Grupo de Estudos “Idosomídia”: a nova pauta do jornalismo

July 7, 2017 | Autor: A. Sottovia Aranha | Categoria: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação
Share Embed


Descrição do Produto

Grupo de Estudos “Idosomídia”: a nova pauta do jornalismo ARANHA, A. S. (Orientador); SALES, H. M. (Bolsista); LOCONTE, L. O. (Bolsista); KOBORI, N. (Voluntária); LIMA, G. (Voluntária); CRUZ, A. S. G. (Voluntária) Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)

INTRODUÇÃO O grupo de estudos idosomídia foi fundado em 2007, pelo Prof. Dr. Pedro Celso Campos, e visa pesquisar a inclusão social do idoso e sua visibilidade nos meios de comunicação. O “Idosomídia” leva em consideração o aumento da expectativa de vida no Brasil, as mudanças comportamentais do idoso e a abordagem da mídia sobre os assuntos referentes à terceira idade. Além dos artigos desenvolvidos, destaque para a produção do artigo “Os idosos nos meios comunicativos: linguagem problemática e visibilidade – um estudo do programa “De Cara com a Maturidade”, da Rede Bandeirantes”, produzido em 2012 pelos bolsistas do projeto, o site do grupo “Idosomídia” pretende ser base de pesquisa nos estudos acadêmicos nessa área da comunicação voltada à terceira idade. Bem como prestador de serviços e formador de opinião por meio das matérias jornalísticas desenvolvidas.

OBJETIVOS O objetivo principal do Grupo de Etudos “Idosomídia” é enterder a relação da terceira idade com os meios de comunicação da sociedade, bem como analisar como a mídia reconhece essa camada da sociedade, que só tende a crescer.

MATERIAIS E MÉTODOS Um dos produtos do grupo de estudos idosomídia é o site no qual os bolsistas e alunos voluntários desenvolvem material jornalístico com a temática do idoso nos tocantes da política, cultura, comportamento, saúde, cotidiano bem como entrevistas, crônicas, perfis e artigos de opinião. A organização de pautas, edição e atualização da rede social é feita pelos bolsistas. O site também conta com os artigos científicos desenvolvidos pelo grupo. Um dos bolsistas é responsável por auxiliar e liderar o artigo em si. Esse ano, o foco é a apresentação do artigo produzido em 2012 , “Os idosos nos meios comunicativos: linguagem problemática e visibilidade – um estudo do programa “De Cara com a Maturidade”, que analisa a programação do programa estudado e como a televisão trabalha com a temática do idoso, já que o “De Cara com a Maturidade” é voltado especialmente para a terceira idade. Os bolsistas se basearam nos estudos de recepção das Teorias da Comunicação latino-americanos de Nestor García Canclini e JesuMartín Barbero. Além disso, os bolsistas realizaram entrevistas com idosos para comprovar as hipóteses teóricas abordadas no artigo científico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO A discussão é a visibilidade do idoso na mídia, uma vez que a inclusão nesse sentido demonstra e influencia sua inserção na sociedade de modo geral. Em 2012, o grupo realizou a publição do artigo “Os idosos nos meios comunicativos: linguagem problemática e visibilidade – um estudo do programa “De Cara com a Maturidade” tratando a questão da visibilidade da terceira idade em um meio de comunicação específico: a televisão. Além disso, durante a produção do artigo, os bolsistas puderam perceber a grande incidência de matérias jornalísticas de caráter publicitário, que acabam por não atender aos assuntos que os idosos procuram. O “Idosomídia” também pretende estudar as relações dos idosos com as novas plataformas midiáticas, principalmente, a internet.

CONSIDERAÇÕES O grupo é, por definição, uma resposta da universidade pública para a sociedade. O idoso é um grupo social e, como tal, merece também representação na mídia. Essa deve considerá- lo não somente objeto de pauta no sentido de caracterizar a personagem da matéria, mas sim considerar o idoso como público consumidor de notícias e necessitado de informação nos mais variados temas.

REFERÊNCIAS BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1994. CAMPOS, P. C. A visibilidade do idoso nos meios de comunicação (estudo de caso: Jornais “El País” e “ABC” – 2007). In: Textual & Visual Media – Revista de la Sociedad Española de Periodística. N.1. Madrid, 2008. CAMPOS, P. C. et al. Jornalismo e Sociedade: Cobertura sobre a Terceira Idade na Imprensa Brasileira. In: Revista Kairós Gerontologia (PUC-SP). São Paulo, 2010. DEBERT, G. A Reinvenção da velhice. São Paulo: Edusp, 1999. LEMOS, C. E. S. de L. O Envelhecimento através dos Espelhos: Algumas representações sociais da velhice. In: Revista Vértices, vol. 5, n° 1, 2003. WHITAKER, D. C. A. O Idoso na Contemporaneidade: a necessidade de se educar a sociedade para as exigências desse “novo” ator social, titular de direitos. In: Cad. Cedes. Vol. 30. n. 81. Campinas, 2010.

FINANCIAMENTO

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.