Entre livros, saberes e cidadania: Gestão e políticas culturais na biblioteca Américo de Oliveira Costa, em Natal/RN

June 24, 2017 | Autor: C. Rn | Categoria: Ciências Sociais, Ciencias Sociales, Economia Criativa, Economia Creativa
Share Embed


Descrição do Produto

José Arthur Silva Pinto [email protected]

Lucicleide Macedo da Silva Inácio [email protected]

Tyego Franklim da Silva [email protected]

Professor Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz (orientador) [email protected]

Introdução

Fachada frontal da Biblioteca.

Objetivos

Fotos: Luci Macedo

Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Biblioteca Américo de Oliveira Costa enquanto ponto de promoção da educação, cultura e cidadania no cenário cultural da cidade do Natal, por meio do desenvolvimento de políticas culturais. Além disso, também foi analisa da a gestão da instituição, em questões que tocam a sua organização interna, planejamento e as atividades realizadas, percebendo como elas são capazes de atingir o público.

Alunos do curso de desenho | Sala de Obras raras | Salão infanto-juvenil

Metodologia

Na pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores, funcionários e frequentadores da instituição com o objetivo de obter dados e fontes sobre a história e o funcionamento da biblioteca. O foco das entrevistas foi na gestão, políticas culturais desenvolvidas e ações a serem implementadas no sentido de aperfeiçoar o funcionamento da instituição. Com o material coletado, foi realizada a análise dos dados e elaborada uma tabela de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA) da instituição.

Discussão e resultados

O funcionamento da biblioteca gira em torno de seus ideais, interesses e função social, tendo o incentivo à leitura como norteador de suas ações. A missão da instituição é “Realizar ações de educação, priorizando a leitura com qualidade e compromisso social”, acompanhada de uma visão de futuro audacioso: ser um Centro Estadual de excelência em leitura. A administração lista os seguintes setores e serviços oferecidos: Pesquisa, Obras raras e Acervo Rio Grande do Norte, Referências, Periódicos e Hemeroteca, Salão infanto-juvenil, Salas de estudos, NTE – Núcleo Tecnológico de Educação, Laboratório de informática, Videoteca, Gibiteca, Atelier de Arte, Galeria de Arte, Auditório e Praça de Alimentação. Atualmente, o serviço oferecido pela biblioteca e com maior adesão por parte da comunidade é, além do acesso ao acervo, o curso de desenho, ministrado pelo professor de artes de design Luiz Elson Dantas, que conta com mais de 100 alunos inscritos e oferece técnicas de desenho desde as mais básicas às mais avançadas.

Quanto à gestão, a Biblioteca Américo de Oliveira Costa é gerida por um diretor e um vice-diretor, que respondem à Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e esta diretamente à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC). Em seu organograma, observa-se uma estruturação em setores, com a finalidade de prover uma melhor administração das ações da biblioteca. Para Marcelo Manoel Lima de Sousa, diretor da instituição, e para Lindeneide Andrade de Lima Lira, coordenadora, o principal problema para a gestão da instituição é o quadro de funcionários, considerado pequeno e com graves problemas no que diz respeito à presença. Quadro de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças

Forças - Infraestrutura; - Eficiência dos funcionários; - Acervos; - Usuários; - Localização; - Novo regimento; Fraquezas - Salas para estudo individual e de grupo; - Voluntários; - Sistema informatizados de gestão do acervo; - Recursos humanos; - Recursos financeiros;

Oportunidades - Divulgação; - Parcerias com as escolas; - Aulas preparatórias para ENEM; - Atividades artísticas e acadêmicas; - Parcerias com universidades; - Cursos técnicos e básicos; Ameaças - Segurança pública; - Investimentos do governo do estado; - Incentivos financeiros; - Falta de interesse governamental; - Desenvolvimento digital;

Em geral, os usuários contatados demonstraram forte interesse na biblioteca e indicaram a necessidade de melhorias em sua estrutura física e de acervo. Unanimemente, eles apontaram a necessidade de climatização dos ambientes e atualização dos títulos disponíveis. A avaliação dos serviços dos funcionários foi considerada boa ou ótima; enquanto os demais serviços (cursos, palestras e oficinas) foram considerados regulares, apontando a necessidade de mais divulgação e maior diversidade e frequência desse tipo de ação. Fotos: Luci Macedo

Foto: Luci Macedo

Desconhecida por boa parte da população, o Centro Cultural e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa – ou “Biblioteca do Santarém” –, desponta como um subestimado ponto de cultura, prática de saberes e exercício da cidadania na cidade do Natal, mais precisamente no conjunto Santarém, Zona Norte. Inaugurada no ano 2000, ela conta com um acervo de mais de 46 mil obras, voltadas, em sua maioria, para o público dos ensinos fundamental e médio.

Curso de desenho | Livros do Salão Principal | Salão infanto-juvenil

Considerações finais

Diante do exposto, percebeu-se a necessidade de desenvolver ações que façam da biblioteca objeto de interesse da gestão estadual, inserindo-a na agenda, tal como prevê o Plano de Cultura do Estado, mas indo além da mera manutenção. Deve-se pensar na reestruturação completa e em novas formas de abordagem. Sugere-se como ação a transformação da biblioteca em um espaço voltado, também, para o abrigo de centros de documentação histórica, sobretudo que salvaguardem a história e a memória da comunidade em que ela está inserida.

Literatura Consultada

BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura: Consulta pública das metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília: MINC, 2011. Disponível em: < http://pnc.culturadigital.br/consultapublica/metas>. Acessado em: 05 out. 2015. MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 1, n.1, p. 94-111, 2010. MARTINS, Carlos Wellington Soares. Política Cultural, Democracia e Participação Popular: o segmento Livro, Leitura e Literatura na construção do Plano Municipal de Cultura de São Luís – MA. Políticas Culturais em Revista, 1(7), p. 155-171, 2014. PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA. Objetivos e metas. Brasília: PNLL, 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2015. RIO GRANDE DO NORTE. Projeto de Lei Institui o Plano de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (PEC). Natal, 22 de Agosto de 2014. Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais – CONTRAG/GAC. 2014.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.