ENTRE AS CULTURAS DO CORPO, DA ESCOLA E DO CONFLITO: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA COMUNIDADE CONFLAGRADA

Share Embed


Descrição do Produto

Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I

XIII Seminário de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: sentir, pensar e agir na docência! 043

EFEITOS DE CARGAS HORÁRIAS DISTINTAS DE INTERVENÇÃO EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Fábio Oliveira Santos; José Vitor Messias Prado; Carla Nogueira; Áurea Mineiro; Fabrício Madureira [email protected] Faculdade de Educação Física - UNIMES

Atualmente, fortes correlações entre proficiência motora na infância e envolvimento em atividade física na adolescência têm indicado interações positivas, o que diminuiria de forma significativa um problema crescente na sociedade nacional, que é a hipocinesia infantil. Com base neste pressuposto, pode–se refletir a necessidade cada vez mais imperiosa na infância da participação do profissional de educação física. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de magnitudes distintas de cargas de tempos de aula na disciplina educação física nos níveis de coordenação motora geral; capacidades físicas e composição corporal em crianças. Para a análise dos efeitos do programa foram formados dois grupos de crianças, na mesma faixa etária entre 8 a 10 anos, pertencentes a mesma escola. Os grupos foram divididos de forma pareada, com base no score total do teste motor. Para análise da influencia das cargas distintas utilizou-se: coordenação - teste KTK; capacidades físicas - bateria de testes do PROESP; composição corporal - protocolo de LOHMAN. Vinte e quatro crianças foram divididas em dois grupos e acompanhadas por 11 semanas. O grupo volume tradicional (Gvt) participou de uma única intervenção semanal de 45 minutos, já o segundo grupo (GH+) realizaram duas sessões semanais de 40 minutos cada. Após a confirmação da não normalidade dos dados optou-se pelo teste de Wilcoxon na análise intra-grupo e o teste de Mann-Whitney para análise intergrupos. Resultados: Detectou-se diferenças estatísticas no pós teste intra-grupo, para Gvt e GH+, sendo respectivamente, 4 e 6 das 11 variáveis analisadas. Já na análise inter-grupos, detectou-se diferença nos desempenhos motores e físicos, apresentando superioridade de efeito para o GH+. Como conclusão pode-se inferir que o grupo exposto a uma maior situação de prática apresentou maior efeito nas variáveis investigadas.

044

ENTRE AS CULTURAS DO CORPO, DA ESCOLA E DO CONFLITO: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA COMUNIDADE CONFLAGRADA

Leonardo Carmo Santos; Carlos Alberto Figueiredo da Silva [email protected]

Universidade Salgado de Oliveira

Desde a retomada dos territórios pelo Estado em 2010, e a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, as comunidades do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro convivem com confrontos entre traficantes e policiais. Essas organizações possuem suas próprias normas e códigos, tendo os moradores que conviver se “equilibrando” entre as duas. Essas tensões, evidentemente, perpassam os muros da escola, devendo ser consideradas em seu cotidiano. No ambiente escolar, discentes aprendem sua cultura e seguem suas rotinas, e a educação física transmite conteúdos próprios de seu campo como conhecimento de um patrimônio cultural no sentido lato, construídos historicamente pelo homem, conhecido como Cultura Corporal. Então, que influência a violência exerce no cotidiano da escola? Como professores e alunos lidam com esse contexto? Como a cultura escolar e a cultura corporal dialogam nessa conjuntura? O presente trabalho visa averiguar, em uma escola situada próxima aos conflitos armados, características comportamentais dos alunos nas aulas de educação física, após o processo de pacificação; Observar e identificar como se dão os reflexos do conflito durante as aulas de educação física; Observar como alunos e professores se equlibram entre as representações conflitantes, em meio ao processo pedagógico, durante as aulas de educação física. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e a metodologia adotada teve como referência estudos do tipo etnográfico. Tal escolha se originou da necessidade de apreender os sistemas de significados atribuídos pelos participantes da sociedade local, analisando-os de duas formas: Observação participante das aulas de educação física, usando como instrumento o diário de campo, tendo alunos e professores como amostra, e entrevistas semi-estruturadas, feitas com professores de educação física e de outras disciplinas. Os resultados preliminares indicam marcas da cultura dos conflitos em meninos, bem como prejuízos ao desenvolvimento da cultura corporal.

R.60 • Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2015 Dez;29 Supl 9:R.39-R.66

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.