Experiências de extensão: o fortalecimento da produção agroecológica e reprodução social camponesa através da comercialização.

May 25, 2017 | Autor: Bárbara El Khalil | Categoria: Agroecologia, Extensão Universitária, Assentamentos Rurais, Comercialização
Share Embed


Descrição do Produto

CADERNO DE

RESUMOS

© Jornada de Pensamento Político Brasileiro - 2016

Coordenação Geral: Profa. Dra. Vera Alves Cepêda (UFSCar) Coordenadores Docentes: Prof. Dr. Bernardo Ricupero (USP) Profa. Dra. Gabriela Nunes Ferreira (UNIFESP) Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (UFSCar) Profa. Dra. Maria Fernanda F. Lombardi (UNIFESP) Coordenadores Discentes: Aline Vanessa Zambello (doutoranda, UNICAMP) Amanda Pavanello Alves dos Santos (mestranda, UFSCar) Felipe Fontana (doutorando, UFSCar) Thiago Mazucato (doutorando, UNESP)

I JORNADA DE PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO 17 a 19 de outubro de 2016 UFSCar

~3~

Experiências de extensão: o fortalecimento da produção agroecológica e reprodução social camponesa através da comercialização Bárbara El Khalil1 e Adriane Herrmann C. de Almeida2 Compreender as dificuldades encontradas pelos camponeses do Assentamento Rural Santa Helena, localizado no município de São Carlos/SP nos permite refletir sobre os conflitos presentes na luta cotidiana pela produção agroecológica e reprodução social camponesa no rural brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar algumas reflexões feitas durante a execução do projeto de extensão “Encurtando distâncias”. Nosso objetivo é apresentar em termos gerais as dificuldades da reprodução social camponesa e, em específico, as dificuldades na comercialização dos produtos agroalimentares deste assentamento. Entre os principais problemas encontrados pela população camponesa estão as dificuldades no acesso à políticas públicas para o desenvolvimento rural, à assistência técnica e extensão rural e a dificuldade de comercialização de sua produção. A partir dos encontros realizados no escopo do projeto, determinamos um foco para as nossas discussões: a possibilidade de ampliar as redes de comercialização desses camponeses. Para tanto, a ideia levada a cabo foi produzir um material de sensibilização audiovisual que resgatasse a memória dos assentados e despertasse o interesse de potenciais consumidores a necessidade de se fortalecer a produção camponesa. Assim, a partir de entrevistas semiestruturadas e filmagens realizadas em 9 dos 14 lotes existentes no assentamento, criamos materiais para fortalecer os circuitos curtos de comercialização. Com esse breve panorama conseguimos refletir e compreender o quanto o sistema hegemônico expresso na lógica do agronegócio, dificulta a comercialização dos produtos da agricultura camponesa. Ao final do trabalho, podemos perceber que fortalecer uma forma contra hegemônica, que aproxima o consumidor ao camponês, permite reafirmar a produção agroecológica e reprodução social camponesa. Palavras-chave: Questão Agrária, Extensão Universitária, Comercialização.

1 2

Graduanda em Ciências Sociais pela UFSCar. E-mail: [email protected] Graduada em Ciências Sociais pela UFSCar. E-mail: [email protected] ~ 66 ~

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.