ESTUDO: O Jogo da Imitação - UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1º Período

July 4, 2017 | Autor: Bianca Barreto | Categoria: Alan Turing, Computação, Enigma, Filme, Analise De Filmes
Share Embed


Descrição do Produto

UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1º Período

Nome do Aluno: Bianca Ferreira da Frota Barreto

Nome da Professora: Prof.ª Drª. Kamila Rios da Hora Rodrigues

Abril/2015

O Jogo da Imitação – A vida de Alan Turing

É incontestável a dependência que o ser humano tem hoje com os computadores e as novas tecnologias, tal ponto que chegam a parecer um complemento ou um órgão externo do homem. Alan Turing, personagem principal do filme O Jogo da Imitação, foi um matemático, criptoanalista e um pioneiro na ciência da computação. É considerado por muitos, pai da computação moderna. Ajudou a desenvolver as bases da inteligência artificial, e sem ele, provavelmente não estaríamos vivendo essa revolução digital tão cedo.

Origens Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912, em Paddington, Londres. Seu pai tinha acabado de entrar no Serviço Civil da Índia, e assim, Turing e seu irmão acabaram tendo uma infância rígida, determinada pelos costumes daquele país. Em 1928, Alan se viu estimulado a se aprofundar nos estudos de comunicação e criptografia por um colega de classe mais velho, Christopher Morcom, pelo qual acabou se apaixonando. Christopher, infelizmente, faleceu em 1930 de pneumonia bovina, transmitida pelo leite. A ideia de continuar o legado do amigo o sustentou nos seus tempos de crise. Alan ficou intrigado sobre a mente humana (a de Christopher, em particular), o que o levou a estudar sobre física quântica e sobre como a memória do cérebro some quando morremos. Essas reflexões foram essenciais para a evolução na área da inteligência artificial.

A máquina de Turing (The Turing Machine) Foi na Universidade de Cambridge, Inglaterra, que Alan criou o conceito de uma máquina universal, o qual defendia que as máquinas da época não resolviam todos os problemas matemáticos. Alan acreditava que sua máquina poderia resolver qualquer cálculo, desde que as

instruções fossem dadas. “É difícil agora não pensar em uma máquina de Turing como sendo um programa de computador, e a tarefa mecânica de interpretar e obedecer o programa como o próprio computador o faz. Assim, a Máquina Universal de Turing encarna o princípio essencial do computador: uma única máquina que pode ser transformada em qualquer tarefa bem definida ao ser fornecida com um programa apropriado.” Em 1937, quando publicou o artigo “Sobre as Máquinas Computáveis”, já estava em Princeton como aluno de pós-graduação na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Enigma - Segunda Guerra Mundial

Em 1949, Turing foi secretamente convocado pelo exército de inteligência britânico para trabalhar em Bletchley Park, ajudando a decifrar a máquina Enigma, responsável por codificar e transmitir informações alemãs sobre localização e estratégia de combates durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvida por um engenheiro alemão e era considerada indecifrável, pois para um homem descobrir todas as possibilidades de uma mensagem codificada pela Enigma manualmente, seriam necessários 20 milhões de anos. A saída que Alan encontrou foi combater uma máquina com outra. Turing foi chefe da sessão “Hut 8”, responsável pela criptoanálise. Especialistas calculam que seus avanços tecnológicos reduziram a guerra por dois anos. Pode-se interpretar pelo filme que Turing trabalhou em sua máquina acreditando que pudesse recriar a mente de Christopher, pois além de atribuir o nome do amante à sua criação, ao ser interrogado pelo policial, o faz perguntas – as quais faziam parte de um teste, o teste de Turing que demonstram seu interesse sobre a materialização da mente humana, e como o computador pode imitá-la ao guardar e processar dados físicos, assim como o cérebro.

O surgimento do Computador Em 1944, Turing uniu três ideias principais: “- seu próprio conceito de 1936 da máquina universal - a velocidade e a confiabilidade potenciais da tecnologia eletrônica - a ineficiência na concepção de máquinas diferentes para diferentes processos lógicos”. E assim, foi desenvolvido o alicerce do computador moderno, chamado de “cérebro eletrônico”.

Alan Turing e a Internet “Alan Turing propôs em seu relatório de 1946 que seria possível usar o computador ACE por um usuário remoto por meio de uma ligação telefônica. Assim, ele previu a combinação de informática e de telecomunicação antes de outros. Um dos primeiros colegas de Turing no NPL, Donald W. Davies, passou a ser o pioneiro do princípio de comutação de pacotes (packet switching) e do desenvolvimento da ARPANET, o que levou à Internet que você está usando agora.”

Pilot ACE, um dos primeiros computadores construídos no Reino Unido, no NPL (Laboratório Nacional de Física National Physical Laboratory) nos anos de 1950.

Morte Alan Turing morreu em 7 de junho de 1954. A causa oficial foi constatada como suicídio por envenenamento de cianeto, mas há controvérsias. Alguns defendem que ele tenha cometido o suicídio por não conseguir trabalhar devido aos medicamentos, que basicamente lhe castraram quimicamente. Perto de seu corpo foi encontrada uma maçã mordida, o que poderia indicar que Turing pudesse ter arquitetado uma forma de se

matar e fazer sua mãe acreditar que fosse um acidente – e de fato, ela acreditava que era. Por outro lado, como podemos perceber no filme, Turing tinha uma personalidade excêntrica e era muito desleixado – no começo podemos vê-lo arrumando papéis que haviam sido derrubados no chão de seu escritório, - o que pode indicar que ele apenas poderia ter se acidentado com algum de seus experimentos.

Especula-se que o logo oficial da Apple seja um tributo à Alan Turing.

Conclusão O Jogo da Imitação foca o árduo trabalho dos cientistas de decifrar a Enigma, deixando passar alguns pontos da obra de Turing. Apesar disso, o filme expressa muito bem a intolerância da época – mas não tão diferente de hoje. Ao remeter o ser humano apenas a um órgão com capacidade de pensar, o personagem Turing abre questões sobre gênero. Na fala: “[...] só porque alguma coisa pensa diferente de você, significa que ela não pensa?”, originalmente se referindo à uma máquina, Turing coloca em pauta que o homem possui divergências de opiniões, e que isso não as torna opiniões falsas ou erradas. O bullying que Alan sofria na escola, seria uma forma egoísta das crianças de sentir prazer com a violência: “Sabe por que as pessoas gostam de violência? É porque faz você se sentir bem”. E de acordo com o personagem Christopher: “[...] eles te batem porque você é diferente.”. Uma intolerância também contra as mulheres no trabalho científico. Joan Clarke, por mais inteligente que fosse, estava presa numa obrigação social de se casar, e se não fosse a proposta de casamento de Turing - de acordo com o filme, - seria impedida pelos pais de continuar sua pesquisa. Sendo assim, o filme denuncia o quanto o preconceito e a intolerância atrasam a evolução humana. Se não fosse a condenação de Turing de se submeter a um tratamento químico para “acabar” com suas tendências homossexuais, o cientista teria contribuído muito mais para o desenvolvimento das tecnologias.

Bibliografia BBC History, http://www.bbc.co.uk/history/people/alan_turing, http://www.bbc.co.uk/history/topics/enigma Alan Turing: The Enigma, http://www.turing.org.uk/bio/part1.html Super Interessante, http://super.abril.com.br/tecnologia/alan-turing-441797.shtml Alan Turing - Resumo Vida e Obra, https://www.youtube.com/watch?v=3wvRmyyCdc4 Wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Pilot_ACE

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.