Entre os fantasmas do passado e as ruínas de Yoknapatawpha: o encontro entre a literatura e a história em Sartoris e Absalão, Absalão!, de William Faulkner

June 1, 2017 | Autor: Ívens Matozo | Categoria: Comparative Literature
Share Embed


Descrição do Produto

ENTRE

OS

FANTASMAS

DO

PASSADO

E

AS

RUÍNAS

DE

YOKNAPATAWPHA: O ENCONTRO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA

EM

SARTORIS

E

ABSALÃO,

ABSALÃO!,

DE

WILLIAM

FAULKNER Ívens Matozo Silva (UFPEL) Caracterizada como uma região obcecada pela preservação de um passado histórico de rica tradição e, ao mesmo tempo, assombrada por sentimentos de culpa e frustações decorrentes da derrota na Guerra Civil, o contexto do Velho Sul americano acabou servindo de inspiração para vários escritores que passaram a representar, via discurso ficcional, os impasses e as tensões que alteraram o rumo da velha estrutura sulista. Como exemplo ilustrativo dessa questão, destaque é dado ao escritor William Faulkner, o qual possui uma vasta produção literária fortemente centrada na história de seu país e na representação de personagens presos às teias do trágico passado sulino. Diante disso, destacam-se os romances Sartoris (1929) e Absalão, Absalão! (1936) por colocarem em evidência em seus fios narrativos o passado sulista metaforizado no fictício condado de Yoknapatawpha e por serem obras que ilustram a riqueza literária do romancista norteamericano. Nesse sentido, o presente trabalho possui o objetivo de apresentar uma leitura crítica das duas obras com o intuito de evidenciar a relação interdisciplinar entre a literatura e a história presente nas narrativas, assim como examinar de que forma os romances descrevem as condições norte-americanas nos períodos do Antebellum, da Guerra Civil, e da reconstrução. A análise dos romances é feita com base nos estudos de Hutcheon (1991); White (1994); Bosi (2002); Pesavento (2008) e Landowski (2012). Referências Bibliográficas BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. FAULKNER, William. Absalão, Absalão!. Trad. de Celso Mauro Paciornik e Julia Romeu. São Paulo: Cosac Naify, 2014. ________. Sartoris. Trad. de Cláudio Alves Marcondes. São Paulo: Cosac Naify, 2014. HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2012. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: ensaios e crítica da Cultura. Trad. de Alípio Correia Franca Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.