Homem de ferro: visão de líder e trabalho em equipe em momentos difíceis.

May 26, 2017 | Autor: Wanessa Paiva | Categoria: Motivation (Psychology), Teamwork, Leardership
Share Embed


Descrição do Produto

Homem de ferro: visão de líder e trabalho em equipe em momentos difíceis. Usando a inteligência em uma situação crítica na vida pessoal e profissional, na empresa ou em qualquer situação. O filme Homem de ferro 3 tem uma cena maravilhosa que serve como uma grande lição de vida e, com certeza, aplica-se ao mundo empresarial, no qual temos de usar muitas estratégias para solucionar problemas que acontecem nas Organizações. Quem assistiu ao filme deve ter ficado surpreso e empolgado com a cena do salvamento das pessoas do desastre aéreo. Na cena, o Homem de ferro enfrenta e precisa dar conta de salvar as vidas que estavam a bordo após uma invasão de um inimigo. Nesse desastre aéreo, todos a bordo são jogados para fora da aeronave em grande altitude, com o avião em voo, aos pedaços. Jarvis informa que ao Herói que a armadura só pode carregar, no máximo, 4 pessoas. Mas há 13 pessoas caindo a céu aberto. 13 pessoas em pânico que não têm nenhuma noção do que fazer nesse momento. Insatisfeito, vendo as pessoas desesperadas, Tony não segue o comando de Jarvis e rapidamente elabora um plano altamente estratégico para salvar TODOS. Iron Man voa em busca da primeira pessoa, agarra-a, fala “devagar, devagar, calma”, mostrando segurança e explica o plano de resgate para que ela o ajude a resgatar todos: fazer uma corrente com todos se agarrando de alguma forma no ar, com a ajuda da força elétrica colocada pela armadura nas mãos de cada um que se agarram. “Presta atenção: tá vendo aquela cara? Vou voar do lado dele. Só vai agarrá-lo, entendeu? Vou eletrificar seu braço, não vai conseguir abrir a sua mão. Vamos, a gente consegue!”, fala Tony. Após conseguir segurar os 2 primeiros, bem humorado, Tony fala: “Moleza, viu? Faltam mais alguns”, e vai em busca dos outros. Mesmo num momento tão difícil e crítico, ainda encontra palavras bem humoradas, típicas do personagem, para motivar as pessoas que estão em risco de vida. “Conhece o jogo barril de macacos*? É o que vamos fazer. Vamos lá, cada um pega o seu macaco! Beleza! Vamos lá, pessoal! Vamos, vamos, vamos! Yeah!”, falou Tony em referência ao famoso joguinho americano “Barrel of Monkeys”.

Inteligentemente, o Homem de ferro aplica a eletricidade (como se fosse uma descarga elétrica em forma de “choque”) para que as mãos deles não se abram quando se tocarem, fortalecendo a corrente. E dá certo. Uma agarra-se à armadura, nas costas, e dois ao lado de Tony, de mãos dadas à armadura, continuam a corrente de braços. Um pega a mão do outro, que segura o outro, que agarra a mão ou o braço ou a perna de outro, que consegue pegar mais outro... O último sobrevivente foi alcançado a poucos metros de cair, por ter sido o mais gordo, pesado, no entanto, com o esforço de todos, é agarrado e salvo. E assim os 13 conseguem formar uma bela corrente em pleno ar! Por fim, com o trabalho de equipe maravilhosamente terminado, todos são deixados no mar sãos e salvos. Por fim, Tony fala a todos: “Bom trabalho, pessoal. Excelente, maravilhoso. Trabalho em equipe. Parabéns!”

Essa cena prova que um líder deve ser capaz de analisar rapidamente os problemas e buscar uma solução o mais rápido possível para tentar controlar a situação. O Homem de ferro consegue transformar o impossível em possível: salvar 13 pessoas de uma vez só quando sua capacidade afirma apenas conseguir resgatar 4. Fazer de uma forma diferente, inovar, buscar

um outro caminho, unir forças: foi um belo trabalho em equipe realizado pelo líder dos Vingadores, e não é à toa que ele é o líder. Quando se vê em uma situação difícil, Tony procura manter-se focado e não entra em desespero. Sozinho, ele é bom; com uma equipe, ele é melhor ainda. Quando você depara-se com um problema na sua vida, como você reage? Começa a chorar? Entra em desespero? Grita? Briga com todos? Desiste logo de cara? Todas as opções estão erradas. Se Tony não tivesse tentado salvar todos da forma como ele pensou, se ele não tivesse tentado, o resultado seria bem diferente. O filme muitas vezes pode-se tornar realidade. Em muitas empresas, problemas críticos aparecem e são nesses momentos que um líder deve unir forças com os funcionários em uma estratégia que ajude a superar as dificuldades. Todos devem estar cientes de que é necessário “agarrar-se ao braço do outro” para que dê certo. A mesma coisa num ambiente familiar, numa doença, numa dificuldade financeira. E em uma cirurgia? Quando ocorre algum problema, o médico necessita de toda a sua equipe – enfermeiros, anestesiologistas, técnicos etc – segura e pronta para ajudá-lo a salvar a vida ali presente, seja animal ou humana. Um trabalho em equipe é muito importante e todos precisam dar as mãos quando se é necessário. Na cena mostra-se que é bom ouvir o líder, respeitá-lo, ajudá-lo, ter resiliência e satisfação ao ajudar as demais pessoas numa situação complicada. Numa empresa, uma boa equipe de funcionários é fundamental para superar crises, problemas e erros. Mesmo que tudo pareça estar por um fio e indo de mal a pior, se sua empresa está em crise, se está tudo de cabeça pra baixo e o desespero parece tomar conta de tudo: olhe essa cena diversas vezes e fale “Vamos lá, pessoal”!

Veja esta cena de IM3: https://www.youtube.com/watch?v=C755Iznpjkw

*Barril de macacos (A barrel of monkeys) é um jogo feito de plástico que tem muito a ver justamente com essa cena. Dentro de um barril, vêm vários macacos com braços em formato de “C”. O objetivo do jogo é unir todos os macaquinhos braço a braço agarrados ao barril. Uma referência muito boa, por sinal.

https://www.youtube.com/watch?v=Lfq2Q_pheds

Autoria: Wanessa Paiva [email protected]

Recife, Pernambuco. 13/12/2016

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.