GURU QUALIDADE

July 28, 2017 | Autor: Lucas Bellucci | Categoria: Gestão da qualidade
Share Embed


Descrição do Produto

W. Edwards Deming.
Deming entre todos os grandes pensadores foi considerado o guru-mestre. Tendo tido uma carreira de professor de estatística da New York University na década de 1940, logo depois da Segunda Guerra Mundial ele foi para o Japão a fim de dar assistência aos japoneses no aperfeiçoamento da qualidade e da produtividade. Depois de uma série de apresentações de Deming, os japoneses ficaram tão impressionados que estabeleceram o Prêmio Deming em 1951, concedido anualmente a empresas que se distinguem em programas de gestão da qualidade.
No entanto os japoneses reverenciassem Deming, nos Estados Unidos ele era bastante desconhecido no meio dos líderes empresariais. Na verdade, ele trabalhou com os japoneses por quase 30 anos antes de obter o reconhecimento em seu próprio país. Antes de seu falecimento em 1993, as companhias americanas voltaram sua atenção para Deming, abraçaram sua filosofia e solicitaram sua assistência para a elaboração de programas de melhoria da qualidade.
Deming elaborou sua famosa lista de 14 pontos, que ele acreditava ser a prescrição necessária para se alcançar a qualidade em uma organização. Sua mensagem é de que a causa da ineficiência e da qualidade inferior não é oriunda dos empregados, e sim de todos uns sistemas de processo. A responsabilidade da administração consiste em corrigir o sistema para alcançar os resultados desejados. Além dos 14 pontos, Deming enfatizou a necessidade de se reduzir a variação no output. Isto pode ser alcançado quando se consegue diferenciar as causas comuns de variação, das causas especiais de variação, portanto são as causas corrigíveis e associável em alguma causa excepcional que poder ter sido identificada.
Os elementos-chave dos 14 pontos de Deming são as constâncias de propósito, o aperfeiçoamento contínuo e o "conhecimento profundo". O conhecimento profundo envolve:
Dar valor ao sistema;
Dominar a teoria da variabilidade;
Dominar a teoria dos campos de conhecimento necessário;
Ter bons conhecimentos de psicologia;
Para Deming do conhecimento profundo incorpora as crenças e valores acerca da aprendizagem que conduziram à ascensão do Japão à situação de potência econômica mundial.
O ponto de vista de Deming, dar valor ao sistema, refere-se ao fato de todos na organização trabalharem para alcançar a otimização. Para esses propósitos, a administração precisa eliminar alguns fatores de competição interna. A diminuição da variabilidade é um importante caminho para a melhoria da qualidade, mas é necessário fazer a diferenciação entre as variações aleatórias e as corrigíveis, concentrando-se nestas últimas variações. Deming acreditava que o conhecimento provém da teoria, e que numa organização a aprendizagem não pode ocorrer sem que haja o domínio das teorias relativas aos campos conhecidos necessários. Deming estava convencido de que o elemento mais poderoso do conhecimento profundo era a psicologia. Deming também acreditava que os trabalhadores realmente desejam criar e aprender, mas que a administração, para que contribuíssem com seus esforços coletivos a fim da atingir um objetivo comum. Por fim, Deming acreditava que era necessário abraçar integralmente o conceito do conhecimento profundo para se auferir seus benefícios.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.