GOVERNO E BANCOS CONTRA O POVO

May 29, 2017 | Autor: Fernando Alcoforado | Categoria: Economics, Development Economics, Financial Economics
Share Embed


Descrição do Produto

GOVERNO E BANCOS CONTRA O POVO
Fernando Alcoforado*
O governo Michel Temer está bastante empenhado em fazer o ajuste fiscal para assegurar a realização do denominado superávit primário que não representa nada mais nada menos do que a garantia de pagamento pelo governo federal do serviço da dívida pública que beneficia, sobretudo, ao sistema financeiro, particularmente os bancos.
O governo Michel Temer elaborou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241-2016) enviada ao Congresso Nacional para instituir um novo regime fiscal no Brasil com o estabelecimento de teto para o gasto público que terá como limite a despesa do ano anterior corrigida pela inflação que fará com que os gastos públicos de saúde e educação, entre outros, sejam congelados em termos reais.
Este ajuste fiscal é questionável porque penaliza o povo brasileiro em geral quando poderia obter resultados muito mais expressivos e imediatos se tributasse as grandes fortunas, aumentasse o imposto sobre as instituições financeiras e renegociasse com os credores para reduzir os encargos do governo federal com o pagamento da dívida pública interna que correspondeu em 2015 a 45,11% (R$ 780 bilhões) do orçamento da União.

O FMI prevê que o setor público brasileiro vai continuar com suas contas desequilibradas até 2019, para somente em 2020 voltar a registrar superávit primário que é a economia para pagar os juros da dívida. São inúmeros os problemas que precisam ser resolvidos no Brasil para recuperar a economia brasileira sendo o principal o de reduzir drasticamente a dívida do país com a realização de uma auditoria da dívida pública seguida de renegociação com os credores visando o alongamento de seu pagamento.
Mas, o que dificulta esta solução é a ausência de uma liderança de peso no Brasil que seja capaz de articular uma coalizão de forças comprometidas com as mudanças políticas, econômicas e sociais exigidas para o País e acabar a submissão do governo federal ao sistema financeiro. Este não é o caso Presidente Michel Temer que, segundo pesquisa do IBOPE, 68% da população brasileira não confiam nele.
*Fernando Alcoforado, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, é professor universitário e consultor.










1


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.