Geocolaboração usando Produtos Google Geo: Santo Antônio da Patrulha (RS)

July 26, 2017 | Autor: Arlete Meneguette | Categoria: Geocollaboration, Geocolaboração
Share Embed


Descrição do Produto

Geocolaboração usando Produtos Google Geo: Santo Antônio da Patrulha (RS) Arlete Meneguette Mapeadora e Revisora do Google Map Maker Principal Colaboradora do Fórum Google Maps Mentora do Google Maps para Língua Portuguesa Líder do Grupo de Educadores Google P. Prudente https://plus.google.com/+ArleteMeneguette

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente Coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio Líder do Grupo de Educadores Google Santo Antônio da Patrulha https://plus.google.com/+DilceEclaideVargasGilVicente

http://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers

Grupos de Educadores Google (GEG) são comunidades de educadores que compartilham, inspiram e capacitam uns aos outros para atender às necessidades dos estudantes por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula. O lema do GEG é: ✓ Aprenda ✓ Compartilhe ✓ Inspire ✓ Capacite ✓ Empodere-se

Colaboração é o ato ou efeito de ajudar, auxiliar, contribuir, trabalhar em comum com uma ou mais pessoas. Colaboração requer uma ação participativa e cooperativa, visando alcançar um objetivo comum, com a intenção explícita de somar algo, criar alguma coisa nova ou diferente. Colaboração envolve a busca coletiva pela solução de um problema, de maneira coordenada e integrada.

Geocolaboração constitui uma nova estratégia que permite a geração de dados por parte de neocartógrafos utilizando: ✓ Mapas cognitivos ✓ Navegadores GPS ✓ Smartphones e tablets ✓ Plataformas de mapeamento na web

A Geocolaboração permite aos neocartógrafos o compartilhamento do conhecimento sobre sua comunidade, favorecendo o empoderamento e contribuindo para a educação geográfica tendo como princípio “Pensar globalmente e mapear localmente”.

Sugestões de Atividades Colaborativas usando a ferramenta de busca do Google: ❖ ❖ ❖ ❖ ❖

Entre no Google: https://www.google.com.br Faça login na sua conta Google Faça a busca pelo nome do seu município Faça a busca pelo nome de um lugar de interesse público Exiba o site do lugar pesquisado e verifique se há fotos públicas

Entre no Google https://www.google.com.br. Faça login na sua conta Google.

Faça a busca no Google pelo nome do seu município, por exemplo: Santo Antônio da Patrulha, RS.

Exiba o site da Wikipédia, consta consta que Santo Antônio da Patrulha é um município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Volte ao resultado da busca no Google. Clique no pequeno mapa que aparece do lado direito da tela e você terá acesso ao Google Maps mostrando um polígono que representa Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul.

Faça outra busca no Google, desta vez pelo nome de um lugar de interesse público, por exemplo: Polo SAP, em Santo Antônio da Patrulha (RS).

Entre no site do Polo SAP e note que há várias fotos. Passeie virtualmente como se estivesse lá...

Sugestões de Atividades Geocolaborativas usando o Google Maps: ❖ ❖ ❖ ❖ ❖

Entre no Google Maps: maps.google.com.br Faça a busca por um lugar de interesse público Verifique se o lugar está mapeado corretamente Exiba as images do Street View e navegue virtualmente Retorne ao Google Maps e, caso necessário, use o recurso “Informar um problema”

Entre no Google Maps e faça a busca por Polo Universitário Santo Antônio. Observe que é exibido um marcador no mapa e uma caixa de informações à esquerda da tela, na qual aparece link para panoramas obtidos pelo Street View no entorno do Polo SAP.

Ao clicar sobre a miniatura do panorama do Street View na caixa de informação o panorama selecionado é exibido em tela cheia, mostrando a Avenida Paulo Maciel de Morais.

Navegue pelos panoramas do Street View e tenha acesso a imagens em nível de solo para a entrada do Polo SAP. Rotacione e mova os panoramas para visitar virtualmente a área.

Continue navegando pelos panoramas do Street View e tenha acesso a imagens em nível de solo para a outra entrada do Polo SAP.

Retorne ao Google Maps clicando em no Street View. Se necessário, clique em “Sugerir Mudança” na caixa contendo o resultado da busca no Google Maps.

Na caixa “Informar um problema” há várias opções e uma delas é “Marcador posicionado incorretamente no mapa”, caso necessário arraste o marcador para o local real tomando por base a imagem de satélite com o máximo de zoom. Veja se o endereço, o telefone e o site estão corretos ou se precisam ser corrigidos. Faça as correções e depois clique em “Enviar”.

Tendo informado o problema no mapa será mostrada uma mensagem de agradecimento por melhorar o Google Maps e por compartilhar seu conhecimento.

Observe que você mesmo pode usar o Google Map Maker para atualizar mais lugares que conhece em sua comunidade. O aplicativo Google Map Maker Mobile Buddy pode ser instalado em seu smartphone Android para que você adquira dados georreferenciados com GPS para contribuir como cidadão cartógrafo.

Você também receberá emails com atualizações sobre o status das atualizações.

DICA: Faça esse procedimento para outro lugar, pois para o Polo SAP já foi feito.

Sugestões de Atividades Geocolaborativas usando o Google Earth Pro: ❖ Faça download da versão mais recente do Google Earth Pro em http://www.google.com/earth/download/gep/agree.html ❖ Instale o aplicativo em seu computador e depois execute-o ❖ Faça login com sua conta Google e forneça a chave de licença GEPFREE ❖ Faça download de dados do site do IBGE ❖ Importe e customize os dados do IBGE no Google Earth Pro ❖ Faça buscas e edite a aparência visual dos elementos ❖ Salve os dados como KML/KMZ em seu computador ❖ Envie os dados KMZ usando o Gmail de dentro do Google Earth Pro ❖ Salve seus dados e saia do Google Earth Pro

Desde o dia 20/01/2015 o Google Earth Pro passou a ser gratuito para todos os usuários, sendo assim, basta fazermos login na conta Google e em seguida fazermos download da versão mais recente em http: //www.google.com/earth/download/gep/agree.html.

Após salvarmos o arquivo GoogleEarthProSetup.exe em nosso computador, precisamos instalar o aplicativo. Tendo executado o Google Earth Pro devemos fazer login fornecendo nossa conta Google e a chave de licença GEPFREE, como podemos constatar em https://geoauth.google.com/gev0/free_trial.html

http://www.google.com/earth/download/gep/agree.html

https://geoauth.google.com/gev0/free_trial.html

Assim que entrarmos no Google Earth Pro devemos clicar em Fazer Login, localizado no canto superior direito, e fornecer nossa conta Google. Na interface com o usuário vemos na parte principal o visualizador 3D. No painel à esquerda temos a ferramenta de busca (Search), os Lugares (com duas pastas: “Meus lugares” e “Lugares temporários”) e as Camadas. Na parte superior temos a barra de menus e os botões de atalho. Na parte inferior temos relevantes informações, tais como data das imagens, coordenadas e altitude.

Se desejarmos que o Google Earth Pro esteja em Português precisamos clicar em Ferramentas->Opções e na aba Geral escolher o idioma, depois clicar em OK.

Dois formatos de arquivos são os mais utilizados para exibir dados geográficos no Google Earth: KML e KMZ. A diferença entre eles é que os arquivos KMZ são compactados (semelhantes aos arquivos ZIP). O Google Earth Pro nos permite importar diversos formatos de arquivos, dentre os quais SHP, muito utilizados em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). A fim de obter conteúdo oficial e confiável para exibir no Google Earth Pro, podemos entrar no site do IBGE em http://downloads. ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm e escolher malhas_digitais->municipio_2013. A escala é compatível com 1:250.000 sem supressão de pontos, de acordo com os critérios técnicos pré-estabelecidos pelo IBGE/DGC/CETE. Os dados estão em Coordenadas Geográficas e referenciadas ao Sirgas2000, portanto, compatíveis com o Google Earth Pro que adota WGS84.

http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm

Neste Tutorial de Google Earth Pro vamos utilizar os dados disponibilizados para o Estado do Rio Grande do Sul, portanto temos que baixar para o computador o arquivo RS.zip e em seguida descompactá-lo. Podemos observar que na pasta RS temos acesso a arquivos das extensões SHP, SHX, PRJ E DBF. O Google Earth Pro importa arquivos SHP desde que haja arquivos PRJ correspondentes, os quais informam qual sistema de projeção e datum foram adotados. Considerando que o Estado do Rio Grande do Sul tem geocódigo 43, todos os nomes dos arquivos iniciam com esses numerais, em seguida vem duas letras, indicando tratar-se de: Unidades da Federação (UF), Municípios (MU), Mesorregiões (ME) e Microrregiões (MI).

DICA: É interessante organizarmos nossos dados em uma única pasta, por exemplo, denominada dados-ibge criada no drive C do nosso computador.

No Google Earth Pro há duas opções associadas com “Lugares”, uma delas é Meus lugares e a outra é Lugares temporários. Devemos clicar com o botão direito do mouse em Meus lugares, para que seja aberto um menu com opções, daí temos que clicar em Adicionar->Pasta. Na janela flutuante que se abre vamos digitar o Nome da Pasta: Arquivos-IBGE. Em Descrição digitamos “Fonte: http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm” Depois clicamos em OK.

Podemos observar no Google Earth Pro que, agora, abaixo de “Meus lugares”, aparece a pasta recém-criada, embora no momento não haja conteúdo nessa pasta.

Devemos clicar em Arquivo>Importar e indicar o caminho onde foram salvos os arquivos SHP baixados do site do IBGE. No canto inferior direito da caixa de diálogo é possível exibir a lista suspensa de todos os tipos de arquivos que podem ser importados para o Google Earth Pro, devemos escolher ESRI Shape (SHP).

Todos os arquivos SHP são listados, mas vamos clicar sobre o arquivo 43MEE250GC_SIR.shp, que representa as Mesorregiões do Estado do Rio Grande do Sul. Tendo selecionado o nome do arquivo temos que clicar em Abrir.

Uma mensagem será exibida questionando se desejamos aplicar algum modelo de estilo aos recursos absorvidos, vamos clicar em Sim.

Em seguida será exibida uma caixa de diálogo na qual é possível escolher criar um novo modelo ou abrir um modelo existente. Vamos escolher Criar novo modelo e clicar em OK.

Podemos notar que serão exibidas na caixa de diálogo 4 abas, associadas com Nome, Cor, Ícone e Altura. Além disso, observamos que os dados importados do arquivo shp são mostrados na caixa de diálogo. Na aba Nome devemos selecionar a partir da lista suspensa qual atributo será associado ao nome do marcador a ser exibido no Google Earth Pro. Temos várias opções e vamos escolher NM_MESO e notar que tal atributo fica destacado na tabela.

Agora temos que clicar na aba Cor, sendo que há três opções a escolher: “selecionar a cor a partir de um campo”, “usar uma única cor” e “usar cores aleatórias”. Vamos escolher a terceira opção (usar cores aleatórias) e clicar em OK.

O Google Earth Pro salvará o arquivo 43MEE250GC_SIR.kst que contém o modelo de estilo. Podemos aceitar a sugestão de caminho clicando em Salvar.

Uma boa prática é arrastarmos os dados importados para dentro da pasta Arquivos-IBGE em “Meus lugares”. Para exibir os dados precisamos habilitar a caixa correspondente:

Em seguida podemos exibir as subpastas descendentes e analisar o resultado mostrado no visualizador 3D. As cores podem ser diferentes das mostradas neste Tutorial, pois estão configuradas para serem aleatórias. No painel à esquerda do Google Earth Pro são listados os nomes das Mesorregiões Riograndenses. Para facilitar a identificação dos elementos mapeados vamos clicar com botão direito do mouse sobre “43MEE250GC_SIR.shp” no painel à esquerda e escolher a opção Renomear. Podemos digitar o novo nome, por exemplo, como MesorregioesRS.

Um recurso interessante do Google Earth Pro é o da busca por apontamento e para realizá-la podemos clicar dentro do polígono de alguma das Mesorregiões para exibir seus atributos. Outra possibilidade seria clicar no nome da Mesorregião no painel à esquerda.

Como podemos verificar na figura ao lado que a Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre mostra no balão de atributos o número de identificação ID igual a 4619. Cada Mesorregião tem um número único associado com o Estado ao qual pertence, que neste caso é o Estado do Rio Grande do Sul (que, como já vimos, tem geocódigo 43).

Para alterarmos a aparência visual dos elementos, precisamos clicar de novo com o botão direito do mouse sobre “43MEE250GC_SIR” e escolher Propriedades.

Na janela flutuante clicamos na aba Estilo/Cor, sendo que será mostrada a mensagem: “As pastas descendentes não possuem o mesmo Estilo. Clique no botão abaixo se quiser que elas assumam o mesmo Estilo”.

Agora devemos clicar em Compartilhar Estilo.

Podemos notar que a caixa Aleatória realmente está habilitada, conforme comentado anteriormente. Vamos então desabilitar a opção Aleatória e observar que todas as regiões são mostradas em uma única cor (no caso, o branco, que é a cor selecionada na paleta para Área).

Podemos alterar a área de Sólido+Circunscrito para Circunscrito e analisar o resultado.

Em seguida, podemos alterar a cor das linhas para outra que desejarmos (por exemplo. amarelo), assim como podemos aumentar a largura das linhas (por exemplo: 2) e avaliar o resultado obtido.

Quando estivermos satisfeitos com a aparência do mapa temático podemos clicar em OK

Após as alterações efetuadas o resultado estará personalizado, conforme nossas preferências. Se alguma camada do próprio Google Earth Pro estiver ativada outros dados poderão ser exibidos, então podemos desabilitar tais camadas no painel à esquerda do visualizador 3D.

Seguindo o mesmo procedimento adotado anteriormente podemos importar outros arquivos SHP, por exemplo 43MIE250GC_SIR.shp, No exemplo abaixo são exibidas as Microrregiões do Rio Grande do Sul como polígonos em cores aleatórias

Após a edição das Propriedades as Microrregiões do Rio Grande do Sul são exibidas como linhas ao invés de polígonos.

Tendo importado o arquivo 43MUE250GC_SIR.shp, os Municípios do Rio Grande do Sul são exibidos como polígonos de cores aleatórias.

As linhas da figura abaixo representam os Municípios do Rio Grande do Sul, após a edição das Propriedades.

Tendo importado o arquivo 43UFE250GC_SIR.shp, o Estado do Rio Grande do Sul pode ser exibido como um polígono branco.

Depois da edição das Propriedades, o Estado do Rio Grande do Sul pode ser representado por uma linha branca.

O Estado do Rio Grande do Sul, suas Mesorregiões, suas Microrregiões e seus Municípios podem ser exibidos simultaneamente, embora algumas linhas se sobreponham e não sejam visíveis.

Usando o recurso “Search”, podemos fazer uma busca por “Santo Antônio da Patrulha”, assim um marcador será exibido no centro da tela do nosso monitor.

Também podemos fazer uso da técnica conhecida como busca por conteúdo nos dados do IBGE que importamos no Google Earth Pro. Podemos usar o recurso Localizar, no painel à esquerda em Lugares, bastando digitar o nome do município Santo Antônio da Patrulha e o elemento será destacado.

Para alterar a aparência temos que clicar com o botão direito do mouse no nome do elemento desejado e escolher a opção Propriedades. Em seguida temos que clicar na aba Estilo/Cor e alterar o estilo da Área para Sólido+circunscrito, alterar a cor de preenchimento do polígono (por exemplo: rosa) e a porcentagem de opacidade (por exemplo: 60%). Finalizando, clicamos em OK.

Finalmente, no painel à esquerda, podemos clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do elemento desejado e escolher Salvar lugar como. Em seguida, digitamos o nome do arquivo (ou mantemos o original) , indicamos o caminho onde salvar o arquivo no drive C do nosso computador e escolhemos KML ou KMZ .

Outra maneira de compartilharmos dados geográficos envolve clicar com o botão direito do mouse no nome do elemento e então escolher Enviar por email. Temos que selecionar como desejamos enviar nosso arquivo (por exemplo usando nossa conta do Gmail). Depois digitamos o email do destinatário e clicamos em Enviar. O destinatário receberá o email com o arquivo KMZ anexado na mensagem.

Para que nossos dados estejam disponíveis em outras sessões do Google Earth Pro basta clicarmos em “Arquivo->Salvar->Salvar Meus Lugares”. Para encerrar a sessão só temos que clicar em “Arquivo->Sair”.

Quando executarmos novamente o aplicativo podemos fornecer nosso login name ou habilitar a opção:

Todos os nosso dados estarão salvos e poderemos dar continuidade ao uso do Google Earth Pro Gratuito !

Uma outra pessoa poderia seguir os mesmos procedimentos e obter resultados semelhantes, mas com outra aparência, como o demostra a figura abaixo.

A imagem de satélite está totalmente encoberta pelos polígonos dos municípios porque não foi alterada a porcentagem de transparência. Além disso, a imagem está mostrada na vista inclinada e não na vista ortogonal.

Para exibir a imagem de satélite na vista ortogonal a outra colaboradora deveria clicar sobre a imagem e pressionar a tecla R do teclado. A colaboradora poderia desligar algumas camadas no painel à esquerda, mesmo mantendo os polígonos preenchidos com cores aleatórias.

A pessoa poderia editar as Propriedades para exibir os municípios como linhas e não como poligonos. Se desejasse, ela poderia salvar o arquivo KML/KMZ ou mesmo enviar por email para outros colaboradores utilizarem os dados em outras aplicações.

DESAFIOS: ❖ ❖ ❖ ❖ ❖ ❖

Em qual Mesorregião está localizado seu município ? Em qual Microrregião está localizado seu município ? Qual o perímetro (em km) de seu município ? Qual a área (em km quadrados) de seu município ? Onde está localizada sua casa ? Qual a rota entre sua casa e o Polo SAP ?

❖ Como é o perfil de elevação entre sua casa e o Polo SAP ? ❖ Qual é o comprimento entre sua casa e o Polo SAP ?

Podemos exibir as Mesorregiões como polígonos preenchidos.

Podemos exibir as Mesorregões como linhas ao invés de polígonos preenchidos e identificar em qual delas está localizado nosso município.

Podemos exibir as Microrregiões como polígonos preenchidos.

Podemos exibir as Microrregões como linhas ao invés de polígonos preenchidos e identificar em qual delas está localizado nosso município.

Para obtermos o perímetro e a área do município precisamos selecionar o município no painel à esquerda, clicar com o botão direito do mouse e escolher Propriedades. Em seguida, temos que acessar a aba Medidas e escolher a unidade de medida do perímetro e da área.

Podemos fazer uma busca pelo endereço de dois lugares públicos (por exemplo, o Museu e o SAP). Depois podemos obter uma rota entre o Museu e o Polo SAP.

Finalmente podemos clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da rota e escolher a opção Mostrar Perfil de Elevação.

Podemos criar um caminho vetorizando sobre a imagem de satélite ponto a ponto desde o Polo SAP até o Museu. Depois podemos exibir as Propriedades para saber o Comprimento estimado entre o Museu e o SAP

Podemos contar com a geocolaboração dos Principais Colaboradores e outros usuários do Google Earth Pro no Fórum de Ajuda do Google Maps, em Português: https://productforums.google.com/forum/#!forum/maps-pt

Agradecimentos

Juliana Gense Professora de Inglês na Fapepe - Presidente Prudente Líder do Grupo de Educadores Google P. Prudente https://plus.google.com/+JulianaMariaCristianoGense

Geocolaboração usando Produtos Google Geo: Santo Antônio da Patrulha (RS) Arlete Meneguette Mapeadora e Revisora do Google Map Maker Principal Colaboradora do Fórum Google Maps Mentora do Google Maps para Língua Portuguesa Líder do Grupo de Educadores Google P. Prudente https://plus.google.com/+ArleteMeneguette

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente Coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio Líder do Grupo de Educadores Google Santo Antônio da Patrulha https://plus.google.com/+DilceEclaideVargasGilVicente

http://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.