporose na evolução da lesão perirradicular. Métodos: Foram utilizadas ratas Wistar (n=24), isogênicas e virgens, com 3 meses de idade, previamente avaliadas por citologia vaginal. Metade dos animais foi ovariectomizada (OVX) e a outra metade foi pseudo-operada (C). Após 150 dias de castração foi estimulado o desenvolvimento de lesão perirradicular através da exposição pulpar dos primeiros molares inferiores esquerdos. A massa corporal foi verificada semanalmente. Ao final dos períodos experimentais (21 e 40 dias de lesão) os animais foram sacrificados, o sangue foi coletado para análise de fosfatase alcalina, cálcio e fósforo e as mandíbulas foram excisadas e radiografadas. Resultados: A deficiência estrogênica resultou em ganho de massa corporal significantemente maior (p < 0.01) em OVX 40 dias quando comparado ao C 40 dias. Esta diferença não foi observada no experimento de 21 dias. Os níveis séricos de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina não apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre OVX e C (21 e 40 dias). As lesões perirradiculares avaliadas radiograficamente foram significativamente maiores no grupo OVX 40 quando comparado a C 40 (p
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.