Educação Ambiental uma ferramenta para formação crítica e socioambiental de estudantes de determinada escola pública de Diadema-SP

Share Embed


Descrição do Produto

Educação Ambiental: uma ferramenta para formação crítica e socioambiental

de estudantes de determinada escola pública de Diadema-SP Everton Viesba1, Letícia Viesba2, Natalia Ribeiro2 , Marilena Rosalen2 ¹End: Psg Samuel, 179, Casa 2 - CEP 09961-132 – Diadema/SP – Tel (11) 99819-4624 – [email protected] ²Universidade Federal de São Paulo

Introdução

Resultados

O principal objetivo de trabalhar com Educação Ambiental em uma escola é contribuir e possibilitar que os estudantes tenham uma formação cidadã consciente e estejam aptos a atuar na realidade socioambiental que estão inseridos de modo comprometido com a vida, o bem estar individual e da sociedade. (BRASIL, 1998). Se tratando do Brasil, são grandes os esforços para tratar a Educação Ambiental nas escolas, com temas ligados principalmente a coleta seletiva e resíduos sólidos. No entanto, na maioria das experiências a EA é tratada como atividade complementar e não parte do currículo. A lei 9.795/99 declara que a EA é um componente fundamental na educação nacional e deve estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo. A lei incumbe principalmente às instituições educativas a promover a EA de forma interdisciplinar e integrada aos seus currículos. Através do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do subprojeto Didática, foi realizado o projeto Educação Ambiental na Minha Escola, na Escola Estadual Padre Anchieta, município de Diadema/SP, cidade que apresenta um enorme potencial de serviços ambientais prejudicados diretamente pelo crescimento populacional acelerado.

Como principal resultado do projeto, temos a adesão de grande parte dos estudantes em uma Mostra de Sustentabilidade que aconteceu na escola, acima disso, a participação dos estudantes em cada aula e cada atividade que foram entregues também mostrou o interesse nos assuntos abordados. Os estudantes também elaboram trabalhos como maquetes, apresentações e cartazes sobre os temas estudados e apresentaram durante a mostra de sustentabilidade Durante a execução do projeto, o grêmio estudantil da escola em conjunto com os demais estudantes organizou um abaixo assinado com mais de 1.000 mil assinaturas para contribuir com o Movimento Gota D’água para que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte seja parada permanentemente.

Objetivos Tendo como base a ausência de trabalhos ligados aos PCNs, nosso principal objetivo é o desenvolvimento de atividades sistemáticas, abrangentes e principalmente técnicas a fim de garantir a maior qualidade de informações transpassadas aos estudantes. Possibilitando assim, que os estudantes e professores envolvidos tenham um acesso a mais informações de causa, conseqüência e solução das problemáticas socioambientais, além de desenvolver a capacidade de elaborar opiniões críticas que os levem a transformações individuais e coletivas. (LOUREIRO, 2004)

Materiais e Métodos O projeto foi elaborado com a participação de dois graduandos em licenciatura em ciências e um graduando em ciências ambientais; desenvolvido com os estudantes de 7º séries/8º anos e 8º séries/9º anos da Escola Estadual Padre Anchieta. Para o seu desenvolvimento consideramos a realidade dos estudantes e a vida cotidiana deles. Foi realizada a sensibilização e informação, destacando o desmatamento da Amazônia, os impactos nos ecossistemas advindos de causas antrópicas, o crescimento populacional, uso incorreto dos recursos naturais e é claro o consumo desenfreado que acaba na enorme produção de lixo. A sensibilização ocorreu através do uso de aulas elaboradas no software PowerPoint, com imagens e vídeos auto-explicativos, com infográficos elaborados por revistas, universidades e afins e com debates realizados pelos estudantes e mediado pelo professor. O projeto sempre ocorria nas aulas livres que os estudantes tinham ao longo do período, para incentivar sua participação, as aulas sempre eram baseadas em questionamentos que suscitavam discussões em grupo, tendo assim uma alternativa ao método de ensino tradicional e valorizando a reflexão dos estudantes em assuntos socioambientais.

Apoio Financeiro

Imagens do Projeto Educação Ambiental na Minha Escola, subprojeto Didática – PIBID/CAPES

Conclusões O PIBID tem um papel fundamental na formação de um estudante de licenciatura, papel este de estreitar o contato do licenciando com a escola, com uma oportunidade real de vivência e atuação em sala de aula sem se distanciar da teoria aprendida na universidade, o contato positivo e de integração com professores já formados e atuantes na educação básica nos permite criar várias estratégias de ensino e fazer uso das mais diversas metodologias uma vez que não somos apenas estudantes em formação, mas também professores com oportunidade de observação. Conseguimos proporcionar aos estudantes à capacidade de formar opiniões críticas sobre diversos assuntos que envolvam a temática ambiental, averiguando, estudando e informando-se sobre os assuntos socioambientais; com a oportunidade de oferece-lhes ferramentas para que os tornem cidadãos conscientes. Logo no inicio do projeto os estudantes demonstraram certo conhecimento sobre meio ambiente, mas se mostraram distantes dos problemas que envolvem a temática ambiental. Após as atividades e trabalhos, ficou claro que ampliaram seus conhecimentos, além de se importar em cuidar mais e estudar mais o meio ambiente e as conseqüências dos seus impactos.

Referências -BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. -BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. . Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. -DOURADO, Juscelino; BELIZÁRIO, Fernanda. Reflexão e práticas em educação ambiental: Discutindo o consumo e a geração de resíduos. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. -HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998. -LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.