Educação crista na familia

July 15, 2017 | Autor: Isaias Brito | Categoria: Educação de Jovens e Adultos
Share Embed


Descrição do Produto

SEMINÁRIO TEOLOGICO EVANGÉLICO CONGREGACIONAL
FORMAÇÃO PLENA EM TEOLOGIA












Importância da Educação Cristã na Família


ISAIAS DA SILVA BRITO













João Pessoa
2015

ISAIAS DA SILVA BRITO







Importância da Educação Cristã na Família










Trabalho apresentado à disciplina de Educação Cristã e Didática como requisito parcial para fins avaliativos.

Orientadora: Profª Rayssa Maria








João Pessoa
2015



Importância da Educação Cristã na Família

É indiscutível o papel da família na educação cristã, pois o aprendizado inicia-se nos primeiros passos, temos as primeiras lições no ambiente familiar, quando isso não é levado a sério uma vida inteira pode ser destruída por conta da falta de educação. A aprendizagem da fé também inicia na família e o objetivo é abordar temas relativos ao cotidiano da fé cristã. É fato que somos aprendizes durante toda a nossa vida. Como vimos, anteriormente, nas civilizações mais antigas, como no caso os gregos, romanos e judeus, a família possuía uma importante influência na estrutura educacional dessas nações. Vejamos o que Edson Lopes aborda a esse respeito: "fica evidente que, entre os gregos, os romanos e os hebreus, os primeiros responsáveis pela educação dos filhos eram os pais ou a família... Por conseguinte, podemos conceber que a família é fundamental nos princípios educacionais desses povos." (LOPES,2010:50).
A ideia da família como agencia educacional parte não somente dos povos mais antigos, mas estar fortemente defendida pelos escritos dos primeiros pais da igreja, como Clemente de Roma, Policarpo de Esmirna, Didaquê e Pastor de Hermas. Clemente de Roma preconizou o termo: "paideia cristã"; paideia, que seria uma nova forma de compreender a educação, agora recebia o qualificativo "cristã". Edson Lopes argumenta que "A "paideiacristã" de Clemente não pretendia se fundamentar nos conhecimentos intelectuais e filosóficos, tão intensos naqueles dias, e sim, no ensino do temor a Deus, o que implicaria agradar-lhe, apresentar-se diante dele com humildade, puro amor, santidade e mente pura, como se pode extrair de suas próprias palavras":
... criemos nossos filhos no temor de Deus, guiemos nossas mulheres pelo caminho certo [...]. Deixemos nossos filhos participarem do ensino de Cristo. Deixem-lhes aprender como Deus se agrada da humildade e do amor puro, como o temor de Deus é bom, grandioso, e salva os que nele vivem em santidade e mente pura.
Outro importante pai da igreja reforçou a estrutura familiar como agente responsável pela educação cristã, foi Policarpo bispo na cidade de Esmirna. Podemos perceber que na sua produção literária o mesmo não pretendia ser original; prova disso está no fato de, ao escrever aos filipenses, ter se fundamentado no texto de Clemente de Roma. Entretanto, ele foi importante para o cristianismo em geral, haja vista ter feito muitas citações diretas de textos do Antigo Testamento, o que colaborou para atestar a canonicidade dessas passagens bíblicas. Acredita-se também que ele repetiu muitas informações recebidas diretamente dos apóstolos, especialmente de João. Observe o conselho que o mesmo repassa para os fiéis em Filipos: "Em primeiro lugar, ensinemos a nós mesmos a andar nos mandamentos do Senhor. Depois, ensinem suas esposas a andar na fé que receberam, e de modo puro e terno a amarem seus maridos e outras pessoas com toda a castidade, educando os filhos no caminho de Deus."
Fica claro que devemos como base de crescimento da educação cristã reafirmar que a família é a maior agente de um sistema educacional bíblico e direcionado para o Senhor. Ao examinar os depoimentos anexo neste trabalho, pude verificar que é unanime a afirmação que a família possui uma grande importância na educação cristã, as várias maneiras os entrevistados discorreram que se não houver uma base educacional cristã na família, os resultados no futuro serão de muitas preocupações e tristeza, como um dos entrevistados cita as ocorrências de muitas mortes entre jovens pelas drogas licitas ou ilícitas, decorrente, muitas vezes, ao fato de uma ausência educacional na maioria dos pais. É notório entre eles a preocupação em afirmar que é na palavra de Deus que os pais devem sustentar suas famílias, ensinando seus filhos os caminhos do Senhor. É importante dizer que não somente ensinada, mas vivida. Ressalto que é nas Escrituras a fonte de todo ensinamento cristão, ela é nosso guia, nossa luz. Só através Sagradas Escrituras que podemos ter famílias solidas, firmes, andando contra a cultura do mundo. É na sua Palavra que temos um firme fundamento para a educação cristã.
Referências Bibliográficas


LOPES, Edson. Fundamentos da teologia da educação cristã. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.
CAIRNS, Earle E. Cristianismo através dos séculos, São Paulo: Vida Nova, 1995.
CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 2002


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.