Fichamento_MARCONI. Origens da Humanidade

June 22, 2017 | Autor: S. Semíramis Sutil | Categoria: Prehistoric Archaeology
Share Embed


Descrição do Produto

1

Fichamento acadêmico Séfora Semíramis Sutil Moreira1

MARCONI, Marina de Andrade. Origens da Humanidade

1. Evolução humana

Estudos de fósseis humanos indicam transformações anatômicas e suas conseqüências fisiológicas a partir dos primatas superiores; e evolução dos seres humanos préhistóricos em determinado período.

1.1.

Eras e período geológicos

Os mais antigos documentos da história primitiva do homem remontam a uma antiguidade bem remota, a quarta e última Era geológica, a Cenozóica, com início há cerca de 70 milhões de anos.

1.2.

Períodos

O Pleistoceno estende-se de 2 milhões a 10 mil anos atrás. È considerado a etapa mais importante da evolução humana, em virtude do homem ter sofrido a maioria de suas alterações. O Pleistoceno divide-se em: Pleistoceno Inferior (1 milhão a 700 mil anos/ Final da primeira glaciação Gunz), médio (500 a 150 mil anos/ Final da glaciação Riss) e superior (150 a 10 mil anos/ início da terceira glaciação).

1

Graduando em licenciatura/ bacharelado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - 2014

2

1.3.

Clima

O Pleistoceno teve um clima bastante instável, com fases úmidas, de chuvas pesadas, e com períodos de glaciação intercalados de períodos de seca. Muitas formas animais e vegetais, em face da instabilidade climática ocasionada pela interglaciação, emigram ou extinguem-se ocasionando uma seleção natural entre os vivos.

1.4.

Glaciação

Glaciação é a cobertura de grandes zonas de Terra por uma grossa camada de neve e gelo. A Europa, Ásia e América do Norte foram cobertas por quatro glaciações no Pleistoceno: Gunz, Mindel, Riss e Wüem.

2. Classificação zoológica do homem

O homem origina-se da evolução de antigos primatas. Não descende dos macacos, mas ambos têm um troco primata comum.

2.1.

Primatas

Primata significa primeiro em posição e ordem, seria a posição mais alta da ordem animal. Os primatas se dividem em duas subordens: Prossímios (lêmures, tarseiros e musaranhos); Antropóides (macacos, grandes símios e homens). Pode-se dizer que os antropóides são parentes do homem, mas não seus ancestrais.

3. Fases do desenvolvimento humano

O homem é um primata que, de antropóide, transformou-se em hominídeo. As transformações devem ter ocorrido no final do Plioceno, mas a maioria dos primatas do Mioceno foi extinta.

3

A evidência da evolução humana, a partir de ancestrais pré-humanos, encontra-se nos registros de fósseis descobertos. Podem-se reconhecer quatro fases estruturais básicas: 

Pré-homínida, do Australopithecus;



Homo erectus, do Pitecanthropus;



Homo sapiens, do Neanderthal;



Homo sapiens sapiens, do Cro-Magnon.

4. Raças humanas

Ainda não se chegou a um consenso sobre o que seja a raça humana, em virtude da relatividade do tempo; extrema diversidade das características físicas; e distribuição espacial do homem. Há um ponto em comum: todos concordam que o homem pertence ao mesmo gênero, Homo, e à mesma espécie, sapiens. Definição de raça: são agrupamentos naturais de homens, quaisquer que sejam suas línguas, costumes e nacionalidades. Dividem-se em caucasóides (brancos), mongolóides (asiáticos) e negróides (africano). Os critérios utilizados pelos cientistas para a classificação dos grupos raciais baseiam-se na estrutura do corpo e características físicas. As diferenças existentes entre grupos isolados são explicáveis pela atuação de determinantes da mudança evolutiva, as mutações, a seleção natural, o isolamento, pendor genético, hibridação, seleção social e sexual.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.