Distribuição geográfica das espécies de macaco-prego Cebus nigritus (Goldfuss, 1809) e Cebus libidinosus Spix, 1823 (Primates: Cebidae) no Estado de São Paulo

July 19, 2017 | Autor: Fabio Nascimento | Categoria: Primates
Share Embed


Descrição do Produto

Distribuição geográfica das espécies de macaco-prego Cebus nig ritus (Goldfuss, 1809) e Cebus libidinosus Spix, 1823 (Primates: Cebidae) no Estado de São Paulo de Aquino CC¹ , Nascimento FO¹, Alves TF¹ ¹Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Introdução O gênero Cebus foi revisto mais recentemente por Silva Júnior (2001), que reconheceu 11 espécies válidas no Brasil, das quais C. nigritus foi considerada a única espécie com ocorrência no Estado de São Paulo. O grupo possui grande polimorfismo, e os principais caracteres diagnósticos são de efeito visual. O estudo da coleção de primatas de São Paulo depositados na coleção de mamíferos do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) permitiu o reconhecimento de mais de uma espécie com ocorrência no Estado, e assim o objetivo deste trabalho é descrever a variação das amostras estudadas e identificar quais as espécies de Cebus ocorrem no Estado de São Paulo.

Das16 localidades georreferenciadas no Estado de São Paulo (Figura 2). M1 foi observado principalmente na região leste do Estado, e M2 desde a região leste até extremo oeste, abaixo da margem esquerda do rio Tietê ao longo do Estado, sendo que na região leste também foi observado acima da margem direita deste rio. M3 e M4 foram observados apenas acima da margem direita do rio Tietê. O M3 em Franca e Anhembi (Fazenda Barreiro Rico), e o M4 em Franca e Planalto (antiga Avanhandava (São Jerônimo).

Há uma lacuna na amostra entre os rio Tietê e Pardo (figura 2), um maior conhecimento dessa área poderia colaborar com este estudo. Concordamos Objetivos com Silva Júnior (2001) que seja possível existirem híbridos dessas duas Nosso objetivo é analisar a coleção de Cebus do Estado de São Paulo espécies, por serem aparentadas e terem distribuição contígua. depositada no MZUSP e verificar a variação morfológica das amostras, a fim de determinar se existem duas espécies do gênero no Estado, apresentando como elas se distribuem.

Metodologia Analisamos um total de 114 espécimes do gênero Cebus, sendo 94 de São Paulo e 20 de Estados próximos (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás) para comparação. A análise da morfologia externa foi baseada em Silva Júnior (2001). As 10 medidas cranianas utilizadas para Cebus foram baseadas em Vivo (2001). Realizamos uma análise multivariada (função discriminante) para investigar a natureza das variações nas dimensões cranianas, para isso foram utilizados os crânios dos espécimes que possuíam também as peles. Para a confecção do mapa foi utilizado o programa ArcView GIS 9.1.

Resultados A principal característica diagnóstica utilizada para separar os grupos de Cebus de São Paulo foi a coloração da pelagem, sendo assim, separamos quatro padrões de coloração diferentes na amostra do Estado, que chamamos de Morfotipos: M1, M2, M3 e M4 (Figura 1). Silva Júnior (2001) diagnosticou C. nigritus com pelagem variando do marrom enegrecido ao preto, com linha dorsal longitudinal difusa sem contraste com as costas. Consideramos M1 e M2 dentro da variação esperada para C. nigritus. Comparamos a coloração de M3 e M4 com os espécimes de C. libidinosus de Goiás e com a diagnose de Silva Júnior (2001), já que a região noroeste de Minas Gerais foi considerada por este autor o limite sul da distribuição desta espécie, próximo ao norte de São Paulo. Consideramos os espécimes MZUSP828, 10342, 2855, 10343 (M3); e MZUSP2925, 794, 2860, 830, 2926, 19624, 2857 (M4), representantes de variações de C. libidinosus que comprovam a ocorrência desta espécie no Estado de São Paulo.

Figura 2. Mapa da distribuição de Cebus nigritus e Cebus libidinosus no Estado de São Paulo.

Figura 3. Gráfico da análise discriminante das medidas cranianas dos espécimes C. nigritus e C. libidinosus do Estado de São Paulo. (F= 5,624; p=0,921; N=18).

A análise discriminante (Figura 3) mostrou que o primeiro fator, geralmente relacionado ao tamanho do crânio, é responsável por 48,8% da variação. Com relação ao primeiro fator discriminante, dois agrupamentos são evidenciados, um deles composto por machos e fêmeas de C. nigritus e fêmeas de C. libidinosus, e um outro grupo, de maior dimensão, composto por machos de C. libidinosus. Em relação ao segundo fator discriminante, geralmente associado à forma do crânio, dois grupos podem ser observados, um deles composto pelos machos de C. nigritus e outro composto pelos demais espécimes amostrados.

Conclusões No Estado de São Paulo ocorrem duas espécies de macaco-prego, C. nigritus e C. libidinosus. A espécie C. libidinosus se distribui na região norte, noroeste e central do Estado, acima da margem direita do rio Tietê. C. nigritus se distribui ao longo da região sul e sudoeste do Estado, abaixo da margem esquerda do rio Tietê, além da região leste do Estado, em toda área litorânea e planície costeira, sendo que nessa região foi observado também acima da margem direita do rio Tietê. Sendo estas duas espécies aparentadas, é necessário que se aprofunde o conhecimento a cerca de possíveis áreas de intergradação, já que consideramos possível que estas espécies hibridizem. Referências bibliográficas

de Vivo (1991), M. 1991. Taxonomia de Callithrix Erxleben, 1777 (Callitrichidae, Primates). Fundação Biodiversitas para Conservação da Diversidade Biológica, Belo Horiznte, Brasil, 105 p. Silva Júnior, J. S. 2001. Especiação nos macacos-prego e caiararas, gênero Cebus Erxleben, 1777 (Primates, Cebidae). Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 377 p. Figura 1. Vista dorsal dos espécimes de Cebus representando os quatro Morfortipos visualizados na amostra do Estado de São Paulo, onde M1 e M2 são representantes das variações da coloração em C. nigritus, e M3 e M4 são representantes das variações da coloração de C. libidinosus

Agradecimentos

Agradecemos ao Profº Dr. Mario de Vivo pelo apoio neste trabalho, à CNPq pelo auxílio financeiro na Iniciação Científica de Carla Aquino e à CAPES no Doutorado de Fabio Nascimento.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.