I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ADAUTO BEZERRA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

July 13, 2017 | Autor: Drika Mendonça | Categoria: Mathematics Education, Matematica, EDUCACION MATEMÁTICA
Share Embed


Descrição do Produto

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ADAUTO BEZERRA

Adriana Ferreira Mendonça Professora da EEM Governador Adauto Bezerra [email protected]

Resumo: O texto a seguir apresenta o relato da experiência vivida pelos professores e monitores da EEM Adauto Bezerra no I Encontro de Matemática que aconteceu do dia 26 de maio deste ano, aproveitando as comemorações do Dia da Matemática. O objetivo desse evento foi despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem. Além disso, buscou-se estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática e seu ensino, promovendo o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuindo para inovação de metodologias. Esse projeto foi desenvolvido procurando atender a problemática da escola em relação a falta de motivação dos alunos em aprender Matemática. Acreditamos que as ações desenvolvidas nesse projeto puderam contribuir na melhoria do rendimento dos alunos e no interesse em estudar e aprender Matemática. O encontro teve palestras, minicursos, oficinas e stands. Todas contaram com a participação de alunos universitários, alunos monitores da escola e, ainda, de professores universitários. Palavras-chave: Encontro de Matemática; Dia da Matemática; Motivação. 1. Introdução “A Matemática está presente na vida cotidiana de todo cidadão, por vezes de forma explícita e por vezes de forma sutil. No momento em que abrimos os olhos pela manhã e olhamos a hora no despertador, estamos “lendo” na linguagem matemática, exercitando nossa abstração e utilizando conhecimentos matemáticos que a humanidade levou séculos para construir” (Coleção Explorando o Ensino da Matemática).

V Semana da Educação e Pesquisa em Matemática Fortaleza – Ceará, 16 a 19 de Junho de 2015

A Matemática está presente em quase todos os momentos da nossa vida. Sabemos que “a Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar” (PCN, 1997, p.15). Essa é uma disciplina que requer muita atenção e dedicação por parte dos alunos, dos professores e da escola, de forma geral. Infelizmente, a maioria de nossos alunos não demonstram interesse e, como consequência, apresentam grandes dificuldades ao lidar com situações que envolvam a Matemática. As razões são as mais diversas:

formação inadequada do

professor, condições inadequadas de trabalho no magistério, dificuldades de aprendizagem dos alunos, desvalorização da escola, programas e currículos de ensino ultrapassados. Diante disso, precisamos avançar e buscar desenvolver ações voltadas para a melhoria do ensino dessa disciplina tão importante e necessária. Dentre as mais diversas possibilidades de trabalhos que podem ser feitos com a Matemática, a Escola Adauto Bezerra realizou, no dia 26/05/2015, o seu I Encontro de Matemática. Esse encontro foi fruto das discussões e dos debates que acontecem semanalmente no nosso planejamento da área. O mês de maio, escolhido por nós, é bastante relevante para nossa disciplina, pois o dia 06 foi instituído em 2013, através de lei federal, como o dia nacional da matemática. Tal data representa o nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN. Esse projeto foi desenvolvido procurando atender a problemática da escola em relação a falta de motivação dos alunos em aprender Matemática. O objetivo maior desse evento foi despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática. De acordo com Posamentier e Krulik (2014, p.16),

Para muitos professores, motivar alunos para aprender Matemática é a principal preocupação ao se prepararem para dar uma aula. Os alunos que passam a ser interessados e receptivos tornam o resto do processo de ensino mais fácil e muitíssimo mais eficaz.

Além disso, buscou-se estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática e seu ensino, promovendo o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuindo para inovação de metodologias. Lorenzzato (2008), recomenda alguns princípios, também denominados de recomendações, que podem ser utilizados por professores para melhorarem suas aulas. O

V Semana da Educação e Pesquisa em Matemática Fortaleza – Ceará, 16 a 19 de Junho de 2015

autor sugere ações metodológicas variadas, tais como: historiar o ensino, começar pelo concreto, considerar a vivência do aluno, explorar as aplicações da matemática, favorecer a redescoberta, entre outros. O Encontro realizado teve um pouco de cada um desses princípios. Foi um dia para a realização de atividades diversas: palestras, minicursos, oficinas e stands.

2. As palestras

As palestras que foram realizadas por convidados de outras escolas e de Universidades tiveram período de duração correspondente a duas horas/aula. Pudemos discutir temas relevantes para os alunos: A Teoria de Resposta ao Item e O que é o Cálculo? A interação dos alunos com os palestrantes foi bastante significativa. Mas foi possível perceber que na palestra que falava do Cálculo houve menor participação por conta do pouco conhecimento da maior parte dos alunos. Mas, no geral, foi muito proveitoso para professores e alunos.

Palestra sobre Teoria de Resposta ao Item com o professor formador da SEDUC

3. Os minicursos e as oficinas

Os minicursos foram ministrados pelos próprios professores da Escola Adauto Bezerra e também pelos alunos monitores de Matemática. Cada minicurso teve duração de duas horas/aulas e o número de inscrições limitado a 20 alunos. Os temas dos minicursos foram os seguintes: O uso da calculadora científica, Matemática básica: é fazendo que se aprende, Introdução ao Geogebra, Teorema de Pitágoras: história e aplicação, RPG (Rolling Player Game). Um jeito diferente de fazer Matemática foi capaz de alegrar os alunos e fazê-los aprender brincando. Cada minicurso teve sua metodologia específica,

V Semana da Educação e Pesquisa em Matemática Fortaleza – Ceará, 16 a 19 de Junho de 2015

contando com o uso de materiais manipuláveis, jogos, vídeos, softwares e História da Matemática.

Minicurso com os monitores e Oficina de RPG com o PIBID-UECE

A importância do uso da história no ensino de Matemática pôde ser evidenciada em um dos minicursos. Segundo Miguel et al. (2009, p. 9), “a história pode contribuir para as mudanças de percepção dos alunos com relação à Matemática”. Em outro minicurso, o do Geogebra, foi possível ver o interesse dos alunos em lidar com algo que eles realmente gostam. A sociedade contemporânea vive as relações do homem com o computador e a maioria dos alunos tem muita facilidade em resolver questões ligadas à tecnologia da informação. Verificamos que esse recurso, o software Geogebra, só tem a acrescentar em nossas aulas. Foi um resultado muito positivo.

4. Os stands

A preparação e exposição das atividades apresentadas nos stands ficou a cargo dos professores supervisores do PIBID-UECE e dos alunos universitários que eles acompanham em nossa escola. Podemos dizer que esse foi um dos momentos mais marcantes desse I Encontro de Matemática da Escola Adauto Bezerra. Foram muitas atividades ao longo do dia: Torre de Hanói, Pentaminó, Mágicas, Cubo mágico, Jogo de tabuleiro, Tangran, Quebra-cabeça e muito mais. Foi muito gratificante escutar a resposta positiva dos alunos à todas essas atividades que aconteceram no pátio da escola. Na verdade, o pátio foi transformado num espaço de aprendizagem. Nesse espaço foi feita, também, a entrega da premiação das menções honrosas para os alunos que fizeram a OBMEP.

V Semana da Educação e Pesquisa em Matemática Fortaleza – Ceará, 16 a 19 de Junho de 2015

Stands com jogos e curiosidades organizado pelo PIBID-UECE e premiação da OBMEP

5. Considerações Finais As experiências relatadas, nesse trabalho, trouxeram algumas reflexões acerca das contribuições que o projeto Encontro de Matemática pôde trazer para a escola. Fica cada vez mais evidente que o uso de práticas e metodologias diferenciadas permitem uma maior integração do aluno com a Matemática. Acreditamos que as ações desenvolvidas nesse projeto puderam contribuir na melhoria do rendimento dos alunos e no interesse em estudar e aprender Matemática. Aproximar a escola, representada nesse caso, por alunos e professores, da universidade traz para os alunos a sensação de que é possível, través dos estudos, ser protagonista de sua vida acadêmica.

V Semana da Educação e Pesquisa em Matemática Fortaleza – Ceará, 16 a 19 de Junho de 2015

Outra reflexão gerada na escola foi a falta de interdisciplinaridade. Grupos de professores em suas conversas percebem que a Matemática está associada com todas as outras disciplinas e que elas devem caminhar juntas no espaço escolar. Por fim, percebemos que muitos dos nossos alunos estão à espera de um pouco de atenção, de um jeito diferente de ensinar, de falar... E nós, nos dias de hoje, não podemos mais alimentar essa ideia ridícula de que a Matemática é impossível na vida deles.

6. Referências _____. Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013. Institui o Dia Nacional da Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2013 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: 5ª a 8ª série. Brasília: MEC, 1997. _____. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. LORENZZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. Campinas: 2008 Autores Associados Matemática: Ensino Fundamental / Coordenação João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.