DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI Reportagem apresentada à disciplina de Éca e Comunicação

May 18, 2017 | Autor: Andreia Santos | Categoria: Jornalismo Online, ONG, Cariri Cearense
Share Embed


Descrição do Produto

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI Reportagem apresentada à disciplina de É ca e Comunicação

EQUIPE: Cecília Sobreira Iúrio Ferreira Maria Andreia Ribamar Moreira

Prof. Alessandro Reinaldo Agradecimentos:

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI

ONG Beatos Casa Museu - Foto do acervo virtual da ONG

Nas palavras de Rosemberg Cariry, o Cariri cearense "é um verde coração no semiárido nordes no". Localizada no sopé da Chapada do Araripe, ― na língua indígena chamado de Lugar das Araras ― a região é conhecida por, desde a sua formação geopolí ca e espacial, manter um fluxo constante de mul dões sertanejas em paus de arara guiadas pela fé e pelo mí co. A herança cons tuída por saberes, valores e costumes expressos por meio de crenças religiosas, culinárias, terapias e medicinas, contos, promessas, festas, artes, folguedos, de inumeráveis o cios e técnicas, em essência, fundamento e alimento dos modos de agir, sen r e pensar do homem, a cultura de tradição de transmissão oral é um componente de decisiva importância para a definição da iden dade de um povo. Em outras palavras, o cineasta con nua: "Pode-se também dizer, usando a licença poé ca, que a chapada do Araripe é uma mulher, simbologia da Deusa-Mãe, com seus seios grandes e fartos, sempre oferecidos em abundância, alimentando com seu leite os áridos sertões do Ceará".

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI

É nesse sen do de resgatar a herança e mantê-la viva que a Base Educacional de Ação e Trabalho de Organização Social, mais conhecida como ONG Beatos, atua na região do Cariri. Criada em 1999 através do es mulo da gestora de cultura Dane de Jade, a Beatos surgiu a par r do encontro e trocas de saberes entre produtores culturais, mestres de tradição oral e ar stas interessados em formar uma associação que pudesse atuar como o beato do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, através do afeto compar lhado. Formalizada em 2010, a organização não-governamental hoje concentra suas a vidades na promoção do espaço de convivência social, cultural e ambiental com desenvolvimento das linguagens ar s cas,. Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Tradição, são seus principais fatores de mobilização das comunidades. A atual estrutura da ONG é resultado de dez anos de diálogos e ações. Com sede no bairro Lameiro, na cidade do Crato, o espaço é como um sí o à poucos minutos do centro urbano, que tem portas abertas para a comunidade local e todos os que se interessem por suas ações, eventos e projetos de integração entre o ar s co, o ser humano e a natureza. A principal fundadora e idealizadora do projeto, Dane de Jade é natural do Crato e u liza de sua experiência e profundo envolvimento com a cultura da região para dar sen do à ONG, não só por ser gestora cultural ou ter trabalhado vários anos em órgãos e projetos culturais, mas por valorizar as manifestações que marcaram sua vida desde a infância e que entende ser parte essencial do ambiente caririense. O fato de conhecer na prá ca como funciona o processo que leva um ar sta a conseguir apoio das ações governamentais nas áreas culturais, são de extrema importância para ajudar os grupos locais à se integrarem dentro dos projetos da Polí ca Nacional de Cultura. Dane traz esses conhecimentos para criar uma série de ações realizadas dentro e fora do espaço da ONG, que funciona num terreno de sua propriedade.

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI

Formada por uma associação entre produtores culturais, mestre da tradição oral e ar stas, a ins tuição vem abrindo espaço e dando visibilidade às manifestações da cultura popular caririense através de uma polí ca permanente de apoio, além de projetos eventuais que de uma forma ou de outra envolvem a manutenção de elementos da cultura local. As ações da ONG agregam um cuidado com o meio ambiente, es mulados pela sua presença na Chapada do Araripe. Eles tentam harmonizar a relação entre homem e a natureza dentro de suas a vidades assim como a pluralidade étnica e cultural. Assim surgiram pesquisas sobre hortas medicinais e gastronomia voltadas para os produtos locais, criando geleias, doces e temperos caseiros. A intenção da associação é proporcionar experiências de encontro como exercício de cidadania e ao mesmo tempo es mular inovação, cria vidade e sustentabilidade entre todos os envolvidos. Na prá ca são apresentações ar s cas e de formação cultural. As a vidades de ro na da ONG incluem concertos musicais, exposição, cine-clubismo, incen vo à leitura e teatro. Também atuam como ins tuição educa va com a realização de cursos, oficinas e palestras. Depois de criada, a ONG já se aproximou de vários grupos de manifestações culturais da região, na tenta va de criar uma rede colabora va entre os próprios, a inicia va privada e o poder público, para suprir parte das carências existentes e propiciar a manutenção das manifestações locais. Um dos principais desafios da ONG nesse sen do é aproximar os grupos de tradição cultural das polí cas de incen vo à cultura já existentes mas que têm nos trâmites legais e burocrá cos uma barreira que a distancia dos mestres locais, comumente moradores da zona rural, sem escolaridade formal nem acesso à internet.

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI

PROJETOS DA ONG BEATOS Como a filosofia da Beatos é contribuir para a reflexão e produção das artes e da cultura, são desenvolvidos vários projetos sociais. Dentre eles, estão o Rodas de Leitura e Conversa, que favorece a fixação cultural por meio do incen vo à leitura de vários tulos da literatura e acontece aos sábados após o Cine Beatos. O Cine é uma realização semanal, acontece sempre nas manhãs de sábado, com exibição e discussão sobre curtas metragens para crianças. O obje vo é formar opinião e plateias que consumam o cinema de forma crí ca. Já voltando para o segmento das Artes Cênicas, a ONG possui o projeto Teatro para Todos, temporadas de teatro e dança de Rua e realização de roda de conversa com o público. Além de também produzir a Semana de Artes Cênicas desenvolvendo espetáculos e intercâmbios em comemoração ao dia mundial do Teatro e Circo. Um desejo forte da organização é manter viva a cultura popular em suas diversas nuances. Isto é, desenvolver trabalhos que façam a manutenção de uma rede de cultura colabora va. O Estação Tradição ‐ Primeira Parada é um percurso histórico para a comunidade, que em geral é feito para alunos da rede pública de ensino e visita pontos históricos patrimoniais com a apresentação de Grupos e Manifestações Populares da Região. A música do Cariri é um tesouro. E para garan r os espaços de visibilidade para os ar stas regionais, que de forma independente, produzem sua arte, a ONG tem o Encontro de Músicos, que é uma roda de conversa sobre vivência musical no palco Beatos. Uma boa oportunidade para apreciar de perto os processos cria vos da produção de um som autoral da região. O Bistrô Beatos é um projeto que acredita que comida também é cultura. Aos sábados, 11h às 14h30 com um menu especial para o almoço do dia, a ONG oferece um can nho para relaxar após o almoço ao som ambiente e natural.

DOS ABRAÇOS DA TERRA: O OLHAR DA ONG BEATOS PARA O CARIRI

Voltado para o ensino superior, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Beatos realiza a primeira turma da Especialização em Permacultura. Uma prá ca que engloba métodos holís cos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ambientalmente sustentáveis e socialmente justos. Além disso, a ONG oferece visitas guiadas para conhecer de perto cada espaço do local, como por exemplo, o Mini Memorial do Boi Mansinho. Recentemente, a Beatos realizou o o I Fes val Internacional de Máscaras do Cariri. “Fomos ao Fes val Internacional de Máscaras do Quebec, uma região do Canadá e, a par r disso, vimos a possibilidade de realizar um fes val no Cariri também, germinado com o fes val canadense. Firmamos o acordo com a consulesa do Brasil no Canadá que, por acaso, é uma cratense, e estamos realizando a primeira edição que, para a gente, é uma alegria imensa”, diz Dane de Jade sobre a vasta programação do encontro cultural, disposta entre cortejos, ações forma vas e espetáculos através de vivências emocionais e afe vas. A manutenção da ONG Beatos advém de doações feitas pelos Amigos da Beatos e por pessoas que acreditam na promoção e propagação da cultura. Além dessas doações a ONG mantém parceria ins tucional com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e com o Geopark Araripe. No site oficial www.beatos.org.br estão disponíveis as informações da conta oficial da ins tuição que se mantém permanentemente aberta para receber as doações.

Terreiro da ONG Beatos - Foto do acervo virtual da ONG

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.