Educação Ambiental: da teoria à prática escolar

Share Embed


Descrição do Produto

II Simpósio em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da Unifesp Educação Ambiental: da teoria à prática escolar Everton Viesba¹, Letícia Viesba², Marilena Rosalen² ¹Escola Estadual Padre Anchieta - ²Universidade Federal de São Paulo ¹[email protected]

Introdução A Educação Ambiental (EA) é um processo voltado à construção da cidadania e da consciência socioambiental que deve através de suas ações incentivar a busca e formulação de conceitos e valores que reflitam positivamente no meio ambiente (Viesba et al 2014). O Projeto “Educação ambiental na minha escola” incentiva a realização de ações de EA em uma escola pública de Diadema/SP e é desenvolvido por bolsistas do PIBID-Ciências (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), licenciandos da Unifesp – campus Diadema e professores da escola. Como forma de possibilitar a implementação do projeto na escola, as ações e atividades são relacionadas ao Currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), além disso o projeto segue a interdisciplinaridade como sugere a Lei nº 9.795/99 (BRASIL, 1999).

Objetivo Os objetivos do projeto são: promover ações de EA; colaborar na formação crítica e na busca da consciência socioambiental dos estudantes, oportunizando a formação de cidadãos preocupados e atuantes em relação a problemas socioambientais; possibilitar que a EA seja implementada de forma a se tornar parte do cotidiano dos estudantes bem como da comunidade escolar.

Meio Ambiente, Importância do meio ambiente, relação natureza homem/natureza, dependência do homem. Importância dos biomas brasileiros, fauna, flora, Biomas brasileiros endemismo. Ênfase na Mata Atlântica. Recursos renováveis e não renováveis, usinas Recursos naturais hidrelétricas, combustíveis fósseis, recursos alternativos, exploração e uso sustentável Crescimento Análise de dados sobre crescimento da cidade, populacional degradação ambiental antrópicas. Formas de uso, dados estatísticos, bacias Água hidrográficas, tecnologias para economia, represa Billings, poluição de mananciais. Tabela 1. Elaborada pelo professor responsável pelo projeto.

Com o decorrer do projeto e dos anos, o número de trabalhos com viés ambiental apresentados em feiras e mostras organizadas pela escola mais que dobrou e a Figura 1 mostra alguns desses trabalhos.

Materiais e Métodos Para execução do projeto foi necessária a realização de um levantamento de dados a fim de conhecer os problemas socioambientais que a cidade de Diadema e o entorno da escola enfrentam atualmente. Esta pesquisa foi realizada pela equipe do projeto em conjunto com os estudantes que em sua maioria residem no município. Para trabalhar com os temas levantados, utilizamos a sala de vídeo para aulas interativas, sala de informática para estudos de casos e análises de dados e principalmente discussões mediadas onde os estudantes em sua maioria buscavam estudar previamente os assuntos para adquirirem maior participação e sucesso nas discussões.

Resultados Durante o projeto foram realizadas sensibilização, pesquisa e discussão de informações levantadas sobre problemas socioambientais como mostra a Tabela 1. A partir do início do projeto (set-2012) os estudantes começaram a dar maior notoriedade aos problemas socioambientais locais e globais, isto comprova-se com alta participação no levantamento de dados e a participação significativa nos abaixo-assinados organizados pelo Movimento Gota d’água contra a construção da Usina Belo Monte. Os estudantes atualmente têm grande participação em debates e alguns têm mostrado importante evolução em suas arguições em Ciências, Biologia e em outras disciplinas e projetos. Para os estudantes do ensino médio, o projeto serviu como porta de entrada para conhecer as profissões que envolvem as Ciências, como por exemplo as ligadas a indústria petrolífera e pesquisas científicas, as quais despertaram grande interesse.

Figura 1 . Trabalhos desenvolvidos por estudantes da escola.

Conclusões Trabalhar a EA em uma escola é um passo fundamental para aqueles que desejam mudar o mundo, pois a escola é um importante espaço de formação e principalmente transformação. Em conjunto com ela, o projeto tem atingido importantes resultados que contribuem, com a transformação da sociedade, preservação e conservação da natureza. Nosso próximo passo é trabalhar as questões relacionadas a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Referências BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. SÃO PAULO, Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010. VIESBA, E., VIESBA, L. M., CUNHA, N. R. B., ROSALEN, M. A. S. Environmental education: a tool for critical and social environmental formation of a certain public school of Diadema-SP. In: BBW - International Conference on Environmental Education and Sustainability “The Best of Both Worlds”, 6, 2014, Bertioga-SP. Proceedings of the 6th International Conference on Environmental Education and Sustainability “The Best of Both Worlds”. Bertioga-SP: Sesc, 2014. p. 381-388.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.