Ensino e pesquisa: desafios e possibilidades. O Estágio Reflexivo

Share Embed


Descrição do Produto

I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO E II SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ensino e pesquisa: desafios e possibilidades UEG, câmpus Uruaçu 26 a 28 de novembro de 2014

O estágio reflexivo

Prof. Euzebio Carvalho Didática, prática e estágio em história – UEG, câmpus Goiás

lugar de fala: licenciatura em história, formação de professores/as em/de história, ensino/aprendizagem de história, GT de Estágio da UEG, mestre em história (UFG/2008)

Todos podem exercer suas atividades com a mesma intensidade que caracteriza o que chamamos de arte, apenas pela maneira de se entregarem a elas. Arnaldo Antunes (2008)

Problemática/Objetivo • Criar condições estruturais para a ressignificação do estágio no interior da formação humana e profissional

O lugar do estágio • Concepções: – Prática modelar; – Racionalidade técnica; – Paradgima reflexivo;

Conclusões de Aninha Cora Coralina Estavam ali parados. Marido e mulher. Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça tímida, humilde, sofrida. Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho, e tudo que tinha dentro. Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar novo rancho e comprar suas pobrezinhas. O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula, entregou sem palavra. A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou, se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar. E não abriu a bolsa. Qual dos dois ajudou mais?

Donde se infere que o homem ajuda sem participar e a mulher participa sem ajudar. Da mesma forma aquela sentença: "A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar." Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso e ensinar a paciência do pescador. Você faria isso, Leitor? Antes que tudo isso se fizesse o desvalido não morreria de fome? Conclusão: Na prática, a teoria é outra.

Imperativos pro salto • • • •

Superar dicotomia teoria-prática. Investigação/pesquisa. Pressupostos teórico-metodologicos. Especificidade disciplinar (acúmulo de conhecimentos de cada área/campo/curso de formação)

Imperativos pro salto • Theoría: derivada da fusão de théa (visão, olhar) e ora (desvelo). A palavra teoria também pode ser traduzida por ‘ser espectador’, isto é, um ver que sabe ver, que inventa meios para ver cada vez melhor (NOVAES, 2005, p.14) • CONCEITO CLÁSSICO DE TEORIA: análise de um determinado conteúdo em busca de suas determinações racionais manifestas (RÜSEN, 2001, p.13)

Sem o trabalho do pensamento, sem a teoria, sem a segunda vista, corremos o risco de jamais aprender a ver Adauto Novaes

Paradigma reflexivo o movimento internacional que se desenvolveu “sob a bandeira da reflexão” surgiu como resposta à: – compreensão dos professores como técnicos; – à compreensão de que suas ações se limitam a cumprir o que outros determinam e pensam; – ao fato de serem considerados simples fazedores/executores de algo que alguém determinou.

Os professores eram participantes passivos do processo de ensino. O conceito de professor reflexivo reconhece a riqueza que reside na prática dos professores e combate a invisibilidade dos conhecimentos aí produzidos (ZEICHNER, 1993, p.16).

Paradigma reflexivo Donald Schön (1983) Talento artístico (situações problemáticas, imprevistas e de conflitos); Dimensões do fazer profissional que estão além do repertório técnico Antes, durante e depois da ação: a reflexão na ação ocorre no momento da prática. A reflexão sobre a ação ocorre quando o acontecido é revisto fora do seu cenário, ao se fazer uma descrição do saber tácito que esteve implícito na ação. Ao se refletir sobre a ação, conscientiza-se o conhecimento tácito e se reformula o pensamento. É, portanto, uma reconstrução mental; é uma retrospectiva da ação para tentar analisá-la. A reflexão na ação tem uma dimensão prospectiva, pois permite analisar, reconstruir e reformular a prática ao planejar o ensino e a aprendizagem em termos futuros (devir profissional) (SCHÖN, 2000)

Paradigma reflexivo •

“É um processo de aprendizagem de natureza articuladora da práxis, objetivando a ação-reflexão-ação” . proporcionar a unidade teoria-prática permeando todo o curso de formação do professor (Res.CsA 22/2010. Art.49) Deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do futuro professor no interior dos componentes Curriculares e não apenas nas disciplinas pedagógicas . oportunizar momento de reflexão, visando uma formação para e pela práxis do profissional da educação, ampliando o estudo e a compreensão das questões pedagógicas (Res.CsA 22/2010. Art.50) (Res. CsA 22/2010. Art. 13)





(Res.CsA 22/2010. Art.51)

• •

Além da reflexão • Reflexão como habilidade humana. • Individualismo. • Estrutura sócio-econômica/valores e sentidos: desprezar as condições sociais que influenciam o trabalho do professor dentro [e fora] da sala de aula  a reflexão deve voltar-se tanto à prática quanto às condições sociais em que essa prática está inserida. • “existe uma série de opções dentro de um universo de possibilidades” • ação reflexiva implica “intuição, emoção e paixão” • “Espírito aberto” (ZEICHNER, 1993)

Além da reflexão • Construção de comunidades de aprendizagem que veiculem o caráter de crescimento, apoio e sustentação ao trabalho dos professores (ZEICHNER 1993, p. 25-26); significa criar oportunidades nas quais os professores apóiam-se e sustentam-se uns aos outros. Tem valor estratégico para a criação de condições que impulsionam mudanças institucionais e sociais (um grupo de estudo, por exemplo). (ZEICHNER, 1993)

Além da reflexão • “admitir a possibilidade de erro” • “responsabilidade, compromisso, engajamento (pessoal, acadêmico, social e político” • Por que estamos a fazer o que fazemos? O que damos quando damos aula? • deve haver equilíbrio entre “a arrogância que rejeita cegamente aquilo que é normalmente considerado verdadeiro e o servilismo que aceita cegamente esta verdade” (ZEICHNER, 1993)

Conclusão

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.