Efeito do Treino de Wushu/Kung-Fu na Destreza Manual

June 19, 2017 | Autor: Jorge Rodrigues | Categoria: Kung Fu, Wushu, Hand Dexterity
Share Embed


Descrição do Produto

Efeito do Treino de Wushu (Kung-Fu) na Destreza Manual Autores: Jorge M. Rodrigues Joana Teixeira, Márcio Rocha. Margarida Santos

Resumo A Destreza Manual é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada através do estímulo e da prática. Este estudo nasce da necessidade de se averiguar se esta arte marcial chinesa contribui ou não para o desenvolvimento da destreza manual (unimanual e bimanual) dos seus praticantes ao nível do membro preferido, em indivíduos destrímanos. Para isso foi aplicado o Teste de destreza Manual de Minnesota. Os procedimentos estatísticos incluíram a estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de diferenças significativas na destreza bimanual entre os dois grupos. Na destreza unimanual não foram encontradas tais diferenças. As conclusões que podem ser retiradas deste estudo são portanto a existência de uma relação entre o treino do Wushu e a destreza manual. Palavras-chave: Destreza Manual, Bimanual, Unimanual, Wushu

Introdução O Wushu encerra em si as técnicas defesa e ataque e o conhecimento dos valores religiosos e filosóficos, associados às tradições culturais da China. Hoje em dia o Wushu perdeu o seu carácter bélico, passando a ser visto como um desporto moderno. Para a realização deste estudo baseamo-nos nos estilos cujas defesas e ataques foram inspirados em animais, tentando averiguar se as posições das mãos influenciam a destreza manual dos seus praticantes. O conceito de Destreza Manual associado a sinónimos a conceitos como agilidade, habilidade motora, controlo motor e coordenação motora. A destreza manual divide-se em duas categorias: a destreza final e a destreza global. Para o presente estudo definiu-se então o seguinte objectivo: Estudar o efeito da prática de Wushu na destreza manual (unimanual e bimanual) ao nível do membro preferido em indivíduos destrímanos.

Amostra

Discussão dos Resultados

A amostra foi constituída por 12 Indivíduos destrímanos do sexo masculino, dos 15 aos 23 anos. Posteriormente a amostra foi dividida em dois grupos: o grupo de nãopraticantes (constituídos por 6 indivíduos destrímanos do sexo masculino) e o grupo dos praticantes de Wushu (constituído por 6 indivíduos destrímanos do sexo masculino). Os praticantes são atletas da Associação de Artes Marciais Chinesas She-Si). Foram apenas considerados atletas com pelo menos dois anos de treino.

Em termos de destreza unimanual (teste de colocação) ao nível da mão preferida (a direita), não há diferenças significativas entre praticantes de Wushu e não-praticantes (Sig.>0,05), apesar de podermos afirmar que há uma tendência para que o grupo de praticantes obtenha melhor prestação. Por sua vez, no teste de volta (destreza bimanual) observam-se diferenças estatisticamente relevantes (Sig.
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.