ESTADO – IDEOLOGIA E LIBERDADE EM MARX 2. Pensamento de Marx e Engels

June 4, 2017 | Autor: Gilson Silva Santos | Categoria: Democracy, Teoria do Estado
Share Embed


Descrição do Produto

ESTADO – IDEOLOGIA E LIBERDADE EM MARX
2. Pensamento de Marx e Engels
Gilson Silva Santos
Mestrando em Geografia, PPGEO/UFU
[email protected]
RESUMO EXPANDIDO
Este trabalho apresenta a contradição entre o real e o legal instituído a partir do direito, ou seja, a contradição que aparece latente na consciência é a primeira forma de subversão, mas essa "latência" por si só em nada nos serve, se não for direcionada para a transformação das condições que nos submetem a essa contradição "das coisas". A partir dessas condições entramos em um emaranhado de dúvidas e muitas das vezes agimos sem pensar e nada fazemos em matéria de revolução se não reforçar as nossas próprias contradições. Nesse sentido, o primeiro passo para compreensão deste mundo que herdamos historicamente é nos situarmos perante a nossa situação histórica em que nos encontramos. Elencamos o Estado, Ideologia e a Liberdade humana como possibilidade categórica para compreensão da nossa condição serviu atual. Nesse sentido, Já aceitando a teoria Marxista como um avanço na compreensão do mundo humano. Levantamos a seguinte questão, como os trabalhadores podem conhecer o Estado a Ideologia e a liberdade humana através de Marx?
Este trabalho vai se justificar pela busca de uma compreensão mais profunda acerca das possibilidades de emancipação do indivíduo e da sociedade, entendendo que o Estado e sua Ideologia tem um papel importantíssimo na reprodução dos meios de opressão social e individual. Este trabalho pretende contribuir também para uma formação crítica e aprofundada dos conceitos e debates do Estado, tema que exige mais estudos, especialmente devido às consequências da crise do sistema do capitalista como um todo e suas consequências para o Estado, que tende a aumentar o autoritarismo no mundo inteiro. (MÉSZÁROS, 2002; GONZÁLEZ CASANOVA, 2000; GONÇALVES, 2002).
Para entendermos o que seria isto de fato na prática, precisamos vencer as barreiras que nos são impostas, o primeiro passo da construção desse processo perpassa pela compreensão do contexto socioespacial ao qual nós como indivíduos fomos submetidos. Entender esse contexto nos dará uma visão mais totalizante do mundo, que permitirá que avancemos rumo a um pensamento mais aprofundado, portanto mais crítico, que consequentemente nos induz a busca da construção de mais liberdade, ou seja, rumo a um contexto de coisas que possam atender as nossas verdadeiras necessidades humanas. Por que a liberdade humana é isso, ela precisa ser construída, ela só existe como liberdade infinita só no mundo das ideias, no mundo real ela precisa desse processo de construção.
A emancipação individual e social, só será possível a partir do entendimento desse processo compartilhado e colocado em "práxis" com toda a sociedade a qual estamos ligados. Explicando isso nos mostra que este trabalho faz parte de uma inquietação individual, mas que contempla toda a sociedade, porque parte do princípio que um indivíduo sozinho não constrói liberdade, porque sozinho nem se quer poderíamos existir como indivíduo.
Então a liberdade é uma problemática basilar do nosso trabalho que precisa ser estudada porque existem tantas ideias sobre liberdade, e precisamos definir que liberdade nós buscamos? Porque a busca pela construção, avanço e evolução dessa liberdade significa tudo àquilo que buscamos para sobrevivermos sem nos sentirmos massacrados e oprimidos, mas isso só nos mostra a onde queremos chegar, precisamos compreender e definir melhor como chegar lá, e para isso faz se necessário à compreensão da nossa realidade objetiva.
A nossa metodologia consiste em um estudo teórico/bibliográfico acerca dos pensadores que discutem as contradições expressas na sociedade, tendo como basilar o pensamento marxista, a partir das seguintes orientações: Analisar os conceitos e temas fundamentais da pesquisa: Embasamento bibliográfico teórico e histórico dos conceitos – Estado, Ideologia e Liberdade.
Chegamos a conclusão que devido a grande dificuldade de aprendermos a realidade em sua totalidade é preciso que mesmo ignorantemente continuemos a transforma-la num sentido revolucionário em busca da superação dela mesma é a única certeza que podemos ter.

Palavras-chave: Estado. Ideologia. Liberdade.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.