Geografia CulturalCapítulo I – Nascimentos e Primeiros desenvolvimentos

July 21, 2017 | Autor: José Neto | Categoria: Geografia, Geografía Humana, Geografia Cultural
Share Embed


Descrição do Produto

Geografia Cultural Capítulo I – Nascimentos e Primeiros desenvolvimentos José Q. Miranda Neto

Introdução 

No Séc. XVIII e sob o efeito da revolução darwiniana, tornara-se evidente a questão das relações entre os grupos humanos e o meio.



As formas pelas quais as civilizações se relacionam com o ambiente introduziu o componente da Geografia Humana e, com esta, a Geografia Cultural.

1. Os primórdios da Geografia Cultural Alemã 

Ratzel ◦ Friedrich Ratzel (1844-1904) foi bastante influenciado pela obra de Darwin, cujas ideais haviam sido trazidas para a Alemanha por Ernst Haeckel, que desenvolve uma nova disciplina: a Ecologia. ◦



Outras influências de Ratzel ◦ Alexander V. Humboldt e Carl Ritter

◦ de onde retira a formação de naturalista e a ideia de que a repartição dos homens merece uma atenção particular, dai surge a antropogeografia.



Ideia fundamental: ◦ Os grupos humanos dependem do Ambiente onde estão instalados: dele provem a totalidade (para os grupos primitivos) ou uma grande parte daquilo que é necessário à sua subsistência. ◦ As relações que os homens tecem com o ambiente dependem das técnicas que dominam. ◦ Atribui um lugar importante aos fatos de cultura, mas a política se impõem ao cultural quando trata da seleção das sociedades pelo espaço.



Geografia da Paisagem de Otto Schlüter (1872-1959) ◦ Define a paisagem como sendo o objeto da Geografia. Mantém, assim, a unidade geográfica modelada tanto pelas formas da natureza quanto da vida e dos homens.

◦ O estudo dos estabelecimentos humanos torna-se central.



Aquisições da primeira geografia ◦ August Meitzen (1822-1910): consagra suas obras às migrações, à sedentarização e ao direito agrário. Tinha a vantagem de assinalar a dimensão cultural das paisagens por detrás da organização da vida cotidiana.

◦ Eduard Hahn (1856-1928) contaria a ideia de que a atividade nômade é resultado somente da agricultura e afirma que o trabalho da terra e a domesticação dos animais caminham juntos. ◦ Siegfried Passarge (1866-1958) faz a análise comparada da paisagem. No estudo do Landschaft dedica um longo espaço aos fatos culturais.

2. Geografia Cultural Americana 

Carl O. Sauer (1889-1975) ◦ Aproxima-se da antropologia americana, porém para ele a Geografia se limita aquilo que é legível na superfície da terra. ◦ Ainda enfatiza o naturalismo e afirma que a aptidão para gerenciar com sabedoria o ambiente é um dos traços maiores segundo os quais as culturas devem ser julgadas.

2. A dimensão cultural da Geografia Humana Francesa 

Vidal de La Blache (1845-1918) ◦ Se preocupou com o estudo das influências do meio sobre as sociedades humanas. ◦ Para ele, os instrumentos que as sociedades utilizam e as paisagens que modelam só ganham sentido quando são compreendidos a partir do componente dos gêneros de vida. ◦ A cultura é aquilo que se interpõe entre o homem e o meio e humaniza as paisagens.



Jean Brunhes (1869-1930)

◦ Foi um dos primeiros alunos de Vidal de La Blache, mantendo, portanto, sua tradição. ◦ De religião católica, tornou-se sensível às penas e as alegrias dos homens, à sua situação e às suas expectativas de vida.

◦ Contribuiu para codificar a ideia dos gêneros de vida pelo estabelecimento de calendários rigorosos de deslocamento e de atividades. ◦ Afirma que a Geografia Humana tem por missão analisar os fatos da ocupação do solo, seja ela produtiva ou destrutiva.



Pierre Deffontaines (1894-1978) ◦ Trata como problema central os gêneros de vida e os diversos modos de valorização que se observa nos meios de algumas regiões da França. ◦ Elabora a coleção Gallimard de Geografia Humana, com temas variados que vão desde os aspectos gerais da Geografia até temas mais específicos, como a Geografia das Fronteiras, da Circulação, dos animais, das plantas, etc.



Trabalhos sobre as estruturas agrárias ◦ August Meitzen (1822-1910) orientou a Geografia Alemã para a análise das regiões e de certas estruturas agrárias. ◦ Albert Demangeon (1872-1940) sistematizou a análise das fazendas, casas e edifícios de exploração sem ligá-los a disposição dos campos circundantes. ◦ Marc Bloch (1886-1944) ressencia os grandes tipos de paisagens agrárias da França e tenta explicar sua gênese através da reconstituição da história do mundo rural francês.

Conclusão 

No começo da Geografia Humana a ênfase é colocada muito mais sobre as técnicas, utensílios e as transformações na paisagem.



Os alemães evidenciam a utilização das técnicas/utensílios e produzem a análise da morfologia do visível.



Os americanos devem a Sauer o fato de destacar o impacto das culturas sobre os seres vivos e as paisagens.



Os franceses adotam o Gênero de Vida e consideram mais os aspectos sociais e ideológicos, sobretudo a partir dos estudos da etnografia e do folclore.

Linha do Tempo Séc XIX

Séc XX 1900

Alemanha

1920

França

1930

Estados Unidos

1940

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.