FLUIDOS

October 17, 2017 | Autor: P. Neto Pais | Categoria: Espiritismo, Religião
Share Embed


Descrição do Produto

FLUIDOS


Fluido é aquilo que escoa ou aquilo que preenche .
Na ciência do século XIX dividam-se em Fluidos Ponderáveis e Fluidos Imponderáveis.
Os Fluidos Ponderáveis constituiam o que ainda hoje denomimanos Fluidos pela física e Química – Os estados líquido , gasoso e mais recentemente , o estado de Plasma da Matéria ( Observação – Estado de Plasma é o estado de gás ionizado , presente nas estrelas como o Sol e dentro dos tubos de imagem das antigas televisoes e das atuais televisoes de Plasma ).
Os Fluidos Imponderáveis eram a denominação , pelos cientitas do Século XIX do agente das forças físicas observáveis da Natureza – Força da Gravidade , Força Elétrica , Força Magnética. Denominavam-se imponderáveis porque não era possível, com a tecnologia da época, captá-los ou quantificá-los . Apenas postulava-se sua existência pelos efeitos observados das forças da Natureza acima citadas. E ainda havia o que se denominava Éter , que seria um fluido que preencheria todo o Universo , sendo o meio pelo qual se propagaria as ondas luminosas ( Na época apenas conheciam-se ondas mecânicas que necessitavam de um meio físico de propagaçao como o Som . Dessa forma, pela teoria ondulatória da Luz, era necessário que houvesse algum meio pelo qual as ondas luminosas se propagariam. Dessa maneira, pela física do Século XIX não existia vácuo , ou vazio absoluto . O que chamavámos de espaço seria preenchido por esse Éter ou essa substância fundamental , embora não fosse possível detectá-lo ou medí-lo com os instrumentos da época ).
Entao, na codificaçao da Doutrina, com as informaçoes a respeito do plano espiritual , os espíritos postularam , de conformidade com a ciência da época, a existência do FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL , que seria entao a substância fundamental que daria origem a tudo o que existe – tanto do Plano Material tanto quanto do Plano Espiritual . Destacando, que segundo os próprios espíritos na pergunta 85 e 86 de O livro dos Espíritos, o Mundo Espiritual é o Mundo Normal Primitivo, que pré – existe e independe do Mundo Material. E o que o Mundo Material poderia jamais ter exisitido , sem que isso alterasse a existência ou a essência do Mundo Espiritual.

Em 1905 com a publicaçao da Teoria da Relatividade Especial por Einstein , muda-se radicalmente a maneira de enxergar a matéria , o espaço e o tempo . A partir daí, considera-se não mais espaço e tempo separadamente, mas como uma geometria especial denominada Espaço-tempo . Dessa forma, a luz poderia , já descrita por Maxwell como ondas eletromagnéticas, poderia se progagar nesse espaço-tempo sem a necessidade de que este tivesse preenchido pelo Éter ou Fluido Cósmico Universal. A gravidade seria apenas a deformaçao dessa unidade geométrica de espaço-tempo.

André Luiz, em seu Livro Mecanismos da Mediunidade, embora reconhecendo que para a ciência Material não haveria mais anecessidade do conceito de Éter, postula que para a explicaçao dos fenômenos espirituais, os espíritos AINDA utilizam o Conceito de Fluido Cósmico Universal ou Hálito Divino do Criador.

Ainda de acordo com a Doutrina Espírita na Gênese, existem os Fluidos Espirituais – que consituiriam entao a matéria do plano espiritual e também dos corpos perispirituais . É com base nas informaçoes dos espíritos que tentamos compreender algumas características dessa forma especial de matéria , para melhor compreender alguns conceitos e fenômenos da Doutrina Espírita. Fluido Espiritual não é bom um bom termo segundo Kardec, porque na verdade trata-se de matéria. Em outro estado , impoderável aos nossos sentidos na forma ordinária, matéria quintessenciada ... Mas ainda assim MATÉRIA . Na Literatura Complementar com André Luiz, ele se refere a essa matéria com o nome de Matéria MENTAL. E é com base em ANALOGIA com as novas descobertas da Física do século XX que ele tenta dar algumas informaçoes a respeito nos Livros Evoluçao em Dois Mundos, Mecanismos da Mediunidade e No Mundo Maior.

Ainda falando sobre outros aspectos , talvez mais próximos daquilo que necessitamos para apreender para a nossa prática mediúnica na casa Espírita, trataremos entao do FLUIDO MAGNÉTICO ANIMALIZADO , ou FLUIDO VITAL ou ECTOPLASMA , que é a substância extraída dos médiuns nos trabalhos de Materializaçao, nos trabalhos de Benefício para Saúde, nos fenômenos Físicos e também no trabalho de Passe. A compreensao das características desses Fluidos , sua relaçao com o estado Mental, Moral , com a Vontade, com a Fé são Fundamentais para que possamos ter uma atitude segura nos trabalhos espirituais em geral realizados em qualquer casa espírita ( Reunioes de Psicofonia, Psicografia , Irradiaçao, Passe, Preces intercessórias , Água Fluidificada, etc... ).





Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.