Governça Corporativa e p Conselho de Administração

July 25, 2017 | Autor: Edmar Soares | Categoria: Corporate Governance
Share Embed


Descrição do Produto


QUAL A RELAÇÃO ENTRE A GOVERNANÇA CORPORATIVA E O DESEMPENHO ECONÔMICO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO A PARTIR A DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO?
Autores

Alexandre Teixeira Dias
Edmar da Cunha Soares


RESUMO

A Governança Corporativa tem como objetivo o de aumentar a segurança dos acionistas, principalmente dos acionistas minoritários, possibilitando, a esses fornecedores de recursos, a garantia do retorno sobre os seus investimentos. Para isso a utilização de mecanismos de governança, em que se inclui o Conselho de Administração como o órgão do planejamento estratégico. Este trabalho propõe estudar a estrutura da governança corporativa, notadamente, a composição do Conselho de Administração (CA) em suas características de tamanho, presença dos Conselheiros independentes (Outsiders), em maior ou menor proporção, e do Diretor executivo, atuando como presidente ou tendo outra função relevante nesse Conselho de Administração. O objetivo central da pesquisa é o de informar, interpretar e analisar os dados de funcionamento do CA, por meio dos instrumentos funcionais de mensuração do desempenho das estratégicas de um governo corporativo e de suas relações com os agentes de execução, na perspectiva da mitigação dos conflitos de interesses (teoria da agência) e da melhor forma da aplicação dos recursos para uma melhor minimização do custo de agência.
A pesquisa busca responder se há relações positiva ou negativa entre a composição do CA e o desempenho econômico e financeiro nas empresas brasileiras de capital aberto, notadamente as indústrias do setor econômico manufatureiro, e consequentemente, se a composição do CA, com maior proporção de membros independentes, denominados "Outsiders", resulta em melhor desempenho econômico e, ou, em maior valor dos ativos das empresas. A aplicação da pesquisa se deu por meio das técnicas de estatística probabilística, como regressão múltipla do tipo seção transversal entre as variáveis dependentes de valor e desempenho e as variáveis independentes de governança corporativa. Na aplicação do teste de hipóteses e variâncias múltiplas não revelaram, com grau de significância estatisticamente aceitável, que as variáveis independentes de governança corporativa, TOT, (total de conselheiros) INDEP (participação de conselheiro externo) e DE (Diretor executivo participando como presidente do conselho de administração) afetam de forma efetiva o desempenho econômico. No entanto, destaca-se que, apesar da fraca significância estatística, a variável que mais se destacou foi o tamanho do conselho (TOT), sugerindo que as empresas, com um número intermediário de conselheiros, alcançam melhor desempenho. A variável independência do Conselho (INDEP) não apresentou relação significante com a variável de valor e desempenho. Entre as conclusões inclui-se a de que um Conselho de Administração deve ser independente e mesclado entre Conselheiros em ambientes Interno e Externo.

Palavras-Chave: Governança corporativa. Estrutura de governança corporativa. Conselho de administração. Desempenho e valor econômico. Empresas brasileiras de capital aberto.






ABSTRACT The Corporate Governance aims to increase the safety of shareholders, especially mi-nority shareholders, enabling providers to resources, hold sure the return on their in-vestments, through the mechanisms of governance, which includes the Board of Admin-istration. This paper proposes to study the structure of corporate governance, this struc-ture includes the composition of the Board of Directors (BOD) in their characteristics of size, presence of independent Directors (Outsiders), to a greater or lesser extent, and the Executive Director, acting as President or hold another function relevant in this Board. The objective of the research was to inform, interpret and analyze operating data from CA, through the instruments for measuring performance of strategic corporate governance and its relations with enforcement officers, in the perspective of mitigation in the conflicts of interest and the best application of resources to minimize the agency cost. The research sought to answer the question of the relationship between the composition of the CA and the economic performance and value of the Brazilian companies, highlighting the companies of manufacturing industries sector, if the composition of the Board, with higher proportion of independent members, called "Outsiders", results in better economic performance and, or, greater value of the assets . The application of the research was through probabilistic statistical techniques such as multiple regression cross section between the independent variables of corporate governance and dependent variables of value and performance. The hypothesis testing and multivariate analysis did not reveal significant degree with statistically acceptable, that the independent variables of corporate governance, TOT, and INDEP and DE effectively affect economic performance. However, it is noteworthy that, despite the weak statistical significance, the variable that stood out was the size of the board (TOT), suggesting that firms with an intermediate number of advisers, achieve better performance. Variable independence of the Board was not associated with significant variable value and performance. Among the findings include the one that the Board of Directors must be active and merge the Directors in Internal and External environments.

Keywords: Corporate Governance. Corporate Governance Structure. Board of Directors. Performance and economic value. Brazilian companies traded.


1. INTRODUÇÃO

O Brasil que ocupava a sexta posição no ranking da economia mundial em 2007, ao empatando com ao Reino Unido, França, Rússia e Itália. De acordo com o relatório do Banco Mundial, divulgado pelo Programa de Comparação Internacional (PCI), pelo Banco Mundial (BRASIL, 2007). Apesar do Brasil ter tido essa boa classificação, o que se esperava de um país era uma política econômica austera, que destinassem maior participação de seus recursos em investimentos de infraestrutura e inovação tecnológica, buscando desenvolvimento macroeconômico sustentável, padronizado e corporativo. Nesse cenário, as organizações brasileiras se deparam com os grandes desafios na sustentabilidade em conquistar maior participação no mercado global, principalmente os de atração de investidores.


OBJETIVO


O objetivo desse trabalho é o de investigar a forma de composição da participação de um conselho de administração em organizações manufatureiras listradas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com e sem adesão a algum nível de governança corporativa. (IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) influenciando o bom desempenho econômica e financeira nessas organizações analisando o fato de um conselho com efetiva participação de um conselho bem mesclado entre conselheiros internos e externos e com ou sem a participação do diretor executivo nas deliberações do conselho de administração influem probabilisticamente no desempenho econômico e financeiro.



1.2. GOVERNANÇA CORPORATIVA


Governança Corporativa



3. MÉTODO
4. ANÁLISE DE RESULTADOS
5. CONCLUSÕES
6. REFERÊNCIAS




Doutor Em Administração de Empresa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professor do Mestrado da Universidade FUMEC.
E-mail: [email protected]
Mestre Administração de Empresa – Universidade FUMEC.
Professor de Administração e Contabilidade da Faculdade ISEIB de Belo Horizonte e Betim.
Email: [email protected];
Email: [email protected]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.