Estudo da Lateralidade em preguiça-comum Bradypus variegatus (Schinz, 1825) (XENARTHRA, BRADIPODIDAE) durante a coleta de alimentos (Abstract)

September 13, 2017 | Autor: Shery Duque Pinheiro | Categoria: Xenarthra, Brain asymmetry, Handedness, Psychophysiology, Bradypus
Share Embed


Descrição do Produto

ESTUDO DA LATERALIDADE EM PREGUIÇA-COMUM BRADYPUS VARIEGATUS (SCHINZ, 1825) (XENARTHRA, BRADIPODIDAE) DURANTE A COLETA DE ALIMENTOS.

CBMz Área: Xenarthra

Shery Duque Pinheiro (PPG Biologia e Comportamento Animal - UFJF / [email protected]) Artur Andriolo (PPG Biologia e Comportamento Animal - UFJF) Sub-Área: Comportamento

Durante muito tempo, cientistas acreditaram que a lateralidade era exclusividade dos humanos, mas estudos comportamentais recentes mostram que é possível fazer uma análise sobre o uso das mãos em primatas e também outros grupos animais. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de preferência manual em nível populacional e individual da espécie B. variegatus presente no Parque Centenário de Barra Mansa- RJ durante a coleta de alimentos. A pesquisa foi realizada em ambiente de semi-cativeiro no Parque Centenário no município de Barra Mansa - RJ, o parque localiza-se no centro da cidade entre 2 22º32'36" S e 44º10'19" O, possui uma área de 9.000 m , abriga uma população de: 7 machos, 6 fêmeas e 1 juvenil e 3 filhotes. O período estudo foi de agosto de 2006 a agosto de 2007, sendo realiazada uma visita por mês, excetuando-se o mês de janeiro de 2007 no qual foram realizados 15 dias consecutivos de observações. As sessões com oito horas de duração, iniciavam-se às 8:00 h e encerravam-se às 17:00 h. Totalizando 28 dias ou 120 horas de esforço de campo. Cada animal foi observado em 33 sessões de 20 minutos, de forma que ao final do período todos obtiveram 11 horas de observação. Ao todo foram realizadas 528 sessões. Em nível populacional houve diferença significativa quando se comparou as freqüências médias de utilização entre todas as categorias Membro Torácico Esquerdo (MTE), Membro Torácico Direito (MTD), Direto com a Boca (DB) e Membro Torácico Direito e Esquerdo (MTDE), sendo MTD obteve maior média de utilização. Em nível individual foram encontrados seis indivíduos destros e seis canhotos considerando o índice de lateralidade (HI), apenas um dos machos mostrou preferência consistente pelo MTE. Na comparação entre categorias sexuais não houve diferença significativa entre machos e fêmeas e não foi possível comparar estatisticamente categorias etárias devido a morte de filhotes durante o experimento. A população de Bradypus variegatus estudada não apresentou preferência manual na coleta de alimentos. A análise individual com base no HI revelou uma proporção similar entre destros e canhotos. Para a espécie B. variegatus estes resultados podem estar relacionados à anatomia da mão, a ausência de padrão postural e complexidade de tarefa e por constituir-se como um estudo pioneiro para esta Ordem, sugere-se a ampliação das observações que investiguem se o uso lateralizado das mãos está presente em outras tarefas.

Palavras-chave: Lateralidade, Preferência manual, Bradypus variegatus.

Anais do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 18 a 22 de agosto de 2008, São Lourenço, MG

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.