DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS FRESCAS Um Approach das Cadeias Alimentar

May 31, 2017 | Autor: I. Guedes Alcoforado | Categoria: Cadeia De Suprimentos, Logística
Share Embed


Descrição do Produto

DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS FRESCAS Um Approach das Cadeias Alimentar

Os múltiplos canais de distribuição das frutas em Salvador (feiras livres, supermercados e barracas) com diferentes preços evidencia uma questão econômica de grande relevância, já que a cadeia logística longa que tem sua ponta varejista comandada pelos Supermercados opera com um preço final mais elevado que a cadeia logística curta que tem sua ponta varejista nas nas "barracas", evidenciando que "tamanho não é documento."

O fato é alvisareiro do ponto de vista do policy maker, já que por meio de uma politica focada na "cadeia curta" que tem sua ponta nas barracas podemos ampliar a cobertura da oferta desse alimento essencial, por meio de um modelo de negócio intensivo em mão de obra, o que não o impede de ser competitivo tanto no preço como na qualidade do seu produto com a "cadeia longa" que sua ponta nos Supermercados. Ou seja, as economias de escala no varejo, não são suficientes para compensar as deseconomias de escala logística.

Em função disto, a relevância desta questão é evidenciada quando a posicionamos no contexto do debate logísticos que tem como referência as cadeias alimentares: curtas e longas, as quais são associadas a diferentes modelos de negócios, o que evidencia a centralidade dos custos logísticos na distribuição dos alimentos em natura e, dos produtos frigorificados.

O texto abaixo, reflete este debate tendo como referencia ao preço na ponta varejistas de algumas cadeias alimentar nos EUA, onde este debate se encontra no topo da agenda e perpassa varias campos da economia (e de disciplinas conexas) aplicada, tendo em conta a associação das cadeias logísticas como distintos modelos de negócios estratégias de desenvolvimento, ora focada no setor, ora focada no território.

A necessidade de internalização deste debate deve-se ao fato de uma limitada rede de distribuição de frutas nos bairros populares, as qual deve ser objeto de uma política pública que assegure sua expansão, ampliando as oportunidades de negócios intensivos em mão de obra.

BIBLIOGRAFIA

Natalie H. Valpiani*, Parke E. Wilde, Beatrice L. Rogers, and Hayden G. Stewart, Price Differences across Farmers’ Markets, Roadside Stands, and Supermarkets in Applied Economic Perspectives and Policy (2016) volume 38, number 2, pp. 276– 291.

Jairo Oliveira

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.