HISTÓRIA E ARQUIVOLOGIA: RELAÇÃO, INDIVIDUALIZAÇÃO E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS

May 30, 2017 | Autor: Hercules Santos | Categoria: Arquivologia, História, Historiografia, Documento
Share Embed


Descrição do Produto

VIII Encontro Estadual de História da AnpuhAnpuh-BA Feira de Santana, 01 a 04 de novembro de 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

HISTÓRIA E ARQUIVOLOGIA: RELAÇÃO, INDIVIDUALIZAÇÃO E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS 020. LINGUAGENS, CULTURA AUDIOVISUAL E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS: HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS DE ENSINO

Hercules Pimenta dos Santos Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais [email protected]

RESUMO Este trabalho apresenta reflexões parciais da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, com o título provisório de “Redocumentarização do documento de valor histórico: impactos da inovação tecnológica nas tradições historiográfica e arquivística”. Trata-se de um estudo de caso a ser realizado no Brasil e na Espanha com coleta de dados qualitativos e quantitativos, por meio de entrevistas. Acreditamos que o estudo dos métodos arquivísticos é importante para entendermos melhor como as narrativas históricas surgem amparadas por fontes de arquivo, seja em sua totalidade, seja pelo cruzamento dessas com tipologias as mais variadas, metodologia esta evidenciada a partir da Escola dos Annales que valoriza uma massa de fontes de informação anteriormente destinadas às latas de lixo, mas que ganharam valor diante do interesse histórico pelo sujeito anônimo da história. A partir das variadas tradições internacionais e intercontinentais, abordamos o relacionamento histórico interdisciplinar entre Arquivologia e História. A Arquivologia opera uma fronteira tênue que costumava situá-la no patamar de disciplina acessória da História, no entanto, institucionalizou-se formando profissionais específicos e ocupando espaços próprios caracterizando-a cientificamente. Entendemos que o desenvolvimento metodológico não ocorre, necessariamente, de forma contínua, apresentando etapas bem marcadas, transformações pontuais, rupturas, descontinuidades e atrasos. Desde a Antiguidade relações de poder e saber envolvem os arquivos, lugares desde então entendidos como destinados a guarda de documentos para a preservação da memória histórica. Para a compreensão das relações da Arquivologia com outras disciplinas, nomeadamente de sua aproximação e relacionamento dito eterno com a História, tomamos por base definições de interdisciplinaridade e a intensidades dessas relações. Na atualidade, convivemos com a realidade do documento virtual e a recente disponibilização online de acervos arquivísticos permitindo acesso fora dos lugares específicos, oferecendo contato com os objetos informacionais, excluindo-se a materialidade que os estabelecia como objetos. Tais tecnologias agregaram às características arquivísticas, a partir da visão científica, a de informação registrada em variados suportes ou formatos e a sua importância assentada no conteúdo das informações. Isto promove a identificação da entidade arquivística também no meio digital. Esses novos usos das práticas arquivísticas anunciam novos arquivos, os digitais, documentos que não acumulam poeira, livres dos micro-organismos e não são afetados pelo manuseio, acarretando em novas estratégias práticas, tecnológicas, de segurança documental, gerencial e intelectuais que influenciam e impactam fortemente no fazer historiográfico contemporâneo. Palavras-chave: História, Historiografia, Documento, Arquivologia.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.