FATOR ABRANGENTE DA ARTE COMO METODOLOGIA EM ENSINO ESPECIAL

June 7, 2017 | Autor: Rogério Martins | Categoria: Inclusão
Share Embed


Descrição do Produto


FATOR ABRANGENTE DA ARTE COMO METODOLOGIA EM ENSINO ESPECIAL

Reily. Lucia. O Ensino de artes Visuais na escola no contexto da inclusão Campinas (SP): Unicamp, 2010.

A dinâmica que o ensino de arte possibilita é um campo de exploração bastante abrangente pelo fato de ser uma forma estimulante de aprendizado no que diz respeito à criatividade do aluno, e a partir do momento em que o aluno portador de uma heterogeneidade motora ou cognitiva especial passa a encontrar na prática de arte uma inclusão social e profissional, a arte mais uma vez torna-se um meio de tratamento saudável e terapêutico às dificuldades de cada aluno, na escola e na sociedade externa à mesma.
O fato de uma pessoa portadora de uma deficiência, qualquer que seja, trazer à escola uma carga cultural que reflete o preconceito de sua sociedade, o que dificulta o aprendizado de tal pessoa.
Cabe então à disciplina de Arte a responsabilidade de dar uma atenção maior a esse tipo de aluno que precisa de um convívio com uma possibilidade maior de formas de aprendizado, pelo fato de ser uma disciplina evidentemente variável na sua forma de manuseio.
Visto que no Brasil não há uma base bibliográfica significante voltada a pessoas portadoras de deficiência na área de ensino de arte, cabe aos professores realmente compromissados com as especificidades do ensino especial pesquisarem e se basear num diálogo entre teses de doutorado, pesquisas individuais, etc.
A ideia do ensino de arte atendendo às especificidades dos alunos especiais a produção de uma "arte especial", criam-se novas áreas de pesquisa e de metodologia de ensino para o professor, o que é grande contribuição para a base bibliográfica brasileira da área de ensino especial.
Uma contribuição significativa que vemos é a arte em diálogo com a psiquiatria, sendo ferramenta de reflexo da mente consciente e até inconsciente da pessoa portadora de deficiência mental. Também podemos ter a arte como uma forma de recuperar a autoestima de tais pessoas que por serem especiais passam por situações de ignorância da sociedade para com eles.
Outro fato que me chama bastante atenção é que muitos dos alunos deficientes escolherem o ensino de arte como área de atuação pelo leque de possibilidades que tal área os permite ter em mãos, tornando a arte um veículo importantíssimo para a socialização dos mesmos.
Visto que a arte sempre está em processo experimental e de transformação, isso permite que as pessoas se libertem de qualquer estereótipo para ter uma identidade fruto de uma forma de trabalho que está sempre em processo de adaptação.
Assim, a arte se torna um meio de várias possibilidades, indo até além de fins acadêmicos, mas de fins sociais e terapêuticos para pessoas que tem necessidades especiais e que na maioria das vezes são mal instruídas, e mal orientadas no que diz respeito à comportamento e adaptação social.






Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.