Folder - Percurso gerativo de sentidos no parque Trianon

June 14, 2017 | Autor: Nilthon Fernandes | Categoria: Semiótica
Share Embed


Descrição do Produto

Av. Paulista

formantes

Jules Martin

Paul Villion

Barry Parker

Burle Marx

Luigi Brizzolara

Roque De Mingo

Victor Brecheret

Luigi Brizzolara (Chiavari, 11 de junho de 1868 — Gênova, 11 de abril de 1937) foi um escultor italiano. Roque De Mingo nasceu em São Paulo, Capital, em 7 de julho de 1890, ai residindo a maior parte de sua vida. Tendo de Chirico transferido depois, a sua residência para São Salvador, Bahia, onde foi lecionar na Escola de Belas Artes daquela cidade, procurou ao escultor Amadeu Zanni, que lecionava no Liceu de Artes e Oficios da Capital, onde era também diretor da secção de fundição artística.

m at é r i c a

Victor Brecheret (Farnese, 15 de dezembro de 1894 — São Paulo, 17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do “artista”. Nascido “Vittorio Breheret” numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Breheret e Paolina Nanni.

Ladrilho hidráulico, alvenaria, concreto, piche, madeira, árvores, flores, mata atlântica, pássaros, pessoas, animais

c r o m át i c a Amarelo, vermelho, verde, azul, preto, branco, etc.; o emprego de cores puras, complementares, não cores; a utilização de tonalidades e sub-tonalidades; os graus de saturação da cor, a variação ou a manutenção cromática e tonal; a luminosidade em seus graus variados, e nos jogos entre claro vs. escuro, luminoso vs. sombrio.

© Scan from MP/Safra catalogue © guilherme gaensly

eidética Formas orgânicas e inorgânicas além de reto/curvo, angular/ arredondado, vertical/horizontal, perpendicular/diagonal, diferentes tipos de simetria, de perspectiva.

topológica

Paul Villon, conhecido no Brasil também como Paulo Villon, (Roybon, Isère, 20 de julho de 1841 – Nice, Alpes-Maritimes, 10 de outubro de 1905) foi um paisagista francês. Radicado no Brasil por vários anos, desenvolveu projetos para parques e jardins públicos em cidades brasileiras. Segundo a historiadora Heliana Salgueiro, trabalhou com com Auguste François Marie Glaziou no Campo da Aclamação (Campo de Santana ou Praça da República) e nos jardins da Quinta da Boa Vista. Trabalhou também com Aarão Reis, quando da construção de Belo Horizonte. Compôs ainda a equipe de auxiliares do prefeito da cidade do Rio de Janeiro Pereira Passos.

ChristianKnepper/Embratur

Jardins da Praia de Botafogo (1903) (Rio de Janeiro – RJ)

Barry Parker, arquiteto e urbanista inglês, nascido em Cherterfield em 1867. Se destacou por popularizar o movimento Arts and Crafts, que foi muito popular no início do século 20. Sua contribuição entretanto é maior no campo do urbanismo, no qual Parker teve oportunidade de projetar bairros e cidades, realizando na prática, a partir de 1902, o conceito de “Cidades-Jardins”, nas quais as áreas construídas se harmonizam com espaços verdes em uma ambientação rural.

Jardim América ChristianKnepper/Embratur

Praça Ademar de Barros em Águas de Lindoia, São Paulo.

© Lucas Salles

Monumento das Bandeiras

Francisco Leopoldo e Silva © instpatr

Instabilidade-Equilíbrio; Assimetria-Simetria; IrregularidadeRegularidade; Complexidade-Simplicidade; FragmentaçãoUnidade; Profusão-Economia; Exagero-Minimização; Espontaneidade-Previsibilidade; Atividade-Estase; OusadiaSutileza; Ênfase-Neutralidade; Transparência-Opacidade; Variação-Estabilidade; Distorção-Exatidão; ProfundidadePlanura; Justaposição-Singularidade; Acaso-Sequencialidade; Agudeza-Difusão; Episodicidade-Repetição

© saopauloantigo

Jules Victor André Martin (Montiers, França, 1832 - São Paulo, SP, 1906). Pintor, professor, arquiteto, litógrafo e empresário. Em 1844, ingressa na Escola de Belas Artes de Marselha. Em 1852, vai a Paris, e trabalha por três anos no ateliê de George Schlater. Chega a São Paulo em 1868, a convite do seu irmão, Pierre, sócio do livreiro André Luis Garraux. Em Sorocaba, trabalha na empresa de algodão do irmão. Em 1869, muda-se para a capital, expondo algumas pinturas no Estúdio de Carneiro & Gaspar e nas Casas Garraux. Em 1870, abre um curso de desenho e em 1871 monta um das primeiras casas litográficas de São Paulo. Em 1875, sua oficina recebe de d. Pedro II (1825-1891) o título de “imperial litografia”. Em 1877, produz o primeiro Mapa da Província de São Paulo. Apresenta projeto para a construção de um viaduto sobre o Vale do Anhangabaú. Transfere sua oficina para seu filho, Jules Martin Filho. Em 1880, dedicando-se cada vez mais a trabalhos urbanísticos e arquitetônicos, ganha a concessão para construção do viaduto, o que gera uma série de discussões nos jornais locais. Não consegue construi-lo com recursos próprios, passando a execução à outra empresa.

© Arvoresbrasil

Caaguaçu, significa mata grande ou mato grosso. Foi denominada primitivamente a região onde se situa a avenida Paulista

© globotv

Soldado Expedicionário

ChristianKnepper/Embratur

Jardins do Palácio do Catete no Rio de Janeiro, (Rio de Janeiro – RJ)

Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.

Francisco Leopoldo e Silva (1879: Taubaté, SP – 1948: São Paulo, SP). Iniciou sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde estudou escultura com Amadeu Zani. Em seguida, estudou na Academia de França, em Paris, junto com Vitor Brecheret. 1911 – Beneficiado por uma bolsa de estudo concedida pelo governo paulista, transferiu-se para Roma, na Itália, onde residiu por muitos anos, tendo sido aluno do grande escultor Arturo Dazzi, no Instituto de Belas Artes.

Mausoléu da família Matarazzo

ChristianKnepper/Embratur

Pacaembu

© Dornicke © estações ferroviárias

Praça de Casa Forte em Recife

© jorge dias

Ponto de Interrogação no Cemitério da Consolação

Percurso gerativo de

sentido

ChristianKnepper/Embratur

Parque Municipal Américo Renê Giannetti, (Belo Horizonte – MG)

• plantações de chá e verduras irrigadas pelo rio Anhangabaú e pastagem de vacas de leite • construção de vários sobrados todos iguais no vale do Anhangabaú • reforma do viaduto ainda de metal • pedágio para circular no viaduto • andaria de bondes nele • canalização do rio anhangabaú • belos jardins franceses que substituíram as grandes chácaras • grandes palacetes europeus sendo demolidos para construção de enormes edifícios de vidro, acompanhando então a transição de cidade de estilo europeu para uma cidade contemporânea do novo mundo • substituição destes jardins pelas grandes avenidas de ligação nortesul da cidade • desfiles da comemoração do 4º centenário da cidade • desfiles do Jogos Pan-americanos de 1963 • suicidas se jogando do viaduto para o fundo do vale • desfiles militares e de carnaval • inúmeras obras para aterrar o fluxo viário • protestos da população • shows e comemorações • enchentes e acidentes • esvaziamento da região para outras áreas da cidade em crescimento • apogeu e queda das lojas Mappin • inúmeras reformas do teatro Municipal • construção e inauguração do edifício Alexandre Mackenzie, que se tornaria sede brasileira da São Paulo Light & Power, que depois se tornaria apenas Light e viraria Eletropaulo, atualmente shopping Light • linha de metrô que a Light construiria sob o viaduto em 1927 • apresentações de artistas populares • grupos de hippies vendendo bugigangas nas calçadas nos anos 60/70 • sessões de filmagens e de peças publicitárias

© Dornicke

Praça Euclides da Cunha

Alto da Lapa

© governoesp

Estátua de Fernão Dias Pais Leme, exposta no Museu Paulista

© instpatr

“Mulher”. Escultura em bronze na Pinacoteca

CC Nero

silvestres, cerâmica, mármore, granito, aço, ferro, bronze, alumínio, tinta, gesso, cal, cimento etc.

© saopaulotur

Nostalgia. Escultura em mármore na praça prof. Cardim

Índio Pescador. Escultura em bronze na praça Oswaldo Cruz

parque Trianon

© exartillustration

Fonte Aretusa em Siracusa

Nilthon Fernandes

© prefeiturasp

Frontão do Cemitério da Consolação

© saopaulotur

Museu Casa das Rosas

© saopaulotur

Teatro Municipal de São Paulo

© saopaulotur

Mercado Municipal de São Paulo

a n t e ri o ri da d e

1890 - 1891

1931

1916-50

p ontual i dade

du r aç ão

1892

2015

1968

urbanista inglês, nascido

(Roybon, Isère, 20 de julho de

em Cherterfield em 1867. Se

1841 – Nice, Alpes-Maritimes,

destacou por popularizar o

10 de outubro de 1905) foi

movimento Arts and Crafts,

um paisagista francês. Radi-

que foi muito popular no início

cado no Brasil por vários anos,

do século 20.

desenvolveu projetos para

Sua contribuição entretanto é

parques e jardins públicos em

maior no campo do urbanis-

cidades brasileiras. Segundo a

mo, no qual Parker teve opor-

historiadora Heliana Salgueiro,

tunidade de projetar bairros e

trabalhou com com Auguste

cidades, realizando na prática,

François Marie Glaziou no

a partir de 1902, o conceito de

Campo da Aclamação (Campo

“Cidades-Jardins”, nas quais

de Santana ou Praça da

as áreas construídas se harmo-

República) e nos jardins da

nizam com espaços verdes em

Quinta da Boa Vista. Traba-

uma ambientação rural.

© gaensly

Av. Paulista antes do parque

Parque Tenente Siqueira Ramos

participou da fundação da

ficava localizado, onde

Projetado pelo paisagista frânces Paul Villon

belvedere com projeto do arquiteto Ramos

o Brasil Central, no século 17. Conta a

e da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em julho de 1922. Foi um

Escola Politécnica junto

hoje é o Museu de Arte

e o inglês Barry Parker e inaugurado em 3 de

de Azevedo, que ficou conhecido como

lenda que Bartolomeu Bueno da Silva,

dos militares que marcharam na Avenida Atlântica, na orla marítima de

de um grupo de aristo-

de São Paulo. De onde

abril de 1892, o Parque Trianon está no coração

Trianon. O nome atual do parque foi dado

procurava as ambicionadas minas de

Copacabana, em direção a cerca de 3.000 soldados legalistas e que, após

cratas paulistas ligados

se tinha uma bela visão

de São Paulo e decora a avenida Paulista com

em 1931 em homenagem a um dos heróis

ouro, quando se deparou com índios da

intenso tiroteio em um combate totalmente desigual (18 revoltosos contra

às correntes políticas

da cidade. Projetado por

48,6 mil m² de vegetação tropical, remanescen-

da Revolução do Forte de Copacabana, na

tribo Goiá, que impediram a entrada da

3000 soldados do governo), acabaram sendo derrotados em frente à Rua

consideradas progres-

Ramos de Azevedo e

Revolta Tenentista.

bandeira em seu território. Percebendo

Barroso, na altura do Posto 3 de Copacabana.

sistas, estabelecendo na

inaugurado pelo gover-

te da Mata Atlântica.

escola um modelo similar

nador do estado Altino

ao que experimentou na

Arantes em 1916. Via-se

Europa. Sua ligação com

o Vale do Anhangabaú

o ensino também acon-

inteiro. Foi demolido em

teceu quando se tornou

1951 para dar lugar a um

diretor do Liceu de Artes

pavilhão, onde foi sedia-

Em 1924 o parque foi doado a

O nome Trianon, como é

e Ofícios de São Paulo,

da a primeira edição da

Prefeitura e em 1931 recebeu sua

popularmente conhecido, deve-se

onde promoveu uma

Bienal Internacional de

a existência do antigo Clube

reforma de ensino que

São Paulo.

Trianon, reduto da dança da elite

tornaria a escola autossu-

paulistana e que funcionou até

ficiente e reconhecida em

entrou em abandono até 1968,

meados dos anos 1950.

todo o país.

quando o prefeito Faria Lima, para

da cidade do Rio de Janeiro Pereira Passos.

© museupaulista

paulista, um dos primeiros a explorar

foi um militar e político brasileiro. Participou do movimento tenentista

equipe de auxiliares do prefeito

No local onde hoje é a avenida Paulista existia uma floresta. Chamava-se Alto de Caaguaçu. Havia naquela região muitas chácaras, sítios e trilhas para boiadas e carros de bois. Sempre-Vivas

Seu nome oficial é Parque Tenente Siqueira

que as índias estavam adornadas com

Ramos, em homenagem ao militar e político

A vegetação é composta por remanescentes da

ouro, tiveram certeza que ali era o local

brasileiro de mesmo nome que participou da

Mata Atlântica. Destacam-se grandes exempla-

da mina. Teve a ideia de encher uma

Revolta Tenentista (1924), um dos maiores

res de araribá-rosa, canela-poca, cedro, jequiti-

pequena vasilha de aguardente e tocar

conflitos bélicos que ocorreram em São Paulo.

bá, pau-ferro, sapopemba, sapucaia e tamboril,

fogo. Os índios acreditaram que a água

além de abiurana, andá-açu, camboatás,

estava pegando fogo, e diante da amea-

Trilha do Fauno, playgrounds e aparelhos

guaraiúva e tapiá-guaçu. No sub-bosque há

ça do bandeirante de queimar os rios, os

denominação atual em homenagem

de ginástica. O destaque fica por conta do

espécies exóticas introduzidas como palmeira-

indígenas renderam-se. Não só permiti-

a um dos heróis da Revolta Tenen-

“Fauno”, escultura de Victor Brecheret e

-de-leque-da-china e seafórtia e mudas de

ram a entrada dos exploradores em seus

tista. A partir dessa data o parque

“Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

espécies nativas plantadas para enriquecimento

territórios, como ainda lhes revelaram a

florístico. Foram registradas 135 espécies, das

localização da mina. Bartolomeu Bueno

No início da década de 1910, no local onde

quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, o

da Silva recebeu dos índios o apelido de

hoje se localiza o MASP, foi construído um

chichá e o palmito-jussara.

“Anhanguera”, que significa “Diabo

recuperá-lo, convidou o paisagista Joaquim Eugênio de Lima inaugurou em 8 de dezembro de 1891 a avenida Paulista. O quadro é de Jules Martin e mostra as festividades de inauguração

Anhanguera foi um bandeirante

O Belvedere Trianon

Horizonte. Compôs ainda a

© sempreviva

Parque Trianon-Tenente Siqueira Ramos

Ramos de Azevedo

quando da construção de Belo

Joaquim Eugênio de Lima (Montevidéu, 6 de setembro de 1845 — São Paulo, 13 de junho de 1902) foi um engenheiro brasileiro.

Belvedere Trianon

Antônio de Siqueira Campos (Rio Claro, 1898 — 10 de maio de 1930)

lhou também com Aarão Reis,

© avesbrasil Alma-de-gato ou rabilonga (família dos cucos)

Burle Marx

Velho” ou “Espírito Maligno”.

Quiriquiri é uma ave da ordem dos Falconiformes

© faunaflora

Formando em engenharia na Alemanha, adotou São Paulo para

Sátiro era um ser da natureza com o Conhecidos como serelepe, caxinguelê, caxinxe, quatimirim, quatipuru, agutipuru ou acutipuru

viver. Em sintonia com o momento

corpo metade humano e metade de

de efervescência da metrópole

bode. Equivale ao fauno da mitologia

emergente, idealizou e realizou a

romana. FAUNO – Deus romano identifi-

avenida Paulista, inaugurada em

cado com o grego Pã, considerada uma

1891. O projeto era similar ao das

divindade benfazeja, protetora dos

grandes avenidas européias, que

rebanhos e dos pastores. Também

aos poucos, a nascente burguesia

é assimilado a um antigo rei do Lácio,

paulistana passou a ocupar com

anterior a vinda de Enéias a região. Fazia

elegantes e requintados casa-

parte do seu culto à procissão das

rões, transformando-a numa das

Lupercálias, durante a qual os jovens

referências mais consagradas da

mostravam-se vestidos apenas com uma

Aretusa, na mitologia grega, era uma ninfa

cidade. Joaquim Eugênio de Lima

pele de cabra e açoitavam as mulheres

que fazia parte do cortejo de Artémis. Um dia,

ainda trabalhou como jornalista,

com correias de couro cru, que, se-

decidiu banhar-se em um rio límpido. Enquanto

colaborando nos periódicos Cidade

gundo o rito, as tornavam fecundas.

nadava sozinha, ouviu uma voz vinda das águas.

de São Paulo e Omnibus.

© tripadvisor

também como Paulo Villon,

Essa árvore da Mata Atlântica paulistana é, possivelmente, a mais antiga da região central da metrópole paulistana. Pelo porte, a jequitibá-rosa (Cariniana estrellensis) deve ter mais de 200 anos de idade. Localizada no trecho mais bem preservado do Parque Trianon, está acompanhada de outros exemplares típicos da Mata Atlântica, que devem ter sido poupados na derrubada de floresta do final do século 19. Nascida na Mata do Caaguaçu - como era conhecida toda a Mata Atlântica que recobria o morro da atual Avenida Paulista -, a árvore ficava próxima da estrada da Real Grandeza, onde há 150 anos passavam tropeiros.

© tripadvisor

Barry Parker, arquiteto e

© tripadvisor

Paul Villon, conhecido no Brasil

© tripadvisor

JEQUITIBÁBRANCO

Tico-tico é uma ave passeriforme da família Passerellidae

Sabiá-ferreiro, molafaca, ferreirinho, sabiá-cinza e sabiá-campainha

Saíra-amarela, também conhecida como saí-de-asas-verdes

Sanhaçu-de-encontro-amarelo, sanhaço-da-serra e sanhaço-rei

Era Alfeu, o deus do rio, que se apaixonara pela bela ninfa. Aretusa fugiu assustada, com o deus-rio em seu encalço. Este, abandonando seu leito, perseguiu-a até que esta, sem forças, suplicou a Artémis que a salvasse. A deusa, diante das poderosas águas de Alfeu, envolveu a náiade em uma nuvem, transformando-a em uma fonte.

© admtrianon-prefsp Rázinha-piadeira predominantemente diurna, vocaliza sobre o solo, escondidos entre raízes, folhas e galhos caídos

© museuzoologia

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.