“Éala, Earendel, Engla Beorhtast”: a poesia de J.R.R.Tolkien e a tradição literária Anglo-saxônica (Caderno de Resumos do XIII EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira, FFLCH-USP, 2011)

May 23, 2017 | Autor: Guilherme Mazzafera | Categoria: Anglo-Saxon Studies, Old English Literature, J. R. R. Tolkien, Tolkien Studies
Share Embed


Descrição do Produto

XIII EAGiLE
Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira

FFLCH/USP

5 e 6 de outubro de 2011


Resumos
Título do trabalho: "Éala, Earendel, Engla Beorhtast": a poesia de J.R.R.Tolkien e a tradição literária Anglo-saxônica
Eduardo Boheme Kumamoto e Guilherme Mazzafera e Silva Vilhena – [email protected], [email protected]
A obra de J.R.R.Tolkien, em especial no que concerne à elaboração de sua mitologia pessoal, partilha de influências advindas de tradições diversas. Em meio à vasta prosa narrativa, a presença abundante de poemas e canções, todos de elaboração do próprio autor, configura-se como um elemento crucial na composição e verossimilhança do "mundo secundário". Nesta comunicação, queremos mostrar como o poema "A balada de Earëndil", presente em O Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel, ocupa lugar privilegiado na mitologia por trazer para o presente narrativo uma das lendas fundantes de todo o corpus tolkeniano e por revelar, em toda sua complexidade métrica, a poderosa e onipresente influência, na obra do Professor de Oxford, dos temas e técnicas de versificação encontrados na literatura produzida no período do Old English.

Programação, p. 9






Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.